A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Bolo Rei, Fábrica das Queijadas, Recordações de Sintra, Time Out Market
©Manuel MansoBolo Rei da Fábrica das Queijadas

A mesa de Natal do mercado: prepare a ceia com a ajuda destes negócios

Não pode ir ao Time Out Market, mas o mercado pode ir até si. Encha a mesa de Natal com os produtos que já conhece e gosta.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

O Time Out Market está temporariamente encerrado, mas nem por isso deixará de haver Natal para muitos dos negócios do mercado, que – mais do que nunca – precisam do apoio dos seus clientes mais fiéis e do entusiasmo dos novos. Nesta lista, partilhamos as suas outras moradas na cidade, mas também os serviços que disponibilizam – é a nossa forma de ajudar. Só tem de (tentar) escolher entre tanta boa oferta. Do bolo-rei da Fábrica de Queijadas Recordação de Sintra até aos vinhos da Garrafeira Nacional, nunca foi tão fácil preparar a mesa de Natal.

Recomendado: Quinze sítios perfeitos para um lanche natalício em Lisboa

A mesa de Natal do mercado

  • Restaurantes
  • Pastelarias
  • Sintra

Da Fábrica de Sintra para o quiosque do Mercado, Vera e Vasco de Almeida Ribeiro trouxeram as famosas queijadas, inclusive na versão “pudim de queijada” (sem a casquinha de fora). Enquanto o mercado estiver fechado sugerimos um passeio até à Fábrica, na serra, aberta de segunda a sexta das 06.00 às 16.30 e sábados das 06.00 às 11.30. Pode também pedir para entregar em sua casa. Neste fase natalícia há bolo-rei e bolo-rainha.

No Natal, também é sagrado manter os níveis de açúcar. Por isso, embora este ano não possa visitar o espaço, é bom saber que o cheesecake, pão-de-ló, brigadeiro, entre tantos outros bolos desta loja do mercado, continuam disponíveis para encomenda este Natal na loja online.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Cais do Sodré

Couve portuguesa, cenouras, ovos e fruta fresca, entre muitas outras coisas. É nas bancas da Ribeira que encontra tudo o que precisa para uma mesa de Natal bem recheada. Já nas floristas, estão os arranjos mais bonitos para decorar a casa.

Este ano, a chef Manuel Brandão preparou um menu que pode ser encomendado para o Natal. Canja de rabo de boi com rabanada de vinho do Porto, empada de perdiz com cogumelos selvagens, cabrito assado no forno, bacalhau com broa de milho da Beira e a famosa mousse de chocolate são alguns dos pratos que fazem parte deste menu especial do Pap'Açorda.

Publicidade
  • Restaurantes
  • Pastelarias
  • Campo de Ourique

Pudim, bolas de Berlim, rabanadas ou mil-folhas – muitas são as criações do chef Miguel Oliveira com base numa receita tradicional revisitada e que podem ser encomendadas para o Natal. Durante o mês de Dezembro há pop-ups de rabanada (brioche marinado durante 24h em crème fraîche, leite, ovos, casca de limão, canela e outras especiarias) às quartas e sábados no ateliê do Pudim. E já é possível encomendar o Pudim do Abade para qualquer parte do país. Encomendas aqui.

Torre do Bacalhau
©Melissa Vieira

6. Torre do Bacalhau

Este Natal pode ser diferente em muita coisa, mas há uma coisa que nunca pode faltar na mesa dos portugueses: o bacalhau. Visite a loja online da Terra dos Bacalhau e fique a conhecer todos os produtos, assim como algumas receitas para o cozinhar de maneira criativa. A partir dos 40€ a entrega é gratuita.

Publicidade
  • Compras
  • Santa Maria Maior

É quase um ritual de Natal, descer à Baixa para ir às compras a uma das lojas mais antigas da cidade. É aqui que continua a envontrar os melhores queijos e presuntos, assim como o fiel amigo. A loja online também está a funcionar. Espreite as opções de cabazes de Nata.

Sem outro espaço na cidade além do Time Out Market, a Croqueteria está disponível para entregas de croquetes congelados (91 543 4642) para compor a mesa de Natal. Além do croquete tradicional e de outros sabores, tem o de bacalhau e chouriço para combinar com a época.

Publicidade
  • Compras
  • Lojas de bebidas alcoólicas
  • Baixa Pombalina

A melhor selecção de vinhos nacionais para brindar neste Natal encontra-se na loha da Rua de Santa Justa, na baixa lisboeta. Melhor mesmo só na loja online, que entrega em casa.

Preparar o Natal

  • Restaurantes

A pandemia tirou-nos os convívios com muita gente, mas não nos vai tirar o bacalhau, o peru, o cabrito ou as rabanadas. E é por isso que cá estamos, caro leitor. Para lhe dizer onde pode encomendar a papinha toda feita para rechear a mesa nas reuniões de amigos (atenção aos ajuntamentos, não podem ser superiores a cinco e abra sempre a janela para fazer circular o bicho, perdão, o ar) ou na ceia de Natal, que este ano já tivemos trabalho suficiente. Tire proveito dos serviços de take-away e entregas ao domicílio natalícios com os menus especiais que estes restaurantes criaram. O máximo de trabalho que vai ter – em alguns casos nem isso – é ir ao restaurante buscar a encomenda de Natal e empratar tudo em casa.

  • Compras

Andamos de um lado para o outro num frenesim, em busca da prenda perfeita para o Natal, mas agora, que o que se quer é evitar os grandes centros de consumo da cidade, dá jeito uma ajudinha a escolher, não é? Ora, para evitar que o verdadeiro espírito de Natal fique esquecido entre as incertezas deste ano, mesmo que no nosso pensamento estejam aqueles de quem mais gostamos, o melhor é anotar algumas ideias de presentes de Natal solidários. Felizmente multiplicam-se as campanhas que apelam à solidariedade e agora pode aproveitar o espírito natalício para ajudar e inspirar-se para 2021. Porque o Natal é sempre que cada um de nós o quiser.

Publicidade
Marcas portuguesas para oferecer este Natal
  • Compras

Made in Portugal e à distância de um clique. A falta de tempo para ir ao shopping não é desculpa para descuidar a origem do que compra. Estas marcas portuguesas que aqui lhe apresentamos cobrem uma data de categorias, das jóias às ilustrações, t-shirts com dizeres, óculos de sol com hastes coloridas, clutches, tapetes, sapatos. A oferta é variada e dá para toda a família e amigos. O melhor de tudo é que não precisa de ir ao centro comercial e lidar com filas para embrulhos. Basta seguir este histórico de navegação e esperar (sentado).

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade