A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
sushi

Largue os pauzinhos e faça um destes cursos de sushi em Lisboa

Peixe, arroz, umami e muito jeito. Se lhe falta o último ingrediente, há muitos cursos de sushi em Lisboa e nos arredores.

Raquel Dias da Silva
Sebastião Almeida
Escrito por
Raquel Dias da Silva
e
Sebastião Almeida
Publicidade

O sushi é associado sobretudo a peixe cru, mas a sua origem está na verdade relacionada com uma técnica de conservação em arroz avinagrado, embora o prato japonês, como actualmente o conhecemos, deva muito ao niguiri sushi (arroz avinagrado enformado com as mãos, servindo de cama a uma fatia de peixe cru) e ao cientista Kinunae Ikeda, que em 1907 descobriu um quinto sabor, o do ácido glutâmico, conhecido por umami (“gosto saboroso e agradável”), que patenteou no ano seguinte. Mas isso é para descobrir em livros sobre a gastronomia nipónica, como o Arigato – 10 anos de sushi em Portugal (2018), de Cristina Cordeiro, que reconstrói uma história muito mais antiga do que a do restaurante do Campo Pequeno. É que esta lista é para ler rápido: o objectivo é mesmo pôr as mãos na massa, neste caso no peixe e no arroz. Preparado para se tornar um sushiman respeitável?

Recomendado: Os melhores restaurantes japoneses em Lisboa

Cursos de sushi em Lisboa

  • Restaurantes
  • Cascais

No Tamariz Restaurante Bar pode desfrutar de uma vista soberba sobre a praia, enquanto saboreia uma deliciosa refeição de sushi e outras iguarias japonesas, como gyosas de frango com legumes, tártaro de salmão e sashimi. Mas também pode aprender a fazer sushi. O grupo Fullest, dono deste restaurante no Estoril, tem um serviço com três vertentes e uma delas é um workshop, leccionado pelo Chef Caio Mendes, para aprender técnicas e métodos de preparação, ingredientes, utensílios necessários e modos de confecção. No fim, tem direito à degustação e a um diploma de participação. Não há datas agendadas, mas se conseguir convencer mais nove amigos ou a família inteira pode marcar para quando lhe for mais conveniente. Se estiver sozinho, reserve um lugar na mesma. Quando a Fullest receber um mínimo de dez inscrições, volta a entrar em contacto consigo para acertar os detalhes.

Preço: 50€ (inclui formação, degustação e diploma de participação)

Mais cursos

Agarrá-los pelo estômago: os melhores cursos de cozinha em Lisboa
  • Coisas para fazer

Estamos prontos para sermos arrebatados por um prato feito como mandam as regras, um petisco inesperado ou um cocktail conversador. Podem mandar vir de onde quiserem: do Japão, da Índia, da China ou até de outras origens portuguesas. O importante é homenagear estas belas gastronomias – e a nossa, pois claro – e dar conforto às barrigas, sejam elas de freiras ou de cidadãos sem hábitos cinzentos. Chega de conversa: vamos aos cursos de cozinha antes que a vontade esfrie.

  • Coisas para fazer

Olha para o rótulo e pouco ou nada lhe diz. Depois de vertido no copo, faz aquele gesto de especialista e sente o aroma do vinho – continua sem perceber as características do que está prestes a beber. Se estes problemas o apoquentam há quem o possa ajudar – e não, não precisa de ser um sommelier para dar uns toques no mundo vínico.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade