A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Luta Contra o Cancro da Mama
Fotografia: Angiola Harry

Cancro da Mama: iniciativas solidárias a não perder este mês

No Mês Internacional de Prevenção e Luta Contra o Cancro da Mama, são várias as iniciativas solidárias a decorrer

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Outubro é o mês da luta contra o cancro, assinalando-se primeiro o Dia Mundial da Saúde da Mama, a 15 de Outubro, e no fim do mês, dia 30, o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. Todos os anos, são várias as marcas e empresas a associar-se à causa e a instituições como a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que começou uma "onda rosa" de incentivo à prevenção e diagnóstico precoce da doença. A missão é não só sensibilizar como apoiar directamente as mulheres que hoje vivem esta realidade. Dos workshops às peças de sushi com alga rosa especial, estas são as iniciativas solidárias que não deve perder este mês.

Recomendado: Coronavírus. Como ajudar durante a pandemia

Cancro da Mama: iniciativas solidárias a não perder este mês

  • Restaurantes
  • Japonês
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A marca de entrega de sushi ao domicílio Aruki associou-se ao movimento “Onda Rosa”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e lançou a nova peça solidária uramaki pink, com salmão, morango e queijo-creme. Os rolinhos são vendidos num conjunto de quatro e parte do valor reverte para a instituição. De edição limitada, esta oferta está disponível para encomenda através da aplicação, do site ou das plataformas habituais por 3,90€ (quatro peças, 20% do valor reverte para a Liga Portuguesa Contra o Cancro).

  • Compras
  • São Sebastião

O armazém espanhol volta a vestir-se de rosa, com as fachadas dos Grandes Armazéns de Lisboa e Gaia Porto simbolicamente iluminadas. Mas há mais. De 15 a 30 de Outubro, vão estar disponíveis dezenas de artigos de todas as áreas, nas lojas físicas e online, cujas vendas revertem parcialmente para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Por exemplo, na área de Moda íntima, por cada soutien vendido, será doado 1€. Até dia 28 de Outubro, decorre ainda uma campanha de recolha de donativos nas caixas de supermercado, através de vales no valor de 1€, 3€ ou 5€. Os vales podem ser adquiridos também em compras no supermercado online até 2 de Novembro. De 29 de Outubro a 2 de Novembro, a LPCC fará o já habitual peditório nos Grandes Armazéns de Lisboa, Gaia e nos Supercor, com os seus voluntários. Caso pare para comer na cafetaria do El Corte Inglés, estará a doar 1€ à LPCC por cada massa com lulas e romã que pedir.

Publicidade
Mango
Mango

3. Mango

Depois do sucesso da edição passada, que juntou mais de 170 mil euros, a Mango volta a unir esforços com a Fundação FERO, dedicada à investigação oncológica. Desta colaboração nasceu uma colecção-cápsula solidária, composta por várias t-shirts e uma bolsa estampadas com mensagens de força e esperança. A receita angariada irá reverter na totalidade para a fundação, de forma promover a investigação para a luta contra o cancro.

Intimissimi
Intimissimi

4. Intimissimi

A marca de lingerie italiana juntou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro para a campanha Outubro é Rosa na Intimissimi, protagonizada por Sofia Ribeiro, a actriz portuguesa que venceu o cancro da mama. Por cada soutien vendido, em qualquer loja física e online, a marca irá doar 2€ para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Publicidade
MO
Mo e Violeta Cor de Rosa

5. MO

Em 2019, a MO angariou mais de 20 mil euros para o IPO através de uma campanha solidária. Agora, pelo segundo ano consecutivo, a marca volta a assumir o compromisso de apoiar as mulheres e as suas famílias na luta contra o cancro da mama, através da venda de t-shirts solidárias, criadas em parceria com a ilustradora Joana Soares, do projecto Violeta Cor de Rosa. Disponíveis nas mais de 100 lojas da marca e online, cada peça custa 7,99€, 3€ dos quais serão doados aos IPO do Porto, Coimbra e Lisboa.

Ausonia
Ausonia

6. Ausonia

No âmbito da iniciativa #UMAPORTODAS, a Ausonia desafia mulheres a oferecerem um minuto de investigação contra o Cancro da Mama. Nesta, que é já a terceira edição da campanha solidária da marca, a embaixadora é Bárbara Guimarães, diagnosticada em 2018 com cancro da mama. Até 30 de Novembro, por cada embalagem vendida de qualquer produto Ausonia, será doado o valor equivalente a um minuto de investigação à Liga Portuguesa Contra o Cancro, para promover a criação de uma bolsa de investigação até 16.500€. Através da criação desta bolsa pretende-se alertar para a consciencialização da sociedade sobre a importância da investigação científica na prevenção, diagnóstico e tratamento desta doença.

Publicidade
Kiabi
Kiabi

7. Kiabi

Com uma linha de lingerie pós-cirúrgica desde 2015, a marca francesa tem aperfeiçoado, em conjunto com clientes que tiveram cancro da mama, a sua gama, agora complementada com uma linha de sportswear e de swimwear. Para assinalar o mês da luta contra o cancro da mama, a Kiabi apresenta a colecção Outubro Rosa, que inclui t-shirts, sweatshirts, pijamas e peças adaptadas de forma a assegurar todo o conforto e feminilidade às mulheres que já passaram por mastectomias. Até 31 de Outubro, por cada peça vendida, a marca compromete-se a doar 1€ à Liga Portuguesa Contra o Cancro e assim reforçar o seu apoio às mulheres vítimas desta doença.

DCK
DCK

8. DCK

Este mês, a DCK apresenta o modelo Wear it pink, uns calções de banho para homem, com vários seios de diferentes formas e feitios desenhados, em homenagem às mulheres com cancro da mama. Quanto à cor, são maioritariamente pretos, mas o cor-de-rosa não podia faltar. Do valor das vendas, 30% serão doados para ajudar mulheres que lutam contra o cancro da mama.

Publicidade
Healsi
Healsi

9. Healsi

No mês de Outubro, a Healsi junta-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro e cria pela terceira vez consecutiva a edição especial Outubro Rosa. Por cada garrafa Healsi Outubro Rosa vendida, 20% reverte para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Nestle Fitness
©Libia Florentino

10. Nestle Fitness

Nos dias 15, 22 e 30 de Outubro, a partir das 21.00, a conta de Instagram da Nestle Fitness Portugal vai ficar mais cor-de-rosa para assinalar o mês da Luta Contra o Cancro da Mama. Pelo oitavo ano consecutivo, os cereais FITNESS® apoiam o Fundo iMM-Laço e alertam para a importância do diagnóstico precoce. Integrada na campanha “Dá as mãos a esta causa”, a iniciativa digital propõe três Pink Ribbon Talks, conduzidas por Lynne Archibald, fundadora e ex-presidente da Associação Laço e do Fundo iMM-Laço. Primeiro, a 15 de Outubro, com a actriz e cantora Simone de Oliveira, que irá partilhar o seu testemunho de força e superação de dois cancros da mama. Depois, a 22 de Outubro, com a tatuadora Mariza Seita, que revelará como é que a sua arte ajuda mulheres que sofreram intervenção cirúrgica, mas também quem luta contra esta doença e precisa de recuperar a confiança e melhorarem a sua auto-estima. E por fim, mas não menos importante, será a vez de Sofia Mensurado, investigadora do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, que irá abordar, a  30 de Outubro, os avanços da ciência na luta contra o cancro da mama. 

Publicidade
Yoopies
Yoopies

11. Yoopies

Como parte do Outubro Rosa, o mês internacional de sensibilização e prevenção contra o cancro da mama, a Yoopies lança o movimento #MomentoRosa em apoio às mulheres e oferece duas horas de babysitting gratuitas, para que as mães possam realizar os seus exames de mamografia. Basta aceder ao site da iniciativa, registar-se na Yoopies e carregar a confirmação da sua marcação de mamografia (fotografias ou capturas de ecrã são suficientes).

ISDIN e Farmácias Portuguesas
ISDIN

12. ISDIN e Farmácias Portuguesas

O ISDIN, laboratório farmacêutico internacional, relança em 2020 a sua campanha “Juntas Contra o Cancro de Mama”, em colaboração com as Farmácias Portuguesas. Tal como em 2019, por cada unidade vendida de WOMAN ISDIN (gama dedicada ao bem-estar da mulher) e Ureadin Rx Rd (loção protectora específica para pele submetida a radioterapia), a ISDIN irá doar 1€ para o Fundo iMM-Laço. A campanha decorre até 31 Outubro. Para uma maior consciencialização e amplificação da mensagem nas redes sociais, a ISDIN lançou ainda um filtro de Instagram alusivo a esta campanha, disponível aqui.

Publicidade
La Roche-Posay
Pink October - La Roche-Posay

13. La Roche-Posay

No Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama, a marca de dermocosmética La Roche-Posay apoia a causa através da criação do projecto de maquilhagem “Pink October”, com o lançamento de uma nova gama de vernizes, testada oncologicamente e criada em parceria directa com mulheres de vários países que estão a passar por este tipo de terapia. O objectivo é sensibilizar o público, procurando passar uma mensagem de alerta, e inspirar quem, como elas, está a passar por uma situação idêntica. Com uma fórmula composta por Mexoryl e Silício, os cinco tons de rosa, que apresentam um brilho de longa duração, fortificam e protegem as unhas dos raios UV. Mas há mais. Na página de Instagram da marca, estão a ser partilhadas dicas para cuidados da pele, especialmente pensadas para mulheres que estão a receber tratamentos contra o cancro da mama. 

Ajudar uma vez por dia não sabe o bem que lhe fazia

  • Coisas para fazer

O ambiente é aquele amigo que está sempre lá, mesmo quando não temos tempo, quando nos acomodamos e preferimos a solução mais fácil, quando o trocamos por outro amigo poluente, enfim, é uma daquelas amizades à maneira que devemos manter por perto. Ajudar o ambiente pode não parecer tarefa fácil, mas se há altura em que o pode fazer é agora que tem mais tempo para mudar de hábitos.

  • Coisas para fazer

São muitas as associações que saem à rua para ajudar a minimizar todos estes problemas e a Câmara Municipal desenhou o “Plano Municipal Para a Pessoa em Situação de Sem Abrigo”. Junte-se à solidariedade e siga as nossas sugestões para ajudar as mais de duas mil pessoas que não têm abrigo na sua cidade.

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade