Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores hotéis em Braga para uma escapadinha
Bom Jesus de Braga
©DR Bom Jesus de Braga

Os melhores hotéis em Braga para uma escapadinha

Quer esteja a planear subir as escadas do Bom Jesus do Monte, quer esteja a contar com serões mais tranquilos, saiba quais os melhores hotéis em Braga

Por Ágata Xavier
Publicidade

Há de tudo em Braga, no coração do Minho: vestígios romanos que a tornaram conhecida por Bracara Augusta; a primeira Sé Catedral do país, iniciada (ainda que com muitos altos e baixos) no século XI; a escadaria mais desafiante de Portugal (a do Bom Jesus do Monte); um estádio de futebol que garante romarias além do dia de jogo (com desenho do Pritzker Eduardo Souto Moura). Além disso, tem boa comida — como as frigideiras, as papas de Sarrabulho, o Pudim Abade de Priscos ou os Fidalguinhos —, bons bares, boa programação cultural e boa música. Vai daí e fizémos uma lista dos melhores hotéis em Braga.

Recomendado: Os melhores hotéis nos Açores

Onde dormir em Braga

1. Meliá Braga Hotel & Spa

Hotéis

Tem tantas estrelas que ofusca, cinco, o que faz dele o hotel mais luxuoso e carismático da cidade. Está também muito bem localizado, a cinco minutos do centro de Braga, e basta pegar num carro para se pôr no Bom Jesus ou no Parque Nacional Peneda-Gerês em pouco tempo. Este gigante de 182 quartos tem uma piscina exterior (boa para o Verão) e um spa de 800m2 (bom para qualquer altura do ano). Além disso, caso precise, pode optar por ter dois quartos comunicantes para uma estadia alargada. Não deixe de provar o El Olivo, um restaurante de cozinha tradicional portuguesa com um toque moderno.

2. Sé Guesthouse

Hotéis Castelo de São Jorge

A Sé de Braga é a catedral mais antiga do país — e nela estão os túmulos dos pais de D. Afonso Henriques, Henrique de Borgonha e Teresa de Leão. Não admira que este alojamento local numa das ruas mais emblemáticas da cidade, a Dom Paio Mendes, tenha ido buscar o nome ao monumento mais famoso da cidade — alcançável a partir do hotel ao fim de 100 metros de distância. Com quatro quartos duplos, ou seja, para oito pessoas, esta guesthouse inclui ainda uma cozinha partilhada.

Publicidade

3. Hotel do Parque

Hotéis

Fazer check-in no Hotel do Parque é regressar no tempo, até ao século XIX, quando a vista cansada se resolvia com um monóculo e as trocas de galhardetes se faziam com duelos ou chapadas de luva ao invés de publicações no Facebook. Fica no Parque Natural do Bom Jesus, entre jardins românticos como os narrados por Almeida Garrett, Lord Byron ou John Keats, e, como não podia deixar de ser, tem um piano no bar, uma sala de jogos com mesa de bilhar e jogos de tabuleiro. A menos de 100 metros de distância encontra o Hotel do Templo, ao qual os hóspedes têm livre acesso, com piscina interior, banho turco, banheira de hidromassagem e ginásio.

Mosteiro de Santa Maria de Bouro, ou Mosteiro de Amares
Mosteiro de Santa Maria de Bouro, ou Mosteiro de Amares
©DR

4. Pousada Mosteiro de Amares

Hotéis Hotéis de luxo

Também conhecida como Pousada de Santa Maria do Bouro, está localizada a cerca de 30km de Braga e a poucos minutos do Parque Nacional da Peneda Gerês. Resulta do restauro de um mosteiro do século XII, num projecto assinado pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura, e tem piscina, campo de ténis e nos quartos encontra mobiliário assinado por Siza Vieira.

Publicidade

5. Vila Galé Collection

Hotéis Oeiras

Mais um hotel carregado de histórias de onde sairão outras tantas para contar à família e aos amigos. Este Vila Galé Collection Braga ocupa o antigo hospital de São Marcos, naquela que é uma reabilitação notável de um edifício de 1508 que, por sua vez, cresceu no lugar de uma ermida dedicada a São Marcos, uma albergaria e um convento templário. Tem 123 quartos, 20 dos quais familiares e um adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, dois restaurantes (o Fundação e o Bracara Augusta) e um spa aberto todos os dias entre as 9.00 e as 21.00, com piscina interior aquecida, duche Vichy, ginásio e salas de massagens e tratamentos.

6. Hotel Mercure

Hotéis

Remodelado em 2013, ainda se sente o cheiro a novo neste hotel de quatro estrelas no centro de Braga, a 500 metros da Sé Catedral e da zona comercial da cidade. Tem no primeiro andar um restaurante de cozinha regional com uma carta de vinhos bem equipada e, no último piso, está um bar com vista panorâmica sobre o Bom Jesus do Monte e o Sameiro. Com 128 quartos, três dos quais preparados para receber hóspedes com mobilidade reduzida, têm todos um pormenor interessante nos dias digitais que correm: uma escrivaninha.

Publicidade

7. Braga Heritage Lofts

Hotéis

A decoração salta à vista: elegante, cuidada e com peças escolhidas a dedo para dar atmosferas diferentes. No total, são dez os lofts que se dividem em categorias. Existem quatro T0 com look industrial, nos quais predominam os tons cinzentos e o mobiliário em ferro e madeira; quatro T0 old school, em tons claros, e a lembrar as escolas de antigamente; e um TO e um T1 sob a imagética ateliê, com arquitectura contemporânea e mobiliário minimalista.

8. Hotel do Templo

Hotéis

É um templo na natureza, a céu aberto, este que fica dentro do Parque Natural do Bom Jesus, rodeado de flores e jardins quase esculpidos à la século XIX. O Hotel do Templo fica mesmo em frente ao Santuário do Bom Jesus do Monte e tem um spa e health club, com uma piscina interior aquecida, banho turco e banheira de hidromassagem, assim como acesso ao restaurante panorâmico.

Publicidade

9. Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel

Hotéis

Nos arredores de Braga, região de vinho verde, há um hotel vínico de cinco estrelas com spa incluído. Construído em 2015, o Torre de Gomariz tem uma parte mais contemporânea aliada a duas áreas históricas, a Torre e a Casa de Gomariz, que remontam aos séculos XV e XVIII, respectivamente. Estes espaços foram transformados em 10 suítes e 12 quartos. Atenções redobradas para o Camellia Spa, no qual se pode mimar com tratamentos e massagens à base de produtos vínicos, como, por exemplo, a Inspiração Gomariz (50 minutos, 60€), uma massagem de relaxamento para o corpo com produtos à base de grainha de uva. Também pode dar um mergulho, seja Verão ou Inverno, já que há duas piscinas, uma interior e outra exterior. Ambas têm vista sobre os cinco hectares de mata e sobre as vinhas.

Coisas para fazer em Braga

Paiisa - Brunch
©DR

Os melhores brunches em Braga

Restaurantes

Não é almoço nem pequeno-almoço, é o melhor dos dois mundos. Fomos à procura dos melhores brunches bracarenses e fizemos-lhe esta lista deliciosa. Aproveite. Bom fim-de-semana e boa pequeno-almoçarada.

Petinga Doce
©DR

As melhores pastelarias no Minho

Restaurantes

Umas são relíquias centenárias que souberam preservar a identidade e a qualidade, outras acabam de chegar e trazem vitalidade e imaginação. Umas esmeram-se em bolos tradicionais, outras inventam — e bem. De Braga a Guimarães, de Viana do Castelo a Arcos de Valdevez, de Barcelos a Esposende, conheça algumas das casas que dão bom nome à doçaria no Minho.

Publicidade
Gana
©DR

As melhores marcas de chocolate do Minho

Compras Chocolates e doces

Nos doces laboratórios de Braga, Barcelos ou Caminha não falta quem afine receitas clássicas ou invente combinações surpreendentes a partir de um ingrediente essencial: o chocolate. Conheça seis marcas minhotas que tratam o produto do caco como um rei.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade