Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Apps para descobrir o céu e fazer astroturismo em qualquer lugar
apps para ver as estrelas
Fotografia: Leon Liu/ Unsplash

Apps para descobrir o céu e fazer astroturismo em qualquer lugar

Quando olha pela janela, vê azul? Descubra mais sobre o tecto natural da Terra com estas apps para descobrir o céu

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

Nem todos temos a sorte de viver na região do Alqueva, onde há uma média de mais de duas centenas de noites sem nuvens, perfeitas para apreciar o tecto natural da Terra em todo o seu esplendor. Mas, como já provámos, mesmo na cidade é possível ver as estrelas. Nesta altura, ir lá fora à caça de constelações parece-nos um óptimo plano para desconfinar e, ainda assim, evitar os ajuntamentos. Mas se a paisagem da sua janela estiver desimpedida, for um sortudo com terraço em casa, ou tiver um lindo jardim nas traseiras, aproveite para se armar em astroturista. Em casa ou na rua, basta recorrer à ajuda de uma destas apps para descobrir o céu. É a maravilha da tecnologia: permite, de uma forma prática e divertida, encontrar estrelas, planetas, constelações, galáxias, satélites e tantos outros objectos celestes. Da mais básica à mais profissional, não lhe vão faltar aplicações para ver (e saber o que não está a ver) no céu nocturno.

Recomendado: O céu de 2020: eventos astronómicos a não perder

Apps para descobrir o céu à janela

apps para descobrir o céu
apps para descobrir o céu
NASA

1. NASA

Perfeito para quem quer ficar a par das descobertas da NASA, esta app é actualizada diariamente com notícias da agência espacial norte-americana, informações sobre missões e até conteúdos em live streaming. Destaca-se ainda o calendário de fenómenos astronómicos, que permite configurar notificações para não perder nenhum espectáculo nocturno ou oportunidades de ver a Estação Espacial Internacional a olho nu. Disponível para Android e iOS, tem ainda um recurso para exploração do Sistema Solar e uma estação de rádio para fãs de rock alternativo. 

Preço: gratuita

apps para descobrir o céu
apps para descobrir o céu
SkyView

2. Sky View Lite

Apontada como uma das escolhas dos editores da Google em 2017, esta app é também uma das aplicações com melhor pontuação atribuída pelos utilizadores e está disponível para sistemas quer Android quer iOS. Com recurso a realidade aumentada, permite seleccionar um objecto celeste, como uma estrela ou um planeta, para ficar a saber onde estará nas horas seguintes, através da identificação do seu trajecto diário no céu, disponibilizando ainda informação científica e curiosidades sobre o astro. Já o calendário permite não só conhecer a posição de estrelas e planetas no passado como no futuro. Mas o melhor é nem sequer precisar de consumir dados (Wi-fi ou mesmo rede móvel).

Preço: versão gratuita

Publicidade
apps para descobrir o céu
apps para descobrir o céu
Star Chart

3. Star Chart

Com recurso a GPS e realidade aumentada, esta app (Android e iOS) apresenta um planetário pormenorizado, com o cálculo em tempo real da localização exacta de cada estrela e planeta visíveis a partir da Terra, mesmo em plena luz do dia. Basta apontar a câmara do telemóvel para o céu para saber o que está a ver e descobrir que, afinal, o que achava que era uma estrela é afinal um planeta. Durante o dia, ao apontar o dispositivo para o céu, verá o que as pessoas do hemisfério Sul vêem à noite. A função de zoom permite visualizar o céu ao detalhe e, para ficar a saber mais sobre um determinado corpo celeste, basta tocar nele. Mas há mais. A aplicação disponibiliza ainda o Catálogo de Messier, uma lista com mais de uma centena de objectos astronómicos, compilado pelo astrónomo francês Charles Messier entre 1764 e 1781.

Preço: versão gratuita

apps para descobrir o céu
apps para descobrir o céu
Sky Map

4. Sky Map

Lançada em 2009 pela Google como Google Sky Map, esta app, actualmente muito popular, foi abandonada à sua sorte em 2012, mas tem sido mantida, de forma voluntária, pelos engenheiros originais. Disponível para Android, sem quaisquer anúncios, é muito fácil de usar e permite ver o que se quer ver. Se apenas estrelas ou se mais do que um objecto celeste ao mesmo tempo. Destaca-se ainda o modo de pesquisa, que permite procurar um objecto específico: se escolher, por exemplo, Júpiter ou a constelação da Ursa Menor, a aplicação é capaz de indicar para onde deve virar o telemóvel para a ver (ou para saber que ela lá está mesmo não sendo visível).

Preço: gratuita

Publicidade
apps para descobrir o céu
apps para descobrir o céu
Sunrise Companion

5. Sunrise Companion

Com esta app para Android é fácil saber quando nasce e se põe o sol e quando é a hora dourada ou hora mágica, uma expressão utilizada por fotógrafos que se refere ao período do crepúsculo logo após o nascer do sol e logo antes do pôr-do-sol, quando a luz do dia é mais avermelhada e mais suave do que quando o Sol está mais alto no céu. Mas também para não perder a hora azul, o período do crepúsculo durante o amanhecer e o anoitecer no qual o Sol está logo abaixo do horizonte, fazendo com que parte dos raios solares residuais penetrem indirectamente na atmosfera terrestre assumindo uma tonalidade predominantemente azul.

Preço: gratuita

apps para descobrir o céu
apps para descobrir o céu
Sky Guide

6. Sky Guide

Além de uma interface simples e esteticamente apelativa, já premiada em 2014 pela Apple com um prémio de design, esta app para iOS apresenta um calendário com os principais fenómenos astronómicos e respectivas explicações em português, para não perder mais nenhum espectáculo nocturno. Destaca-se ainda um separador especial, onde encontra notícias, entrevistas e podcasts relacionados com astronomia. Ao activar a localização do telemóvel, é também possível configurar alarmes para ser avisado, por notificação, da passagem visível da Estação Espacial Internacional.

Preço: cerca de 2,73€

Mais apps para usar em casa

Publicidade
Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade