A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Café
Unsplash

Tem queda para barista? Espreite estes cursos de café em Lisboa

Do grão à chávena, há um mundo para descobrir e estes cursos de café em Lisboa não o deixam dormir em serviço.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Renata Lima Lobo
e
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Aprender a fazer um bom café é hoje uma arte. Quando se fala em café de especialidade, fala-se também de aromas, de acidez, de notas florais, de triagem dos melhores grãos, da alquimia dos blends e por aí fora. Aprender tudo sobre esta bebida é também tornar-se um pequeno cientista de laboratório, um conhecedor profundo das melhores características do café, da colheita até à chávena. Sabe distinguir um robusta de um arábica? Sabe qual é o ponto de torra ideal para o café de filtro ou café expresso? É mesmo preciso um curso e em Lisboa tem algumas opções para aprender uma das profissões da moda. Ora, espreite estes cursos de café em Lisboa.

Recomendado: Como fazer café de especialidade em casa

  • Restaurantes
  • Cafés
  • Cais do Sodré

Não vivemos sem café, mas uma bica às vezes já não nos chega. É com alegria que vemos o café de especialidade ganhar terreno – há cada vez mais espaços em Lisboa para se estar e para se apreciar café. E a Baobá é talvez o melhor exemplo. Fica na Rua de São Paulo e deve o nome à Fazenda Baobá, no Brasil, em São Sebastião da Grama, no estado de São Paulo, de onde chegam os grãos verdes. A torra é feita neste espaço em Lisboa e tudo é explicado aos clientes com uma simpatia desarmante. A pedido dos clientes fazem sessões de degustação de extracções, cursos de latte art, sessões de cupping (prova de café) e sessões de torra. E cerca de uma a duas vezes por mês têm mesas de cuppping abertas aos clientes.

  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops
  • Alcântara

A Associação Industrial e Comercial de Café foi criada em 1972, como Grémio Nacional de Torrefactores, por um grupo de industriais do sector. Actualmente, exerce a sua actividade na indústria de torrefacção, moagem, empacotamento e comercialização de café, sendo também responsável pelo lançamento no mercado de cafés, misturas, sucedâneos e solúveis. Entre a oferta de formações, encontra cursos de análise sensorial e torra, mas também formação de barista em nível básico e intermédio. Normalmente tem de esperar pelo início do ano lectivo para conhecer as datas das formações.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops
  • Sete Rios/Praça de Espanha

Sandra Azevedo, engenheira agroalimentar com formação em café para dar e vender, descobriu a sua paixão no virar do século e não demorou muito tempo a publicar um livro: Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre o Café (2004), uma espécie de bíblia sobre a história, o cultivo, as variedades, as receitas ou a forma de saborear uma das bebidas mais populares do planeta. Certificada como Provadora de Café, Sandra é também a fundadora desta academia e uma das raras pessoas no país com o Coffee Diploma da SCAE (Speciality Coffee Association of Europe), o que lhe permite certificar nos seis módulos do Coffee Diploma System: Introduction to Coffee, Green Coffee, Roasting, Sensory Skills, Brewing e Barista Skills. Na academia encontra formação para níveis básico, intermédio e profissional. Para informações sobre preços: 91 925 5729 e sandraazevedo@academiadocafe.pt.

  • Bares
  • São Vicente 

É uma empresa de eventos que dá cartas no campeonato dos cocktails, da mistura de ingredientes à arte de apanhar copos e shakers em pleno voo. E inclui a Escola de Bar, de onde saem bartenders profissionais, com cursos de vários níveis e uma panóplia de formações complementares. É o caso do curso Barista, níveis 1 e 2 (100€ e 195€), leccionados por Miguel Tojal e Joana Matos. Fique atento ao calendário disponível no site.

Aprenda outras coisas

  • Coisas para fazer
  • Escolas e universidades

Nem sempre é fácil dar largas à imaginação quando à sua frente está uma folha em branco, quer seja de papel ou digital. Mas é preciso preenchê-la com alguma história, real, assim-assim ou toda ela ficção. Nestes cursos desenvolve tanto a parte criativa, como a técnica – sim, porque há truques que facilitam a redacção de um texto. Se está a pensar dar largas à imaginação, nestes cursos de escrita em Lisboa, alguns com opção online, pode aprender de tudo, sem ter de passar por crises de criatividade.

  • Coisas para fazer

O homem, a mulher, os miúdos, os amigos. Todos queremos comer e beber bem. Estamos sempre prontos para sermos arrebatados por um prato feito como mandam as regras, um petisco inesperado ou uma bebida artesanal. Mas verdade seja dita: nem todos somos mestres da culinária, como canta um certo cantor popular. E por isso o melhor é arregaçar as mangas e meter as mãos à obra para aprender a fazer do bom e do bonito e dar conforto às nossas barrigas, sedentas de fome (e gula). Mas já chega de conversa: vamos aos cursos de cozinha antes que a vontade esfrie.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops

De dia, de noite, às voltas, a subir ou a descer. A arte fotográfica para amadores não se esgota nos filtros do Instagram. Para revelar o seu lado artístico, explore a sua veia mais objectiva com estes cursos de fotografia em Lisboa: se não conseguir entrar já na próxima turma (nos casos em que se aplica), pode sempre esperar pela próxima edição do curso ou do workshop, uma vez que acontecem regularmente. Vá lá, esqueça a lente dos smartphones de uma vez por todas e brilhe nas redes sociais com fotografias que parecem profissionais.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade