Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Largue os pauzinhos e faça um destes cursos de sushi em Lisboa

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

sushi

Largue os pauzinhos e faça um destes cursos de sushi em Lisboa

Peixe, arroz, umami e muito jeito. Se lhe falta o último ingrediente, há muitos cursos de sushi em Lisboa e nos arredores.

Por Raquel Dias da Silva e Sebastião Almeida
Publicidade

O sushi é associado sobretudo a peixe cru, mas a sua origem está na verdade relacionada com uma técnica de conservação em arroz avinagrado, embora o prato japonês, como actualmente o conhecemos, deva muito ao niguiri sushi (arroz avinagrado enformado com as mãos, servindo de cama a uma fatia de peixe cru) e ao cientista Kinunae Ikeda, que em 1907 descobriu um quinto sabor, o do ácido glutâmico, conhecido por umami (“gosto saboroso e agradável”), que patenteou no ano seguinte. Mas isso é para descobrir em livros sobre a gastronomia nipónica, como o Arigato – 10 anos de sushi em Portugal (2018), de Cristina Cordeiro, que reconstrói uma história muito mais antiga do que a do restaurante do Campo Pequeno. É que esta lista é para ler rápido: o objectivo é mesmo pôr as mãos na massa, neste caso no peixe e no arroz. Preparado para se tornar um sushiman respeitável?

Recomendado: Os melhores restaurantes japoneses em Lisboa

Cursos de sushi em Lisboa

sushi
sushi
Tamariz Restaurante Bar

Workshop de Sushi

Restaurantes Cascais

No Tamariz Restaurante Bar pode desfrutar de uma vista soberba sobre a praia, enquanto saboreia uma deliciosa refeição de sushi e outras iguarias japonesas, como gyosas de frango com legumes, tártaro de salmão e sashimi. Mas também pode aprender a fazer sushi. O grupo Fullest, dono deste restaurante no Estoril, tem um serviço com três vertentes e uma delas é um workshop, leccionado pelo Chef Caio Mendes, para aprender técnicas e métodos de preparação, ingredientes, utensílios necessários e modos de confecção. No fim, tem direito à degustação e a um diploma de participação. Não há datas agendadas, mas se conseguir convencer mais nove amigos ou a família inteira pode marcar para quando lhe for mais conveniente. Se estiver sozinho, reserve um lugar na mesma. Quando a Fullest receber um mínimo de dez inscrições, volta a entrar em contacto consigo para acertar os detalhes.

Preço: 50€ (inclui formação, degustação e diploma de participação)

Mais cursos

Agarrá-los pelo estômago: os melhores cursos de cozinha em Lisboa

Coisas para fazer

Estamos prontos para sermos arrebatados por um prato feito como mandam as regras, um petisco inesperado ou um cocktail conversador. Podem mandar vir de onde quiserem: do Japão, da Índia, da China ou até de outras origens portuguesas. O importante é homenagear estas belas gastronomias – e a nossa, pois claro – e dar conforto às barrigas, sejam elas de freiras ou de cidadãos sem hábitos cinzentos. Chega de conversa: vamos aos cursos de cozinha antes que a vontade esfrie.

vinho
©photo-nic.co.uk nic/Unsplash

Os melhores cursos de vinhos em Lisboa

Coisas para fazer

Olha para o rótulo e pouco ou nada lhe diz. Depois de vertido no copo, faz aquele gesto de especialista e sente o aroma do vinho – continua sem perceber as características do que está prestes a beber. Se estes problemas o apoquentam há quem o possa ajudar – e não, não precisa de ser um sommelier para dar uns toques no mundo vínico.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Também poderá gostar

        Publicidade