Global icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Quer ser barista? Espreite estes cursos de café em Lisboa

Quer ser barista? Espreite estes cursos de café em Lisboa

Aprender a fazer um bom café é hoje uma arte. Do grão à chávena, há um mundo para descobrir e estes cursos de café em Lisboa não o deixam dormir em serviço.

Café
Unsplash
Por Renata Lima Lobo |
Publicidade

Quando se fala em café de especialidade, fala-se também de aromas, de acidez, de notas florais, de triagem dos melhores grãos e por aí fora. Aprender tudo sobre café é também tornar-se um pequeno cientista de laboratório, um conhecedor profundo das melhores características do café, da colheita até à chavena. Sabe distinguir um robusta de um arábica? Sabe qual é o ponto de torra ideal para o café de filtro ou café expresso? É mesmo preciso um curso e em Lisboa começa a ter algumas opções para aprender uma das profissões da moda. Ora, espreite estes cursos de café em Lisboa.

Recomendado: E você, sabe qual é a maneira mais complicada de pedir um café?

Quer ser barista? Espreite estes cursos de café em Lisboa

academia do cafe
©Academia do Café
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Academia do Café

icon-location-pin Sete Rios/Praça de Espanha

Sandra Azevedo, engenheira agroalimentar com formação em café para dar e vender, descobriu a sua paixão pelo café no virar do século e não demorou muito tempo a publicar um livro: Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre o Café (2004), uma espécie de bíblia sobre a história, cultivo, variedades, receitas ou a forma de saborear uma das bebidas mais populares do planeta. Certificada como Provadora de Café, Sandra é também a fundadora desta academia e uma das raras pessoas no país com o Coffee Diploma da SCAE (Speciality Coffee Association of Europe), o que lhe permite certificar nos seis módulos do Coffee Diploma System: Introduction to Coffee, Green Coffee, Roasting, Sensory Skills, Brewing e Barista Skills. Na academia encontra formação para níveis básico, intermédio e profissional, como Brewing Nível Intermédio (16 horas), Competências Sensoriais Nível Básico (12 horas); Competências de Barista Nível Básico (12 horas); Torra Nível Básico (12 horas) ou Competências de Barista Nível Básico (12 horas). Os preços estão sob consulta.

delta q avenida
©Delta
Restaurantes, Cafés

Delta Q

icon-location-pin Avenida da Liberdade

O número de executivos por metro quadrado é elevado, ou não estivesse o Delta Q situado na Avenida da Liberdade. Adivinham-se cafés tomados a correr, entre telefonemas, sucedâneos de refeição em menus de sandes igualmente rápidas e cafés de final do dia, prolongados por um copo ou pela preguiça de ir para casa. Para se manter ainda mais acordado, todos os domingos nas lojas Delta Q pode descobrir os segredos para um expresso perfeito, cortesia dos baristas da casa, que também ensinam a criar bebidas à base de café nos workshops Barista Delta Q. As inscrições fazem-se em www.mydeltaq.com.

Publicidade
cafe
©Roos Oosterbroek/Unsplash
Bares

Ás de Copos

icon-location-pin São Vicente 

É uma empresa de eventos que dá cartas no campeonato dos cocktails, da mistura de ingredientes à arte de apanhar copos e shakers em pleno voo. E inclui a Escola de Bar, de onde saem bartenders profissionais, com cursos de vários níveis e uma panóplia de formações complementares. É o caso da formação Café & Hot Drinks (90€), mas terá de esperar pelo Verão para apanhar Marta Mimoso, Coffee Master da Nespresso que vai ensinar tudo sobre a génese do café e a fazer os melhores cocktails cafeínados. A próxima data no calendário da escola está marcada para 27 de Agosto (terça-feira) e a formação volta a acontecer a 29 de Outubro (terça-feira) e a 19 de Dezembro (quinta-feira). As inscrições estão abertas.

aeropress
©DR
Restaurantes, Cafés

Café de Finca

icon-location-pin Alcântara

A cafeteira AeroPress tem feito as delícias de aspirantes a baristas (e de baristas também) e a única energia que precisa é a sua para prensar o café misturado com água quente contra um filtro. Deu origem a campeonatos de AeroPress por todo o mundo e pode começar a preparar-se num dos workshops de AeroPress gratuitos do Café de Finca, onde ensinam as melhores maneiras de preparar café na maquineta (e há muitas). A intenção do Café de Finca passa também por partilhar conhecimentos e trocar opiniões sobre os diferentes tipo de café de especialidade, bem como as melhores receitas. Os workshops aconteceu uma vez por mês, por isso fique atento a novidades na página oficial de Facebook.

Aprenda outras coisas

Coisas para fazer

À procura de aulas de pintura em Lisboa? Dizemos-lhe onde

Tal como Arles serviu de inspiração a Van Gogh, Lisboa pode servir de inspiração para a sua próxima obra. Mesmo que ainda não tenha comprado os pincéis. Em Lisboa há academias e ateliers com profissionais que lhe emprestam (bom, na verdade vendem) um pouco da sua sabedoria a quem não tem tempo ou vontade de abraçar agora um percurso académico. 

maquilhagem
©DR
Coisas para fazer

Entre pincéis e batons, conheça estes cursos de maquilhagem em Lisboa

Ter um aparador em casa recheadinho de maquilhagem que lhe serve de stand de trabalho para se embonecar todos os dias é o ponto de partida para admitir que sofre de um fanatismo qualquer perante pincéis, batons, sombras, bases, iluminadores, blushes ou eyeliner. Desde maquilhagem mais simples, à indústria da moda e do cinema, conheça estes cursos de maquilhagem em Lisboa.

Publicidade
Máquina fotográfica antiga
Fotografia: Mauro Gonçalves
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Próxima objectiva: cursos de fotografia em Lisboa

De dia, de noite, às voltas, a subir ou a descer. A arte fotográfica para amadores não se esgota nos filtros do Instagram. Para revelar o seu lado artístico, explore a sua veia mais objectiva com estes cursos de fotografia em Lisboa: se não conseguir entrar já na próxima turma (nos casos em que se aplica), pode sempre esperar pela próxima edição do curso ou do workshop, uma vez que acontecem regularmente.

More to explore

Publicidade