Global icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os benefícios do pólen – e onde comprar em Lisboa

Os benefícios do pólen – e onde comprar em Lisboa

Tem contra-indicações (os alérgicos que temem a Primavera que o digam), mas também tem benefícios. Saiba quais.

YAO coffee&Tea lab
Fotografia: Manuel Manso
Por Mariana Correia de Barros e Raquel Dias da Silva |
Publicidade

O pólen não tem de ser o patinho feia da Primavera. Há quem passe a estação a espirrar e a maldizer os grãos produzidos pelas flores das angiospermas. Mas a moda da alimentação saudável também pôs muita gente a apreciá-lo como um alimento. Suplemento natural, é indicado para muitos desportistas, em casos de anemia, stress ou nervosismo. Entre potenciar a energia, regular o sistema imunitário, proteger o sistema cardiovascular ou ajudar a controlar o sistema hormonal, os benefícios do pólen são imensos. Excepto, claro, para pessoas com doenças respiratórias alérgicas, como rinite, conjuntivite ou asma. Se não for o seu caso, saiba que pode ingerir uma colher de chá de pólen de amanhã e à noite ou misturado com leite, batidos, iogurtes e sumos de fruta.

Boletim Polínico: De acordo com a Rede Portuguesa de Aerobiologia, nos próximos dias haverá elevadas concentrações de pólen em Lisboa, com predomínio dos pólenes de árvores plátano, cipreste, azinheira e outros carvalhos e, espante-se, ervas urtigas e parietárias. Para mais dados, por favor subscreva o serviço informativo da sociedade, que o informa semanalmente sobre o nível de concentrações polínicas no país.

Recomendado: Dez sinais de que a Primavera chegou a Lisboa

1

Benefícios

“O pólen de abelha está carregado de vitaminas, minerais e antioxidantes. É um dos alimentos mais ricos em proteína e, para além de ser também rico em aminoácidos livres, é o único que agrupa todos os que são essenciais para o organismo”, explica a nutricionista Maria Santana Lopes. Apesar de os estudos em humanos ainda serem algo dispersos, “muitos entusiastas do pólen de abelha também afirmam que este tem outros benefícios, como o aumento de energia e melhorias no sistema imunitário”, acrescenta. Mas o valor energético do pólen é elevado, uma vez que 100 gramas contêm 260 calorias. Por isso, a dose diária ideal é de cinco gramas.

2

Contra-indicações

Porém, nem tudo são rosas. “Devido aos incidentes nos últimos estudos de reacções alérgicas, pessoas com alergias e asma são aconselhadas a evitar consumir pólen de abelha como suplemento alimentar.” Mais: também não é recomendado a quem está a tomar anticoagulantes, “devido a uma reacção já reconhecida”.

Publicidade

Mais comida

Risotto da Tasca Fit
©Duarte Drago
Restaurantes

Os melhores restaurantes saudáveis em Lisboa

Saudável não é sinónimo de verde, light, vegetariano ou comida para passarinhos. E também não equivale a passar fome. Há cada vez mais restaurantes com opções mais saudáveis, mais leves, perfeitas para desintoxicar o organismo depois de alguns excessos. É altura para começar a fazer escolhas mais acertadas mas nem por isso aborrecidas ou sensaboronas, que aqui até as saladas vai comer com prazer. Corremos a cidade para lhe trazer esta barrigada de restaurantes saudáveis em Lisboa e garantimos que aqui vai conseguir fazer refeições completas sem culpa ou pesos extra no estômago. Bom apetite e muita saudinha.

workshop comida saudavel
©DR
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Os melhores workshops de comida saudável em Lisboa

O Verão está à porta e pede refeições mais leves, rápidas, frescas e descomplicadas. Calha bem que há uma série de workshops de comida saudável em Lisboa que o podem ajudar a dar os primeiros passos no mundo da alimentação saudável. Se não vai nesta história das dietas, ao menos pode acrescentar umas receitas novas ao cardápio. Consulte a agenda e inscreva-se num destes workshops de comida saudável em Lisboa.

More to explore

Publicidade