A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Rua das Flores
© João SaramagoRua das Flores

Neste Natal, vai cair “neve” nas ruas de Cedofeita e das Flores

Nestas ruas vão estar instalados equipamentos que vão lançar pequenos flocos de neve em determinadas horas. Mas há mais para ver e fazer no Porto no mês do Natal.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A partir de 1 de Dezembro, o Porto começa a celebrar a época mais bonita do ano com a ligação das luzes natalícias e da Árvore de Natal gigante, com flocos de neve em duas ruas da cidade, espectáculos de video-mapping e actividades gratuitas para crianças.

O Porto vai contar com iluminações em mais de 80 ruas, praças, largos e jardins. Com 34 metros de altura por 15,5 metros de largura, a Árvore de Natal será erguida na Praça do General Humberto Delgado, em frente aos Paços do Concelho. Terá este ano "um brilho diferente, já que será revestida por aproximadamente 50 mil LEDs (Pixel e RGB) e animada por tecnologia vídeo", anuncia a Câmara do Porto. Assim, além de "assumir diferentes tonalidades ao longo do dia/noite, a Árvore exibirá um conjunto de animações, sincronizadas com música, a cada 30 minutos". O projecto de iluminações natalícias na cidade recorre a "mais de 2,5 milhões de micro lâmpadas LED de baixo consumo e inclui cerca de 900 peças decorativas". 

Além das iluminações, há um "projecto especial", que levará neve à zona pedonal da Rua de Cedofeita e à Rua das Flores, como "estímulo ao comércio tradicional e também à partilha de experiências em família". Os equipamentos instalados nestas artérias vão lançar pequenos flocos de neve em períodos seleccionados: aos feriados, sábados e domingos, até 19 de Dezembro, e diariamente, de 20 a 23 Dezembro, sempre entre as 17.30 e as 19.30, e a cada meia hora.

De acordo com informação da Câmara Municipal do Porto, estes "flocos de neve" são uma "espuma saponácea", um líquido "à base de água, formulado para uso em todas as máquinas de neve artificial". Trata-se de uma solução aquosa não tóxica, totalmente inodora e que não deixa resíduos oleosos, em conformidade com o regulamento REACH (CE) da directiva 91/155/CE.

As novas medidas de combate à pandemia vão impedir a concretização de várias actividades que estavam planeadas para outros locais alternativos, como os jardins do Palácio de Cristal, para onde chegou a estar planeado um novo mercado de Natal e vários momentos de programação. Nestes jardins mantém-se apenas o projecto de iluminação que foi concebido para a Avenida das Tílias e que inclui um video-mapping produzido pelo atelier OCubo e exibido na Concha Acústica, aos feriados e fins de semana, até 19 de Dezembro, entre as 18.00 e as 20.00.

Nas manhãs de fim-de-semana, a Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota transforma-se numa espécie de palácio de Natal, com actividades especialmente vocacionadas para crianças e famílias. Todos os espectáculos têm entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete.

Durante o Natal, os clientes dos estabelecimentos do comércio tradicional do Porto vão ter direito a sacos de papel alusivos à época. Quem quiser, pode levantá-los nos quiosques situados no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua de Cedofeita, e na Rua dos Clérigos. Basta apresentar um comprovativo de compra no comércio de rua e receberá um saco de acordo com o tamanho do artigo ou artigos que adquiriu.

Nota: notícia actualizada a 07-12-2021

Mais ideias para o Natal:

+ As melhores coisas para fazer no Porto no Natal

+ Os melhores concertos de Natal no distrito do Porto

+ Os melhores mercados de Natal no Porto

Torre dos Clérigos vai ter concertos de Natal e visitas guiadas gratuitas

+ Praça de Natal está de volta ao centro de Gaia com entrada livre

+ World of Wine celebra o Natal com luzes, música e mercados

+ Perlim: o reino mágico do Natal está de volta em Dezembro

+ A “maior árvore de Natal do país” está em Ermesinde

Últimas notícias

    Publicidade