Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Sete podcasts sobre maternidade em português

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

maternidade
Fotografia: Paige Cody/ Unsplash

Sete podcasts sobre maternidade em português

Ser mãe não é pêra doce. Se precisa de uma vozinha no ombro a ajudar, ouça estes podcasts sobre maternidade

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

Como preparar o parto, como sobreviver ao parto, como não deixar os miúdos morrer à fome quando eles não querem comer nada ou quando só querem comer porcarias, como lidar com os miúdos durante as birras no supermercado ou durante o resto da vida no geral. Estas são apenas menos de meia dúzia das muitas, tantas, infinitas questões que atormentam tanto as mães de primeira viagem como as que já têm experiência suficiente para montar uma equipa de futebol. É que, por mais livros sobre parentalidade que existam, não há em lado nenhum o guia perfeito sobre como ser uma mãe sem stress. Mas há luzes ao fim do túnel. Neste caso vozes. De outras mães com as mesmas dúvidas e algumas soluções testadas e comprovadas, mas também de especialistas em parentalidade ou alimentação infantil. É ouvir e relaxar.

Recomendado: Dez podcasts portugueses para ocupar os dias

Sete podcasts sobre maternidade em português

a Mãe é que sabe
a Mãe é que sabe
a Mãe é que sabe

1. a Mãe é que sabe

O podcast de Joana Paixão Brás e Joana Gama surgiu para – ao contrário do que fazem no blogue e canal de Youtube a Mãe é que sabe  se falar de tudo menos de maternidade (embora de vez em quando, sem saberem bem como, se confrontem com a problemática). “Porque nós também somos mulheres”, justificam as autoras, que conversam sobre temas tão diversos como a amizade entre mulheres, medos e sonhos, amor e sexo e até sobre “as melhores séries de sempre”. 

Isto de Ser Mãe
Isto de Ser Mãe
Isto de Ser Mãe

2. Isto de Ser Mãe

Este podcast sobre parentalidade da Rádio Observador está em interregno, sem perspectivas de reanimar, mas encare os mais de dez episódios disponíveis como uma primeira temporada. As apresentadoras são duas jornalistas que são mães e conversam com diferentes convidados, desde escritores a mães depois dos 40, sobre os principais desafios dos pais, mas também sobre as maiores preocupações do dia-a-dia da rotina dos miúdos. A relação das crianças com a tecnologia, o sono dos bebés, a importância de brincar, o papel dos avós ou o drama da infertilidade são algumas das questões já abordadas. 

Publicidade
Mommy Talks
Mommy Talks
Mommy Talks

3. Mommy Talks by Essence

As dúvidas na maternidade são muitas, mas a especialista em medicina chinesa Filipa Teles, da clínica de bem-estar Essence Prime Care, promete responder a tudo com a ajuda das mamãs Catarina Gaspar e Catarina Barreiros, e também de convidadas de diferentes áreas. Da pré-concepção até à pedagogia Montessori, passando pelo feng shui no quarto, os mitos da amamentação ou o dia-a-dia com um recém-nascido, neste podcast fala-se sobre todas as alegrias e desafios da maternidade – incluindo sobre como é estar em quarentena com bebés.

Mum's the Boss
Mum's the Boss
Mum's the Boss

4. Mum's the Boss

Especialista em parentalidade positiva, Magma Gomes Dia é a autora do blogue e podcast Mum's the Boss, onde fala sobre educação e tantas outras questões colocadas por muitos pais, como as melhores formas de resolver conflitos entre irmãos, os lados “B” dos presentes de Natal ou o que fazer quando os avós se metem em demasia. Com mais de meia centena de episódios, Magda também já abordou o coronavírus e o não-cumprimento do isolamento social por parte dos adolescentes e dos idosos. 

Publicidade
na cadeira da papa
na cadeira da papa
Na Cadeira da Papa

5. Na Cadeira da Papa

Leonor Cício começou a escrever o blogue Na Cadeira da Papa em 2015, que documenta desde então a sua missão diária de construir uma boa relação entre os filhos e a comida. Por entre aventuras familiares, receitas e dicas sobre alimentação infantil, Leonor resolveu começar um podcast homónimo para responder a questões relacionadas com a maternidade, tão diversas como a importância de deixar as crianças brincar com a comida até ao desespero das birras, passando pela gestão familiar ou os melhores destinos para crianças. Durante este período de isolamento social, têm saído episódios sobre o coronavírus.

Puericooltura
Puericooltura
Puericooltura

6. Puericooltura

“Um podcast para mamãs Millennial”, assim é apresentado este podcast de Joana Guerra Tadeu, especialista em minimalismo e desperdício zero. Com direito a convidadas de vez em quando, como a humorista Joana Gama ou uma especialista em sono de bebés, fala-se da maternidade sem filtros: do parto, da amamentação, da falta de sono, do divórcio, de fraldas reutilizáveis e até de epifanias em isolamento, provocadas pela actual pandemia de covid-19. Com leveza e humor, Joana explica como reconsiderar a questão dos filhos “que honestamente gostávamos de atirar pela janela fora” ou sobre como “espera que a prisão domiciliária ensine uma lição doméstica a quem perpetua o patriarcado”.

Publicidade
Vou dizer à Mãe
Vou dizer à Mãe
Vou dizer à Mãe

7. Vou Dizer à Mãe!

A primeira série de conversas deste podcast sobre os desafios da maternidade conta com exactamente meia centena de episódios, onde Verina Fernandes e Mariana Bacelar falam sobre as suas próprias aprendizagens, leituras e reflexões. Como lidar com a “filha da mãe” da culpa, qual a hora certa para ser mãe, o que esperamos de um bom professor ou como ser uma autoridade para as crianças são apenas algumas das perguntas colocadas e respondidas nos vários episódios disponíveis, para ouvir sempre em menos de uma hora.

Coisas para fazer com crianças em casa

Desafio - Uma ideia por dia
DR

Desafio Time In: uma ideia por dia para entreter as crianças

Miúdos

Vamos admitir: ficar em casa sem data para sair não é fácil e pode bem ser fonte de problemas. Com crianças então, tudo se complica. A frustração de não poder ir ao jardim, aos baloiços ou aos avós é difícil de gerir e a ansiedade e inquietação vão crescendo. A pensar nisso tudo, e a lutar também deste lado por uma nova normalidade, fomos à procura de ideias para entreter as crianças. 

Hora do conto com a actriz Sofia Correia
DR

Coisas para fazer com os miúdos dentro de casa

Miúdos

Ver televisão o dia inteiro está fora de questão – mas também não seja intransigente, um episódio por dia nem sabe o bem que lhes fazia (a eles e ao pais!). Entre leituras, pinturas, cozinhados e trabalhos manuais, o que não falta são coisas para fazer com os miúdos dentro de casa. Boa sorte! 

Publicidade
papel
Domínio público

Para se divertir com estes jogos só precisa de papel e caneta

Coisas para fazer

Uma boa forma de se entreter em casa é tirar o pó às consolas ou aos jogos de tabuleiro. Mas, como nem todos temos a última novidade, o melhor mesmo é relembrar os clássicos da nossa infância. Ainda sabe jogar à Forca, ao Stop ou ao Detective? Para se divertir com estes jogos só precisa de papel e caneta. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade