Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Dez sinais de que a Primavera chegou a Lisboa

Dez sinais de que a Primavera chegou a Lisboa

Está aí a Primavera – e todos os alfacinhas o sabem, mesmo que ainda não tenham aberto o seu Facebook ou Instagram.

Por Luís Leal Miranda |
Publicidade
miradouro graça
© Arlindo Camacho

Vem aí o calor, os dias compridos, os anti-histamínicos e aquela altura do ano em que nos sentimos menos culpados por comer gelado ao jantar. As andorinhas anunciam a chegada da Primavera a Lisboa, mas há outras maneiras de sentir a cidade mudar. Tópicos como as alergias passam a ser tema de conversa e as mangas curtas ganham terreno, porque o mercúrio vai disparando até ao Verão. Abriu ainda a época das esplanadas, das happy hours e dos ginásios: é assim a Primavera em Lisboa. Descubra aqui dez sinais de que a nova estação invadiu Lisboa. 

Recomendado: As novas esplanadas em Lisboa para aproveitar o sol

Dez sinais de que a Primavera chegou a Lisboa

1
Photograph: Shutterstock

As alergias tornam-se no tema número um das conversas de elevador

Algumas pessoas sofrem a valer com o sexo das plantas. Não são os púdicos da botânica nem defensores da castidade dos malmequeres, mas sim os alérgicos ao pólen. Assim que começa a Primavera em Lisboa eles parecem canalizar todos os espirros que nos fugiram durante anos. Sendo os elevadores sítios apertados, com espelhos e a pior iluminação do mundo, é natural que uma pessoa de nariz vermelho e olhos raiados de sangue sinta a necessidade de se justificar. Não é o melhor tema para uma conversa de elevador, mas é bastante melhor do que “E esse fim-de-semana?”, “Curto!” ou o “Sabem o que é que eu fazia a estes imigrantes todos”?.

2
Chuva
©DR

A chuva torna-se um fenómeno estranhíssimo

Sempre que chove na Primavera em Lisboa é como se estivesse a chover pela primeira vez. O trânsito pára, ninguém chega a horas ao trabalho e as redes sociais ficam inundadas de pessoas a querer anunciar em primeira mão a existência de uma coisa húmida a cair do céu. A chuva na Primavera assenta as poeiras, acalma os pólenes e limpa os carros que, por esta altura, estão forrados por seiva das árvores. Nem tudo é mau, até porque bem precisamos de água.

Publicidade
3
Park
Fotografia: Arlindo Camacho

As esplanadas aparecem como cogumelos

Na verdade há muito mais esplanadas a surgir à superfície de Lisboa do que cogumelos. Deve haver alguma coisa na composição das cadeiras de metal e dos chapéus de Sol que os faz aparecer espontaneamente na calçada portuguesa depois do equinócio. Também a palavra rooftop regressa ao top do léxico urbano.

4
Praia do Baleal
Fotografia: Arlindo Camacho

As redes sociais enchem-se de fotos de praia

Mesmo quando não está bom para a praia. Vamos lá ver, a aproximação ao Sol é uma coisa, o clima é outra. No entanto, basta uma pequena aberta para surgir no nosso feed uma foto de areia e mar ou os inevitáveis pés à beirinha da rebentação.

+ Guia de Praias de Portugal

Publicidade
5
baixa
Fotografia: Arlindo Camacho

O português torna-se a segunda língua mais falada na Baixa

E começa a altura do ano preferida para as pessoas que adoram dar indicações a turistas.

6
beber cerveja
©Robert Mathews/Unsplash

Ganhamos uma hora – a happy hour

Os dias esticam-se como se se estivessem a espreguiçar e a oferta para aproveitar as últimas horas de sol aumenta. As happy hours são uma boa notícia mas vamos lá ver: é por tolerarmos tão bem estes anglicismos que agora há por aí festas de “sunset” e encontros “afterwork” em todo o lado.

Publicidade
Publicidade
9
Gelatommy
Fotografia: Francisco Santos

...mas as gelatarias começam a exigir a nossa atenção

E nós, que remédio, lá temos de ir provar os novos sabores, experimentar as combinações estranhas e certificarmo-nos de que o nosso gelado de morango preferido ainda está tão bom como no ano passado.

+ Derreta-se com as melhores gelatarias em Lisboa

10
Pessoas a andar com telemóvel
©Franck Michel

Há alguém que vai mandar um SMS divertido à filha do irmão do pai que se chama Vera

Desculpa prima Vera.

Primavera na cidade

Simon and Garfunkel
Photograph: Uncredited/AP/REX/Shutterstock
Música

11 canções pop primaveris

Músicos como os saudosos Simon & Garfunkel e The Beatles ou os mais contemporâneos Noah and the Whale e Tiny Moving Parts, passando por The Flaming Lips ou os Saint Etienne, inspiraram-se na Primavera para criar algumas das melhores canções pop de todos os tempos. 

quinta das conchas, lumiar, parque, jardim,
Fotografia: Duarte Drago
Coisas para fazer

Os 21 melhores parques e jardins em Lisboa

Em Lisboa há parques para todos os gostos e nós escolhemos os melhores para brincar com os miúdos, ler um livro ou fazer um piquenique, independentemente da altura do ano. Afinal todos os dias são bons para uma pausa num destes parques e jardins de Lisboa. Do jardim da Estrela ao pulmão verde de Lisboa – falamos do Monsanto, pois claro –, espaços verdes não faltam na cidade. Com parques infantis, espaços para praticar desporto e correr ou simplesmente para se deixar estar.

Publicidade
Embaixada das Flores
Fotografia: Inês Félix
Compras, Floristas

As melhores floristas em Lisboa

Jarros, malmequeres, peónias, rosas, frésias, girassóis, narcisos e tulipas. A lista continua, até porque as melhores floristas em Lisboa são especialistas em juntar estas e outras flores e em fazer os ramos mais originais da cidade, prontos para irem parar a jarra mais catita lá de casa. Das flores aos complementos, dos arranjos mais tradicionais aos avant-garde, das coroas às pulseiras de flores, descubra os recantos mais floridos de Lisboa e surpreenda alguém com um flores, mas também com outros presentes. 

Publicidade