• Notícias
  • Vida urbana

Lojas com História, as que "viram mais Lisboas", reunidas em livro

Pérola do Rossio
Fotografia: Ana Luzia Pérola do Rossio

O programa lançado pela Câmara Municipal de Lisboa em 2015 resulta agora numa edição para a posteridade. Lojas com História, com o selo da Tinta-da-China, é uma viagem por espaços centenários e bicentenários da cidade.

Se não correu todas as lojas tradicionais de Lisboa bairro a bairro, faça o favor de seguir o roteiro e depois retome a leitura deste post. Na verdade, há vários pontos de contacto com a edição, para um objectivo comum: que a memória nunca feche para descanso do pessoal, e que estes espaços se mantenham de portas abertas. 

Lojas com História, uma edição Tinta-da-China, com a colaboração de uma equipa da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, é um roteiro ilustrado, para folhear com cuidado e atenção, pelas moradas centenárias da capital. Ou mesmo bicentenárias, se pensarmos em destinos míticos como o Martinho da Arcada, onde Almada e Pessoa tomaram o seu último café juntos, em 1935, uns dias antes da morte do poeta; o Café Nicola; o Restaurante Tavares (Rico) ou a Caza das Vellas Loreto, tudo lojas "que viram mais Lisboas". 

Lojas com história, capa do livro

 

Lojas com História, Tinta-da-China, 304pp, 24,32€

 

O percurso segue por mestres confeiteiros e ofícios, por cafés emblemáticos e ópticas, por espingardarias e ferragens, por bares e chapelarias, por tertulianos e conspiradores, que espelham uma Lisboa de contrastes e convidam a reflectir sobre o papel de emancipação da mulher na vida da cidade. No total, o trajecto de 82 lojas cruza-se com apontamentos e curiosidades como a presença de espaços como estes no cinema (fique a saber que a joalharia Ferreira Marques figurou em Ao Serviço de Sua Majestade, de Peter R. Hunt) ou a eficiência da registadora da Conserveira de Lisboa, comprada em segunda mão em 1930 e ainda em funcionamento.

+ As melhores lojas tradicionais em Lisboa, bairro a bairro

+ Lojas com história têm seguro de vida 

Publicidade
Publicidade

Comentários

0 comments