Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Mesmo em casa, saiba como pode ajudar o ambiente
Ambiente
© DR

Mesmo em casa, saiba como pode ajudar o ambiente

Ajudar o ambiente é fundamental e se há altura em que o pode fazer é agora que tem mais tempo livre para mudar de hábitos

Por Francisca Dias Real
Publicidade

O ambiente é aquele amigo que está sempre lá, mesmo quando não temos tempo, quando nos acomodamos e preferimos a solução mais fácil, quando o trocamos por outro amigo poluente, enfim, é uma daquelas amizades à maneira que devemos manter por perto. Ajudar o ambiente pode não parecer tarefa fácil, mas se há altura em que o pode fazer é agora que tem mais tempo para mudar de hábitos. Vai ver que até poupa uns trocos com muitas destas dicas. Seja a aproveitar comida que nunca pensou que pudesse ser usada para algo, seja a fazer os seus próprios cosméticos ou a mudar os hábitos de consumo para uns com etiqueta verde. Tem aqui o empurrãozinho que faltava.

Saiba como pode ajudar o ambiente em casa

Projecto Sustentável, Lixo Zero Portugal, Kit
Projecto Sustentável, Lixo Zero Portugal, Kit
©DR

O bê-á-bá para ter uma etiqueta verde em casa

Coisas para fazer

Damos-lhe aqui dicas para ser sustentável em casa que podem ser aplicadas em cada momento do seu dia, seja enquanto está na cozinha de volta dos tachos (não há desperdício, ouviu?), na varanda com as plantas ou na casa de banho, na hora da rotina de beleza. Pedimos ajuda a quem anda nestas andanças faz tempo e a quem carrega consigo a bandeira da sustentabilidade, seja em movimentos comunitários ou marcas. 

costura
costura
Fotografia: Kris Atomic/ Unsplash

Pratique o upcycling

Não, não é uma nova modalidade de ginásio. O upcycling é uma técnica de reaproveitamento, um processo de reutilização criativa que permite que reutilize materiais e produtos cujo destino seria o lixo e os transforme em novas coisas úteis aos seu dia-a-dia. A roupa é um dos maiores alvos do upcycling, e o mais simples, basta ter um kit de costura simples para poder transformar peças lá em casa. Quer transformar uma T-shirt num kimono? Só tem de abri-la a meio e cortar a gola. Se quiser adicionar um certo je ne sais quois, compre umas franjas e cosa-as nas mangas e no fundo. Com umas calças de ganga também pode fazer magia, cortá-las e fazer delas uns calções. Se tiver um casaco que já não gosta assim tanto pense e mudar-lhe os botões, por exemplo. 

Publicidade
Zouri
Zouri
© DR

Passe o cartão em marcas sustentáveis

Compras

Na hora de comprar deve olhar para a etiqueta, para a pegada ambiental e para os pequenos negócios que, afinal de contas, parecem estar sempre aqui para nós mesmo nos tempos mais difíceis. Há quem não se sinta ainda confortável em deslocar-se a lojas físicas, e por isso o comércio online é sempre uma solução viável estando em casa. As marcas sustentáveis que encontra nesta lista dão-lhe pano para mangas, sapatos para os pés, cosméticos para o corpo e mobília para a casa. Vá, torne-se mais consciente na hora das compras online.  

cosmética natural
cosmética natural
© DR

Siga estas receitas de cosméticos caseiros

Saúde e beleza

Se ainda vai estando por casa, saiba que pode fazer mais que receitas na cozinha. Aliás, pode mesmo seguir receitas mas numa cozinha de beleza. Vista a bata para criar os seus próprios produtos de beleza com a ajuda desta lista, onde partilhamos seis receitas de cosméticos. É uma boa forma de ocupar o tempo livre dentro de portas e até de entreter os mais pequenos. Há ainda outro ponto positivo a destacar desta experiência: quanto mais receitas experimentar, menos itens vai escrever na lista para a próxima ida às compras. Aproveite e faça da casa um spa.

Publicidade
reciclagem
reciclagem
Paweł Czerwiński/Unsplash

Instale as apps que tornam a cidade mais verde

Coisas para fazer

Lisboa está cada vez mais verde, já o sabemos. Da introdução de serviços de bicicletas partilhadas ao consequente aumento dos percursos cicláveis, passando pelos projectos arquitectónicos que prometem mudar a cidade, há muita coisa a acontecer e nem sempre é fácil acompanhar. Com isto, a mentalidade alfacinha parece estar cada vez mais alinhada com os tempos, e ainda que a nível europeu possamos ter de elevar a fasquia, o caminho parece melhor. A tecnologia pode sempre dar um empurrão, e hoje, as aplicações são quem mais ordena nesse campo. Nesta lista vai encontrar uma selecção de apps apontadas a diferentes vertentes, para que o caminho da cidadania exemplar seja bastante mais fácil, do consumo de água aos pontos de reciclagem mais próximos, há de tudo. 

Plasticus Maritimus
Plasticus Maritimus
© DR

Ponha a leitura sustentável em dia

Coisas para fazer

Mais tempo para a leitura? Boa. Agora direccione essas leituras para algo que traga vantagens tanto a si como ao ambiente. Aqui damos-lhe a conhecer seis livros sobre sustentabilidade que podem ser encomendados online e lidos em qualquer canto da casa. Saber a quantidade de plástico que, directa ou indirectamente, deixamos ir para os oceanos, aproveitar restos de comida e transformá-los em refeições a sério ou desafios de desperdícios e lixo zero  os temas destes livros batem nos cantinhos todos do ambiente.  

Publicidade
A Outra Face da Lua
A Outra Face da Lua
Duarte Drago

Comprar usado? Compre em lojas vintage online

Compras

Se o upcycling é boa ideia para pôr mãos à obra, fique a saber que também há formas de dar uma segunda vida à roupa, e é através das lojas vintage. Se antes era uma realidade longínqua catalogar a infinidade de peças que estas lojas guardavam e vendê-las online, agora o cenário é outro. Para bem dos nossos armários (e mal do nossos cartões) já há lojas que dispõem online grande parte do seu catálogo vintage, das saias plissadas aos sapatos de ponta quadrada, do brinco folclórico ao blusão de ganga necessário. É uma viagem ao passado com tecnologias do presente à boleia destas lojas em 2.ª mão e lojas vintage online.

Fair Meals
Fair Meals
© DR

Combata o desperdício com estas apps

Restaurantes

Os números são claros e assustadores: todos os anos 1,3 mil milhões de toneladas de bens alimentares acabam no lixo. A boa notícia é que há cada vez mais formas de evitar uma parte do desperdício. Um bom exemplo são as aplicações móveis que o ajudam a evitar essa catástrofe. Tenha em consideração que, ao usar estas apps, não só está a evitar o desperdício de comida, como a ajudar o ambiente e a poupar a carteira. Bom apetite.

Publicidade
Projectos Sustentáveis, Fashion Revolution
Projectos Sustentáveis, Fashion Revolution
©DR

Ajude estes projectos a criar bom ambiente

Coisas para fazer

Lisboa (e muitas outras grandes cidades) tem toneladas de lixo para tratar e milhares de mentes para moldar. Embora haja cada vez mais humanos preocupados com o planeta Terra, não é tarefa fácil reverter os danos causados desde a Revolução Industrial. Há quem atire a toalha ao chão, quem questione mesmo o aquecimento global (não vamos apontar nomes), mas também há quem não desista e faça a sua parte na luta por um mundo mais verde e, por arrasto, com uma esperança de vida mais longa. Conheça algumas das ideias sustentáveis que fazem muito pela cidade e onde em algumas delas nem precisa de sair de casa para contribuir. 

Mais que fazer

horta urbana
Fotografia: Curro Mali/ Unsplash

Como ter uma horta em casa

Coisas para fazer

Já não é preciso sair da cidade para ter a sua própria horta: a agricultura urbana está ao alcance de todos. Basta aprender o bê-á-bá da arte de cultivar plantas em casa. Desde o espaço perfeito para as suas primeiras sementes ou plântulas aos materiais e ferramentas necessários, os especialistas ensinam-lhe como ter uma horta em casa, com um orçamento simpático e sem um terreno à sua disposição.

Superbotânica
Manuel Manso

Sete plantas para ter em casa e como cuidar delas

Compras

Ter plantas é como jogar um jogo de níveis, vai-se aumentando a dificuldade à medida que vai cuidando delas. Descubra que espécies se devem ter em casa e como cuidar delas, e aponta o caminho para uma grande tendência de decoração e design: o urban jungle. Descubra aqui sete espécies que pode ter em casa e os cuidados que deve ter com elas. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade