Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Podcasts sobre ciência para se manter informado

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

podcast
Fotografia: Malte Wingen/ Unsplash

Podcasts sobre ciência para se manter informado

Para ouvir curiosidades ou estar atento a novas descobertas, descubra estes podcasts sobre ciência

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

O contributo da ciência para a sociedade é inquestionável. Melhora a educação e qualidade de vida das pessoas, reduz desigualdades e constrói pontes. Mas nem sempre é fácil perceber como ou porquê. Nestes podcasts sobre ciência, aprender é mais fácil e muitas vezes até divertido. A receita é simples: misturar rigor com descontracção ou humor, para explicar biologia, astrofísica e até aerodinâmica. Em português de Portugal ou do Brasil ou em inglês, reunimos uma série de podcasts sobre ciência para se manter informado sem complicações – e não nos esquecemos dos miúdos, que vão gostar de saber porque é que os nossos pés cheiram a chulé ou por que é que as tartarugas marinhas estão a desaparecer.

Recomendado: Desafio Time In: experimentar uma coisa nova por dia

Podcasts sobre ciência para se manter informado

Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia

1. Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia

Por que é que a pimenta arde na boca? O que é a internet? As estrelas cadentes caem mesmo? Como é que os nossos telemóveis sabem onde nós estamos? O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em associação com a rádio Zig Zag, produz este podcast para a família toda onde, num minuto, traduz por miúdos uma questão de ciência.

90 segundos de ciência
90 segundos de ciência
90 segundos de ciência

2. 90 segundos de ciência

Dar a conhecer a ciência que se faz em Portugal é o objectivo deste premiado programa de rádio da Antena 1. Os episódios têm, como o nome indica, apenas 90 segundos e os radialistas são os próprios cientistas, de exactas ou humanas, que em tempo recorde contam o que fazem e por que o fazem. 

Publicidade
45 graus
45 graus
45 Graus

3. 45 Graus

Neste projecto independente de José Maria Pimentel, onde se discutem os grandes temas da actualidade, as conversas são sempre intensas, mas descontraídas. Entre os episódios dedicados à ciência, encontra tanto reflexões sobre a importância da investigação como sobre doenças psquiátricas, a psicologia do amor, o envelhecimento celular ou a mais recente pandemia provocada pelo novo coronavírus. Em dois especiais dedicados à Covid-19, participam especialistas em virologia e epidemiologia, para ajudar a divulgar mais informação sobre o vírus, com mais tempo e menos constrangimentos.

fricção científica
fricção científica
Fricção Científica

4. Fricção Científica

Durante mais de dez anos, Isilda Sanches foi uma das vozes da Rádio Oxigénio. Nesta rubrica da RTP, dá conta da ciência na perspectiva do curioso, sempre em menos de três minutos e com base em notícias verdadeiras e fidedignas, sobre descobertas, estudos, experiências e até teorias. Um dos mais recentes episódios explica por que é que o vírus da Covid-19 não é manipulado.

Publicidade
ciência com impacto
ciência com impacto
Ciência Com Impacto

5. Ciência Com Impacto

Uma hora de conversa, de perguntas incómodas ou de questões pertinentes, para saciar a curiosidade e divulgar as mais recentes descobertas científicas, que impactam as nossas vidas e a sociedade. É a proposta deste podcast, que é parte de um projecto maior da Universidade de Aveiro, que inclui ainda o lançamento de vídeos temáticos de três minutos. O primeiro episódio saiu a 13 de Março e é sobre conservação de mamíferos marinhos.

Música Com Ciência
Música Com Ciência
Música Com Ciência

6. Com Ciência

Este programa da Udesc Joinville, universidade pública brasileira, apresenta a história e a ciência por detrás de vários instrumentos musicais. Por exemplo, sabia que a frequência natural da voz é definida pelo comprimento das pregas vocais? Ou que, entre o século XVI e o século XIX, os grupos de ópera italianos mandavam castrar  os rapazes antes da puberdade para preservar a sua voz aguda? Como estas, há muitas mais curiosidades por descobrir.

Publicidade
Science VS
Science VS
Gimlet Media/ Science VS

7. Science VS

Este podcast nasceu na Austrália pelas mãos da jornalista Wendy Zukerman, mas passou a ser produzido nos EUA, depois de ter sido comprado em 2016 pela Gimlet Media. A premissa para qualquer episódio é sempre a mesma: confrontar declarações e perguntas sobre um determinado tema com factos e pesquisa científica, sempre com a ajuda de especialistas e através de uma linguagem acessível. Por entre as piadas (muitas vezes secas) da apresentadora, desmontam-se questões sobre imigração, asteróides e até o coranavírus, que já tem uma série de cinco episódios.

StarTalk
StarTalk
StarTalk

8. StarTalk

Ciência e cultura popular colidem neste podcast, apresentado pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson e os seus convidados, que vão desde comediantes até outras personalidades do mundo do entretenimento, mas também da ciência. O coronavírus já é um dos temas abordados num dos episódios e há uma rubrica dedicada a responder a perguntas dos ouvintes sobre o Universo.

Publicidade
Science Rules! with Bill Nye
Science Rules! with Bill Nye
Science Rules! with Bill Nye

9. Science Rules! with Bill Nye

O cientista, comediante e apresentador de televisão William Nye, mais conhecido por Bill Nye the Science Guy, lançou este podcast – que já conta com 41 episódios, dos quais dois são dedicados ao novo coronavírus –  em 2019. Com a ajuda do seu co-apresentador, o jornalista Corey S. Powell, vários especialistas e convidados especiais, Bill Nye tenta responder a perguntas sobre ciência de forma simples e interessante.

Mais coisas para fazer em casa

Feud: Bette and Joan
©IMDB

As melhores séries do momento

Filmes

Não param de se estrear novas e boas séries. Com a chegada da Netflix, HBO, Amazon Prime e outras tantas ao radar nacional, a vida ficou bastante mais complicada. No bom sentido, claro, por isso tenha atenção aos spoilers que aqui vai ver e siga as nossas sugestões das melhores séries do momento.

Publicidade
papel
Domínio público

Para se divertir com estes jogos só precisa de papel e caneta

Coisas para fazer

Uma boa forma de se entreter em casa é tirar o pó às consolas ou aos jogos de tabuleiro. Mas, como nem todos temos a última novidade, o melhor mesmo é relembrar os clássicos da nossa infância. Ainda sabe jogar à Forca, ao Stop ou ao Detective? Para se divertir com estes jogos só precisa de papel e caneta. Não é preciso gastar dinheiro nem de ir lá fora para se entreter. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade