Ficar em forma em Monsanto

Se quer ficar em forma sem gastar um tostão, pode descobrir em Monsanto um verdadeiro ginásio ao ar livre.

Fotografia: Arlindo Camacho

Arena de piqueniques, megapavilhão polidesportivo sem tecto, destino de eleição para apreciadores de baloiços e escorregas. Monsanto é muito mais do que aquele lugar onde se vai uma vez por ano a um casamento. Monsanto é, sem discussão possível, o pulmão da cidade. Mas podemos vê-lo também como o pulmão extra que ajuda a respirar os lisboetas em todas as idades. Sobre rodas (de skate ou de bicicleta), a marcar cestos, a trepar paredes, de raquetes em punho ou a correr: em Monsanto há opções para todos os gostos na hora de fazer exercício físico. 

Recomendado: O melhor de Monsanto

 

Ficar em forma em Monsanto

Patinagem/Skate

Patinagem/Skate

O skate park da Alameda Keil do Amaral
 foi desactivado, mas sobrou uma superfície plana que podemos interpretar como um ringue de patinagem. No Parque Recreativo dos Moinhos de Santana há aquele que talvez seja o half pipe preferido dos dentistas sádicos de Lisboa – pequeno 
e potencialmente letal.

BMX

BMX

Ora aqui está uma sigla que nos enche de nostalgia. Tudo porque outra sigla, BTT, domina desde os anos 90 a nossa vida sobre duas rodas a pedal. Mas em Monsanto há uma pista onde pode voltar aos tempos de glória dos saltos, das rampas e dos joelhos esfolados. A pista de BMX fica perto do parque de merendas da Alameda Keil do Amaral, do lado esquerdo de quem caminha em direcção ao auditório.

Publicidade
Mesatenismo

Mesatenismo

Há mesas de pingue-pongue ao ar livre 
em óptimas condições junto ao Parque de Merendas da Alameda Keil do Amaral. A sua utilização é completamente gratuita mas é preciso levar raquetas e bolas próprias para a prática de ténis-bonsai (tradução de pingue-pongue que inventámos agora).

Escalada

Escalada

Quer trepar pelas paredes acima relaxadamente – e não durante um ataque de fúria? Em Monsanto pode fazê-lo na Mata de São Domingos de Benfica, onde há uma torre de oito metros, e no Parque da Pedra, onde, para além de uma parede artificial de 12 metros, há três boulders: blocos de pedras que se podem enfrentar sem equipamento, como cordas ou mosquetões.

Publicidade

Ténis

O Clube de Ténis de Monsanto (actual Centro de Ténis) é quase tão antigo como o parque florestal onde está inserido – relembramos que Monsanto como o conhecemos começou a ser montado na década de 30. O edifício
 tem assinatura do arquitecto Keil do Amaral
 e é um resistente da aquitectura do Estado Novo. Lá dentro há 12 campos de ténis, sete de terra batida e cinco de piso rápido. Os campos podem ser reservados a partir da aplicação AirCourts e custam 7,50€/hora. O restaurante do clube reabriu na Primavera deste ano e é uma boa opção para almoçar por aquelas bandas.

Centro de Ténis Monsanto - Estrada do Alvito, 21 363 8073, Seg-Sex, 08.00-21.00, Sáb-Dom, 08.00-19.30.

Ler mais
Alcântara
BTT

BTT

Uma das espécies mais comuns que se pode avistar em Monsanto é o Homo sapiens licradus. É fácil encontrá-lo na berma das estradas principais, pedalando, ou até mesmo nos trilhos mais recônditos da floresta. Distinguem-se dos outros Homo sapiens pelo uso ostensivo de licra e costumam montar bicicletas caras, objectos que, se pudessem falar, gritariam: “Crise de meia idade!” Há vários trilhos em Monsanto, com níveis de dificuldade diferente para todo o tipo 
de pedaladores: a volta da água, a rota do planalto ou o trilho dos moinhos do mocho, entre outros. Dia 22 de Outubro vai haver uma prova oficial de BTT de 25 ou 50 quilómetros.

As inscrições estão abertas e custam 12€ em www.bttmonsanto.pt. Se a sua bicicleta (e a sua licra) ficou cheia de lama depois de um passeio mais radical saiba que há um lava-bicicletas perto do Auditório Keil do Amaral.

Publicidade

Circuitos de manutenção

Há vários espalhados no parque. O 
da Alameda Keil do Amaral está mais vocacionado para a terceira idade, mas em Monte Verde, Parque do Calhau e Penedo há circuitos mais complexos e desafiantes.

Trail Running

Trail Running

Em qualquer sítio em Monsanto pode 
correr. Em bom rigor, em qualquer ponto da cidade pode dar corda aos sapatos. Mas pelo parque florestal passeiam-se vários grupos organizados de corredores disfarçados de animais. Senão vejamos:


Treino da Coruja: todas as quartas às 19.30 com hora e meia de corrida a um ritmo moderado, por alcatrão, estrada de terra batida e trilhos. O ponto de encontro é no Mc Donald’s do Restelo.

Tartarugas Solidárias: corridas aos sábados de manhã (08.15) com uma primeira parte de 5 ou 6 km mais acessíveis e uma segunda parte mais exigente. Os corredores encontram-se à hora marcada no estacionamento da Estrada do Penedo.


A Hora do Esquilo: Terça-feira, 06.00, parque de estacionamento da Estrada do Penedo. É tudo o que precisa de saber para participar nesta loucura da Monsanto Running Team. Ah, também convém estar em boa forma: a corrida é por trilhos, pouco acessível a corredores inexperientes.

Publicidade
Basquetebol

Basquetebol

É um dos desportos das aulas de Educação Física com menos presença no nosso dia-a-dia, sendo apenas ultrapassado pelo corfebol
– que raio, quem é que joga corfebol fora da escola? Em Monsanto os praticantes desta modalidade podem tirar a barriga de misérias. Há três belíssimos campos ao lado do Miradouro do Moinho do Penedo (Estrada do Penedo) com uma excelente vista para o rio para desfrutar sempre que tirar os olhos da bola.

Lisboa em forma

Odeia ginásios? Experimente treinar ao ar livre em Lisboa

Os grupos de treino que praticam exercício físico ao ar livre multiplicam-se e são a solução perfeita para quem não gosta de treinar enfiado dentro de um ginásio. À beira-mar, à beira-rio ou fazendo uso dos altos e baixos de Lisboa, conheça oito grupos de treino ao ar livre. 

Ler mais
Por Mariana Correia de Barros
Publicidade

Dê ao pedal: sítios onde alugar bicicletas em Lisboa

Há quem passe o dia a catarolar a velha música dos Queen "I want to ride my bicycle/ I want to ride my bike" sem duas rodas em casa que possa usar. Estes são os lugares onde alugar bicicletas em Lisboa e tirar a barriga de misérias no que toca a pedalar. 

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Os melhores sítios para praticar yoga em Lisboa

Ao ar livre ou dentro de portas, o yoga é uma modalidade em crescendo. Cada vez mais pessoas começam a preocupar-se em ter um estilo de vida saudável. Lugares clean e tapetes de borracha alinhados simetricamente pelo chão: tudo pronto para entrar em modo zen. 

Ler mais
Por Francisca Dias Real

Quatro personal trainers em Lisboa para ficar de olho

Prometem apertar com quem quer ficar em forma e testar os limites de quem ainda tem uns quilos a mais. São quatro personal trainers em Lisboa (se fizer bem as contas até são seis!) para ficar de olho. 

Ler mais
Por Mariana Correia de Barros
Publicidade

Comentários

0 comments