Cinco atracções obrigatórias em Roma

Não perca as melhores atracções em Roma. Igrejas e ruínas históricas a obras de arte mundialmente conhecidas.
Rome’s skyline
Photograph: Shutterstock
Publicidade

Há poucos lugares no mundo com uma oferta cultural e artística tão rica como há em Roma, grande parte gratuita até. Mas é difícil fugir ao cliché, as melhores atracções de Roma são mesmo aquelas de que provavelmente já ouviu falar. 

Cinco atracções obrigatórias em Roma

The Colosseum in Rome
Photograph: Shutterstock
Atracções, Edifícios e locais históricos

Coliseu

O Coliseu é um monumento de proporções épicas que data de 72 d.C. Histórias de batalhas sangrentas entre gladiadores, escravos, prisioneiros e animais selvagens aconteceram neste anfiteatro com capacidade para mais de 50 mil pessoas. Esta é uma peregrinação obrigatória para todos os fãs de História e o ponto de partida ideal para conhecer as ruínas romanas da cidade: o Fórum, de fazer cair o queixo, a Domus Aurea e o Panteão.

We've rounded up the top 19 attractions to see on your next trip to Rome.
Mr Yankee
Atracções, Edifícios e locais históricos

Museu Palatino e o Fórum Romano

Com um só bilhete pode visitar o Coliseu, o Museu Palatino e o Fórum Romano. O Palatino é o berço de Roma e tornou-se mais tarde no lar dos agitadores tanto da República como do Império à medida que palácios sumptuosos eram construídos na cidade. A escolha do local era compreensível: o Palatino tem uma vista privilegiada para o Fórum Romano.

Publicidade
Pantheon
Studio Forbes
Atracções, Edifícios e locais históricos

Pantheon

O Panteão é o edifício antigo mais bem preservado de Roma. Foi construído pelo imperador Adriano entre 119 e 128 como um templo para as 12 divindades clássicas mais importantes. A simplicidade do exterior do edifício permanece praticamente inalterada, mantendo as suas portas de bronze originais. No interior, a verdadeira glória do Panteão está nas dimensões, que seguem as regras estabelecidas pelo arquitecto romano Vitruvius. O diâmetro da cúpula hemisférica é exatamente igual à altura de todo o edifício – poderia acomodar uma esfera perfeita. No centro exacto da cúpula está o óculo, um buraco circular com nove metros de diâmetro e que é a única fonte de luz – e uma ligação simbólica entre o templo e o céu.

Capella Sistina
Michael King
Museus, Arte e design

Musei Vaticani and Cappella Sistina

O que diria ao Papa se o conhecesse? Bom, provavelmente isso não vai acontecer, mas pode sempre participar numa audiência com ele às quartas-feiras de manhã. Se o tempo estiver bom, essa audiência geral acontece na Praça de São Pedro, caso contrário é na Sala Nervi. Aproveite depois a oportunidade para passear pela Basílica de São Pedro, onde poderá admirar os frescos incríveis de Michelangelo na Capela Sistina.

Publicidade
Fontana di Trevi
Frida
Atracções, Monumentos e memoriais

Fontana di Trevi

Escondido numa pequena praça e quase sempre rodeado por multidões, o travertino austero da fonte brilha sob poderosas torrentes de água e flashes constantes das câmaras fotográficas. É uma extravagância rococó magnífica feita de cavalos-marinhos, tritões de conchas, rochas escarpadas e árvores frágeis, que explodem em frente à parede do Palazzo Poli. Ninguém sabe muito bem quando é que se começaram a atirar moedas à água. A fonte é limpa todas as segundas-feiras de manhã e o dinheiro vai para a Cruz Vermelha. Visite-a o mais cedo ou mais tarde que puder para fugir à confusão. 

Agência de viagens Time Out

Viagens

Comidas e bebidas fofinhas em Tóquio

Em Tóquio tudo é possível. Há cidade mais amiga do Instagram do que esta? No que toca a comida então a cidade é um paraíso, pelo menos no que diz respeito a iguarias estranhas, algumas autênticas obras de arte. Outras, como estas que lhe apresentamos, são tão fofas que nem apetece comer ou beber. Os nossos colegas da Time Out Tóquio foram à procura das comidas e bebidas mais fofinhas que se podem encontrar nesta cidade japonesa. É difícil resistir.

Viagens

Os cinco melhores mercados de Londres

Já existem mercados em Londres desde pelo menos a Idade Média - e felizmente para nós, com o tempo inconstante desta cidade, alguns deles são cobertos. Os gostos mudaram-se ao longo dos tempos e agora os mercados de Londres têm de tudo um pouco, desde agricultores e mercados de moda a uma série de mercados dedicados à comida de rua. Os mercados locais também são de se visitar, mas vamos dedicar-nos aos maiores e mais famosos mercados de Londres, por agora. De flores no Columbia Road Flower Market a comida gourmet em Borough, estes são os mercados a visitar em Londres.  

Publicidade
Viagens

Dez monumentos em Paris que tem mesmo de ver

A Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a catedral de Notre-Dame, o Louvre... Estamos de acordo, mas os monumentos obrigatórios em Paris não se ficam por aí. Dizemos-lhe dez monumentos que devia conhecer na capital francesa e que provavelmente, até agora, não estavam na sua lista de prioridades. E não somos nós que dizemos, é a Time Out Paris.

Publicidade