Se o sushi faz parte da sua dieta semanal e nunca diz que não a um jantar num restaurante japonês, leia o que se segue e descubra dez restaurantes para comemorar o Dia Internacional do Sushi no Porto. Bom apetite.
Dez restaurantes para comemorar o Dia Internacional do Sushi no Porto
A sala dos origamis é um dos maiores atractivos do Ikeda, mas está longe de ser o único. Há bons petiscos, como as gyosas, o ramen e a panqueca japonesa, e um sushi de alta qualidade que até pode comer ao balcão, mesmo em frente a quem o faz. Para acompanhar, escolha um dos cocktails da carta.
O sushi tradicional está de boa saúde e recomenda-se. E o Gion, perto da Ribeira, é mais uma prova disso. Os combinados têm poucas peças, para que os clientes também possam provar as entradas. Exemplos? O ceviche, o tártaro de salmão e a tempura de camarão e legumes.
Com várias entradas, alguns pratos típicos do Japão, como o domburi (taça de arroz com peixe) e o ramen, e uma enorme variedade de sushi tradicional, como gunkans, temakis e nigiris, o Ichiban é um dos restaurantes japoneses mais completos da cidade. Se não conhece, reserve uma mesa o quanto antes.
Ao almoço há um menu com entrada, um temaki e 16 peças de sushi e sashimi (16€). Ao jantar, de segunda a quinta, pode experimentar o menu de degustação, provando várias coisas da carta (25€). A sobremesa? Essa é mesmo obrigatória: fondant de caramelo.
Num bonito edifício de três andares com vista para o Jardim da Cordoaria abriu, recentemente, o Subenshi (também com casa em Aveiro). Há sushi tradicional e de fusão e, em breve, no piso de baixo, um bar e tasca japonesa com pratos típicos, como o ramen e as espetadas de vieiras.
O terceiro Sushihana, depois de um em Pinheiro Manso e outro na Baixa, fica na Foz e tem uma esplanada que merece uma visita nos dias de Verão. Salmão, atum, peixe manteiga, dourada e robalo são matérias-primas obrigatórias, assim como o morango, a manga e o abacate.
Não, na Ribeira não há só restaurantes de comida portuguesa, e o Cais 35, pensado para turistas e locais, é um bom exemplo. A carta é focada no sushi tradicional e em alguns petiscos típicos da culinária japonesa. Se não conseguir escolher, peça o menu de degustação e deixe-se nas mãos do sushiman.
Dos mesmos donos da Esquina do Avesso e do Terminal 4450, a Sushiaria é a escolha de muitos para comer sushi em Leça da Palmeira. O sunomono (salada com pepino e peixes), o tataki de atum e a salada de algas wakame são boas opções antes de se atirar ao sushi.
Almoçar ou jantar no Wish Restaurante & Sushi, na Foz, é uma boa forma de ficar indeciso em relação ao que vai pedir. Porquê? Porque há pratos internacionais, como o bife tártaro ou o risotto de gambas e espargos, e sushi de fusão para quem não resiste a mergulhar as peças no molho de soja.
Mais para comer no Porto
Feitos com diferentes tipos de pão e diferentes carnes, às vezes servidos também com fiambre e queijo ou com ingredientes mais invulgares, os melhores pregos em pão no Porto são um snack ideal a qualquer hora do dia. Para comer ao balcão, à boa maneira portuguesa, ou confortavelmente sentado à mesa, só para enganar a fome ou para devorar depois de uma mariscada digna desse nome, nesta lista tem uma mão cheia de opções para ir pregar a várias freguesias. Dica: peça-o mal passado e acompanhe-o com uma cerveja bem tirada. Recomendado: Os 10 melhores restaurantes de carne no Porto
Toda a gente conhece os pratos clássicos da Invicta, mas há um famoso que rivaliza com a mítica francesinha. Quem nunca experimentou um cachorro feito nesta cidade, não faz ideia do que anda a perder. É o petisco ideal para acompanhar uma tarde com amigos e uma cerveja gelada, por exemplo. Vem em pão fino e estaladiço, é recheado com salsicha fresca (às vezes alheira), e pincelado com molho picante, uma combinação perfeita. Aqui tem uma lista com os melhores cachorrinhos no Porto. Experimente-os: prometemos que não se vai arrepender. Recomendados: Os melhores bares de cerveja no Porto
A francesinha merece todas as homenagens possíveis. Este prato típico da Invicta, criado nos anos 50, conquista os corações e as barrigas dos portuenses todos os dias, e nem os turistas lhe resistem. Espalhadas pela cidade, há exemplares para todos os gostos e até variações menos tradicionais, como as vegetarianas ou as que levam frango em vez de carne vermelha. Gulosos como somos, assumimos a tarefa árdua de descobrir as melhores francesinhas no Porto. Experimentar todas as que se encontram nesta lista pode ser a sua resolução para 2019. Bom ano e bom apetite. Recomendado: Três sítios para comer francesinha vegetariana no Porto
Discover Time Out original video