Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Saia de casa: 11 espaços de coworking no Porto

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Selina Navis Cowork
© João Saramago Selina Navis Cowork

Saia de casa: 11 espaços de coworking no Porto

Aborrece-se facilmente se ficar a trabalhar em casa? Aqui tem 11 espaços de coworking no Porto

Por Mariana Morais Pinheiro e Bárbara Baltarejo
Publicidade

O marasmo do seu escritório caseiro distrai-o mais do que uma fanfarra em dia de romaria? Preferia trabalhar no meio de gente criativa, cheia de ideias geniais? Aqui tem 11 espaços de coworking no Porto onde pode desenvolver os seus projectos com o mesmo conforto que teria em casa, mas com a seriedade de um escritório profissional. No entanto, as vantagens não se ficam por aqui. Conte ainda com cafetarias com muito café (não fosse a cafeína um bom estimulante para o trabalho) e bolos caseiros, a combinação perfeita.

Recomendado: 15 sítios para beber café de especialidade no Porto

Saia de casa: 11 espaços de coworking no Porto

Selina Navis CoWork
Selina Navis CoWork
© João Saramago

1. Selina Navis Cowork

Coisas para fazer Baixa

Em 2018, a cadeia de alojamento Selina chegou ao Porto, onde abriu o seu primeiro hotel em solo europeu. Um ano depois, a Invicta assistiu a uma outra estreia do grupo, que escolheu o emblemático edifício árabe, na Rua José Falcão, para acolher o seu primeiro projecto inteiramente dedicado ao cowork. Este tem uma sala versátil, apta a receber diversos eventos, de congressos a workshops e exposições; um open space, com capacidade para 90 pessoas; e cinco escritórios privados. Em breve, vai também contar com uma discoteca. 

A Typographia Cowork fica na Cordoaria
A Typographia Cowork fica na Cordoaria
©DR

2. Typographia Cowork

Coisas para fazer Taipas

A Typographia Cowork está direccionada para receber empreendedores, freelancers e empresas que gostem de trabalhar num ambiente plural e multidisciplinar. Localizada na Cordoaria, fica num edifício histórico do Porto reabilitado e com boas condições de trabalho. Há muito espaço, cacifos, salas de reunião e de conferências, uma copa e, claro, internet rápida.

Publicidade
Além de loja, a CRU é também um espaço cowork
Além de loja, a CRU é também um espaço cowork
Iva Guedes

3. CRU Cowork

Compras Cedofeita

A CRU é um hub criativo, localizado no quarteirão artístico do Porto, que combina em 400m2 uma loja de autores, uma galeria, oficinas e um espaço de coworking. Na loja vendem peças de alguns dos melhores criadores do momento. Por lá vai encontrar vestuário, acessórios, calçado, joalharia, ilustração, plantas e artigos de decoração de marcas independentes, sobretudo com design português.

Temporada Cowork
Temporada Cowork
©Marco Duarte

4. Temporada Cowork Café

Coisas para fazer Centros culturais Grande Porto

A relação entre o tempo e
 o dinheiro tem sido muito difundida, mas neste caso o assunto torna-se literal. Isto porque neste espaço de cowork paga-se à hora. Mas há um isco: uma cafetaria com comida boa. Para tudo isto se interligar na perfeição, o valor do tempo aqui passado pode ser descontado na conta da comida. Economia circular, portanto.


Publicidade
O Nü Coworking Criativo fica no Bonfim
O Nü Coworking Criativo fica no Bonfim
©Marco Duarte

5. Nü Coworking Criativo

Compras Bonfim

O Nü Coworking Criativo, no Bonfim, nasceu da necessidade de Manu Sousa ter um espaço onde cozer as peças de cerâmica. Vai daí, juntou no mesmo lugar pessoas de vários quadrantes. Aqui não se trabalha apenas o barro: fazem-se ilustrações, cursos de costura e outros workshops. Mas se não estiver interessado em trabalhar, passe por lá para os conhecer ou para comprar algumas das bonitas peças que fazem e que adornam as prateleiras.

Tincal Lab
Tincal Lab
© João Saramago

6. Tincal Lab

Compras Joalharia Cedofeita

O Tincal Lab é um misto de local de trabalho e de exposição. O espaço funciona como um cowork com quatro mesas de trabalho. Uma para Ana Pina e outra para Olga Marques, as restantes para quem as quiser ocupar pontual ou mensalmente. Além do trabalho destas duas joalheiras, no Tincal Lab também vai encontrar peças de outros autores e pode ainda participar em workshops pontuais dados por joalheiros convidados.

Publicidade
Synergy Cowork
Synergy Cowork
©Marco Duarte

7. Synergy

Compras Bonfim

Se não gosta de monotonia, este é o sítio ideal para si, uma vez que o Synergy acolhe vários projectos diferentes. Na entrada fica a gelataria Eggas, conhecida pela sua oferta variada e artesanal. No piso de baixo fica o espaço de cowork com vários modelos de ocupação. Encontra ainda uma sala e um jardim onde decorrem sessões de yoga e de boxing. Informe-se na página de Facebook.

Estúdio Plata
Estúdio Plata
©Marco Duarte

8. Estúdio Plata

Coisas para fazer Bonfim

O Estúdio Plata é um espaço de cowork aberto 24 horas por dia para artistas e profissionais de áreas criativas, pensado pelos irmãos Aníbal e João Garcia. Se
 tem sempre ideias a fervilhar na cabeça, passe por lá e partilhe-as.

Publicidade
Land Porto
Land Porto
© Marco Duarte

9. Land Porto

Coisas para fazer Cedofeita

Há várias razões para visitar o Land Porto. A mais quotidiana é a do coworking, área com 12 postos de trabalho. Fica debaixo da clarabóia e tem uma característica invulgar no contexto dos espaços de coworking: não tem horários rígidos e pode ser usada 24 horas por dia e sete dias por semana. Outra vertente em que o Land aposta é a dos workshops, tanto de gastronomia como de ilustração, fotografia e tipografia, por exemplo. As conferências também têm lugar neste espaço.

circus network
circus network
© João Saramago

10. Circus Network

Coisas para fazer Cedofeita

Além de uma galeria de ilustração e arte urbana, com muros e paredes a fazer de telas, o Circus Network é também um espaço de coworking, apto a receber pessoas de diferentes áreas.

Publicidade
Instituto, um novo espaço aberto à cidade
Instituto, um novo espaço aberto à cidade
©Marco Duarte

11. Instituto

Arte Galerias

O Instituto tem várias divisões, cada uma com a sua função. No Estúdio de Cowork há quatro postos de trabalho, para aluguer mensal, prontos a serem ocupados por uma única equipa ou por vários trabalhadores independentes. Conte ainda com uma sala de projectos e um mini-estúdio. Todos os espaços estão disponíveis para propostas de ocupação e programação, não havendo tabelas de preços fixas. Mais do que um negócio, o projecto é visto como um ponto de encontro para gente com interesses comuns.

Mais sítios para trabalhar no Porto

Negra Café
© Cláudia Paiva

30 cafés no Porto que tem de conhecer

Bares Cafés/bares

Se há coisa que fazemos bem é beber um cafezinho várias vezes ao dia. É vital. Se não ingerirmos uma dose de cafeína volta e meia, não somos os mesmos e ninguém nos atura. A pensar nisto, e neste hábito tão enraizado na cultura e sociedade portuguesas, é que lhe preparámos esta lista com os 30 melhores cafés no Porto que tem de conhecer. Uns mais clássicos e antigos, outros mais modernos e com cafés de especialidade, moídos na hora, vindos de vários cantos do mundo. Agora já não tem desculpa para adiar mais aquele café há muito planeado.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade