
O céu de 2021: eventos astronómicos a não perder
Olhe para cima. Já viu como o céu está bonito? Estes são os eventos astronómicos a não perder em 2021.
Depois de um 2020 com actividade celestial modesta, é natural desejar-se um novo ano um pouco mais surpreendente. Tirando um eclipse anular do Sol em Junho, não vai ser o caso: os astroturistas, amadores e profissionais vão ter de se contentar com os poucos fenómenos previstos e lembrar-se que o que interessa é ver as estrelas a brilhar. É que, apesar do calendário astronómico para 2021 contar com fenómenos raros, a maior parte dos espectáculos não vão ser visíveis a partir de Portugal. De qualquer forma, para não perder pitada do que se vai passar lá em cima, espreite esta lista de eventos astronómicos e comece a pensar nos dias à janela, no jardim ou no terraço, a apreciar eclipses e chuvas de meteoros.
Recomendado: Apps para descobrir o céu e fazer astroturismo à janela
Eventos astronómicos a não perder


1. Janeiro
O novo ano inicia-se, como de costume, com a chuva de meteoros das Quadrântidas, considerada pelos astrónomos uma das melhores “chuvas de estrelas” do hemisfério norte. O fenómeno vai marcar o céu nocturno até 10 de Janeiro, atingindo o seu ponto máximo entre o dia 2 e 3, com 120 meteoros por hora.


2. Abril
Resíduos do cometa C/1861 G1 (Thatcher), as Líridas são uma chuva de meteoros, que ocorre todos os anos, entre 16 e 30 de Abril. O pico máximo, com apenas 18 meteoros por hora, está previsto acontecer entre os dias 21 e 22. Mais tarde, a 27, o céu será agraciado com uma Super Lua, neste caso uma lua cheia que parecerá 14% maior e mais brilhante, por estar mais próxima da Terra.


3. Maio
Infelizmente o primeiro grande acontecimento astronómico do ano, o eclipse total de uma super lua cheia, não será visível em Portugal. Mas ao menos há mais chuva de meteoros para ver, outra vez da Eta Aquáridas, que será visível no país até 28 de Maio e terá actividade máxima, com 40 meteoros por hora, entre os dias 4 e 5.


4. Junho
Previsto para 10 de Junho, o segundo grande evento do ano, um eclipse anular do Sol, vai ser visível em Portugal. O fenómeno, que terá início pelas 09.47 e só terminará pelas 11.00, ocorre quando a Lua passa em frente ao Sol, projectando a sua sombra sobre a superfície do planeta, mas sem tapar completamente o disco da nossa estrela.
Mais eventos astronómicos a não perder no mundo


1. Eclipse Total da Super Lua
Maio
Estamos na presença de um eclipse lunar total quando a Lua é ocultada totalmente pela sombra da Terra. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram perfeitamente alinhados, estando o nosso planeta no meio dos outros dois corpos celestes. É um dos eventos celestiais mais espectaculares de 2021 e está marcado para 26 de Maio, com a totalidade do eclipse a ser visível apenas no leste da Ásia, Austrália, Oceano Pacífico e oeste da América do Norte.
Música para apreciar a beleza nocturna do céu
Sete obras clássicas para ouvir ao luar
Além de tornar as noites menos escuras e de fazer subir e descer a superfície dos mares, o satélite da Terra também agita os cantos escuros e misteriosos das almas dos compositores. De uma peça obscura de um autor ibérico anónimo do século XVI ao celebérrimo Clair de Lune, de Debussy, muitos foram os compositores que foram inspirados pela lua – como foi o caso de Haydn, Schubert ou Schumann.
Dez canções para ouvir à luz das estrelas
É verdade que a poluição luminosa tem vindo a arruinar o espectáculo do céu nocturno, mas nem por isso este deixou de ser uma forte inspiração para os escritores de canções pop. Das décadas de 70 e 80 até aos dias de hoje, não faltam pérolas sobre as estrelas, algumas tão boas que nos conseguem até levar ao céu.