Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Apps portuguesas que ajudam a navegar a nova normalidade
apps
MariusMB/Pixabay

Apps portuguesas que ajudam a navegar a nova normalidade

Descubra as novas apps que ajudam os portugueses nestes tempos conturbados.

Por Renata Lima Lobo
Publicidade

O avanço tecnológico tem sido fundamental para amenizar os danos causados pela actual pandemia. De plataformas de voluntários que oferecem ajuda nas mais variadas áreas, a redes e apps sociais que não só nos permitem manter contacto com amigos e familiares, como nos têm trazido a cultura a casa, muitas vezes de forma gratuita. Um esforço hercúleo, tendo em conta a crise que também assola a comunidade cultural. O smartphone em particular é uma janela para o mundo e há cada vez mais iniciativas tecnológicas para informar e também aproximar a comunidade, sem estreitar a distância física. Informações úteis, gastronomia, exercício físico, saúde ou compras, nesta lista encontra novas apps que foram lançadas no último mês, na esperança que tenha uns megabytes extra no smartphone para se fazer valer delas.

Recomendado: Desafio Time In: uma app por dia

Lisboa 24
Lisboa 24
©DR

Lisboa 24

Lançada a 8 de Maio pela Câmara Municipal de Lisboa, a app Lisboa 24 está sempre à mão para informar os cidadãos sobre o que se vai passando na cidade, como condicionamentos de trânsito, ocupação dos parques de estacionamento, disponibilidade da rede GIRA ou intervenções no arvoredo. Também lhe diz o nome da espécie da árvore que está ao seu lado. A app dá ainda acesso directo à informação da plataforma “Estamos Abertos”, que divulga os estabelecimentos abertos na cidade durante este período, bem como os respectivos horários de funcionamento e serviços adicionais.

Disponível para iOS e Android.

App
App
©DR

Posso ir?

Criada pelas startups portuguesas Lapa e Visuallity, a Posso Ir? ajuda-o a perceber qual a melhor altura para ir às compras. Com base em dados fornecidos pelos utilizadores (que podem reportar se há fila e qual a sua extensão) e pelas superfícies comerciais, permite conhecer o estado de afluência em tempo real em mercearias, super e hipermercados, restaurantes, bancos, cafés, bombas de gasolina e farmácias.

Disponível para iOS e Android.

Publicidade
Estamos ON
Estamos ON
©DR

Estamos ON

É um guia prático lançado pelo Governo português para apoiar os cidadãos e empresas no combate à pandemia. Tanto no site oficial como na app, encontra toda a informação oficial que precisa sobre desconfinamento, medidas de apoio ao emprego e empresas, regresso às aulas, teletrabalho ou iniciativas nacionais, além de disponibilizar estatísticas e contactos úteis.

Disponível para iOS e Android

Compre Agora, Ganhe Depois
Compre Agora, Ganhe Depois
©DR

Compre agora, ganhe depois

Em meados de Abril, a Câmara Municipal de Cascais lançou esta aplicação que promove a venda de vouchers para serviços e produtos nas áreas da hotelaria, restauração, serviços e comércio do concelho, para apoiar negócios locais durante o confinamento. Agora algumas portas já se abriram, mas ainda é possível comprar vouchers e aproveitar descontos nos estabelecimentos registados.

Disponível para iOS e Android

Publicidade
App Estudo em Casa
App Estudo em Casa
©DR

Estudo em Casa

A escola da RTP para alunos do ensino básico também pode ser explorada através da app Estudo em Casa, onde estão disponíveis conteúdos do 1º ao 9º ano de escolaridade. Sim, é para os miúdos, mas é também uma espécie de curso de cultura geral para quem quiser relembrar os meandros da II Guerra Mundial nas aulas de História ou os cantos de Os Lusíadas.

Disponível para iOS e Android

BetterNow
BetterNow
©DR

Better Now

Nasceu para dar uma mãozinha ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), com uma rede de médicos voluntários que, de forma gratuita, dão consultas online através de videochamada. Se quiser uma consulta de medicina geral que não esteja relacionada com a Covid-19, já vai ter de pagar 25€ (com possibilidade de apresentação ao seguro), mais ou menos o mesmo que pagaria com seguro numa unidade de saúde privada. Com a vantagem de não ter de sair de casa.

Disponível para Android

Publicidade
AGIT
AGIT
©DR

AGIT

Não foi feita de propósito para o ajudar a ultrapassar o confinamento em forma, mas é nova e chega muito a propósito. Criada pela startup da Universidade do Porto com o mesmo nome, a aplicação móvel AGIT, monitoriza exercício físico em tempo real. A app disponibiliza desafios para os utilizadores executarem e recorre à câmara do telemóvel e a uma tecnologia de reconhecimento do exercício físico para dar feedback aos utilizadores. Depois é criada uma tabela de classificações com vários utilizadores, gerando-se uma espécie de competição saudável.

Disponível para Android

Cooker Pan
Cooker Pan
Cooker Pan

CookerPan

É a app ideal para quem gosta de cozinhar e também para quem gosta de encomendar boa comida caseira. A CookerPan é o novo ponto de contacto enter chefs (amadores e certificados) e clientes que procuram pratos com um toque mais caseiro. Uma ideia apresentada pela primeira vez em 2018 na Web Summit e disponível desde 1 de Abril, contando já com dezenas de cozinheiros inscritos. Mais do que uma app de entrega ao domicílio, é um mercado digital que funciona como ponto de encontro e embora a plataforma não se responsabilize por entregas erradas ou mal acondicionadas, as más avaliações implicam exclusão da plataforma. Pode-se inscrever como cozinheiro (amadores e certificados), como cliente ou acumular funções.

Disponível para iOS e Android

Aplique-se

Meditation at PAMM
Photograph: Shutterstock

Desligue-se do mundo com a ajuda destas apps de meditação

Coisas para fazer

Vai ter de deixar os preconceitos de lado, porque é provável que tenha uma ideia errada sobre o que é a meditação. Qualquer um é capaz de meditar, mesmo quem acha que não consegue deixar de pensar em mil e uma coisas ao mesmo tempo. Ter a capacidade de desligar-se do mundo, por breves instantes que sejam, vai ajudar a reduzir os níveis de ansiedade – que nesta altura de confinamento atingem os píncaros – e a focar-se no que realmente importa. Até porque nem tudo tem de se transformar num problema, tudo pode ser relativizado para que consiga equilibrar a saúde emocional, física e mental. Portanto, o ideal será aproveitar este período de isolamento para poder mudar de rotinas e torná-las mais saudáveis, e estas apps de meditação podem ajudar na tarefa. A meditação é um ginásio mental, por isso concentre-se.

apps para ver as estrelas
Fotografia: Leon Liu/ Unsplash

Apps para descobrir o céu e fazer astroturismo à janela

Coisas para fazer

Nem todos temos a sorte de viver na região do Alqueva, onde há uma média de mais de duas centenas de noites sem nuvens, perfeitas para apreciar o tecto natural da Terra em todo o seu esplendor. Mas, como já provámos, mesmo na cidade é possível ver as estrelas. Nesta altura, não o queremos fora de casa nem para ir à caça de constelações, mas se a paisagem da sua janela estiver desimpedida, for um sortudo com terraço em casa ou tiver um lindo jardim nas traseiras desafiamo-lo a armar-se em astroturista. Basta recorrer à ajuda de uma destas apps para descobrir o céu. É a maravilha da tecnologia: permite, de uma forma prática e divertida, encontrar estrelas, planetas, constelações, galáxias, satélites e tantos outros objectos celestes. Da mais básica à mais profissional, não há de certeza falta de aplicações disponíveis para ver (e saber o que não está a ver) no céu nocturno.

Publicidade
apps
MariusMB/Pixabay

Sente-se sozinho? Estas apps sociais são uma festa em família e entre amigos

Coisas para fazer

Nos tempos em que ficar em casa é recomendado e manter a distância social também, parece que somos invadidos por aquela vontade repentina de sair de casa, abraçar os que nos são mais próximos, estar com eles, tomar café, marcar jantares e idas ao cinema, enfim, um sem-número de coisas que, em situações normais, provavelmente adiaríamos. Hoje em dia, é mais fácil encurtar distâncias e matar saudades, nem que seja virtualmente. As videochamadas não são novidade e há uma série de redes sociais e apps que o permitem – mas e temperar essas chamadas com algum divertimento? Estas apps sociais são uma festa em família ou com amigos. Pode jogar trivia, cartas, ver um episódio em conjunto mas em casas diferentes, fazer um DJ set ou adivinhar letras de canções. Sempre ligado a alguém que pode estar noutro lar. Não vale sentir-se sozinho.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade