Quatro visitas guiadas no Lisboa por Dentro

O Aeroporto e as suas portas proibidas, a estrutura subterrânea que serviu a Expo 98, os caminhos da água lisboeta e as Galerias Romanas. Até 8 de Abril viva o subsolo no Lisboa por Dentro

©José Avelar

Se é para aprofundar, que o façamos com estilo, que o façamos perante lugares que merecem essa vistoria. Sobretudo quando não depende da nossa vontade. As quatro visitas que o Lisboa por Dentro promove são uma rara oportunidade de ter a cidade por cima da sua cabeça. No fundo, conhecê-la a um outro nível, estreitar relações, vá.

São elas o Aeroporto Humberto Delgado, a Galeria Técnica do Parque das Nações, o Reservatório da Patriarcal e as Galerias Romanas da Rua da Prata. Apesar de estarem disseminadas pela programação do Lisboa por Dentro, que decorre até 8 de Abril, as primeiras visitas arrancam dia 10 de Março com o Aeroporto de Lisboa. Despache-se e telefone, que tudo requer inscrição prévia. Da mesma forma que tudo é entrada livre. 

Saiba mais sobre o Lisboa por Dentro na Time Out desta semana. 

Quatro visitas guiadas no Lisboa por Dentro

Aeroporto Humberto Delgado

Experimente começar uma viagem no aeroporto sem tirar os pés do chão. A ideia é que nunca mais volte a olhar para o Aeroporto Humberto Delgado da mesma maneira. Vai poder percorrer o percurso feito diariamente por milhares de passageiros, mas entrando em todas aquelas portas proibidas e descobrindo o que há lá atrás. Cá fora, vai visitar a zona da falcoaria, onde vivem as aves de rapina que mantêm o espaço aéreo livre da passarada. 

10,11,17 e 18 de Março. 10.00-10-30. Entrada livre. Inscrições:visitaslisboadentro@ egeac.pt 

Galeria Técnica do Parque das Nações

Para começar: fazia ideia que o subsolo do Parque das Nações tinha uma Galeria Técnica? A plataforma foi construída para servir a estrutura da Expo 98. Por lá vivem redes de telecomunicações em fibra óptica, bem como os serviços públicos da água e electricidade. Serve gente que deseja obter mais conhecimentos técnicos, mas também alimenta a curiosidade de lisboetas que gostam do subsolo. Entra na Rua do Mar Vermelho até à Rua do Mar da China.

Alameda dos Oceanos, Parque das Nações. 9,16,23 de Março.11.00- 12.30. Inscrições: visitaslisboadentro@egeac.pt.

Publicidade

Reservatório da Patriarcal

Entre o Reservatório da Patriarcal (no Jardim do Príncipe Real) e a Rua do Século, este percurso segue os trilhos subterrâneos da água. Do Aqueduto das Águas Livres para a cidade de Lisboa por uma rede de galerias abaixo do solo, naquela que até finais do século XIX, foi o único meio de abastecimento hidráulico da cidade.

30 de Março, 15.00 e 16.00. 31 de Março, 18.00, 19.00, 20.00. 1 de Abril, 18.00, 19.00, 20.00. Entrada livre. Inscrições: 21 810 0215

Galerias Romanas da Rua da Prata

Não é inédito, mas raro certamente. As Galerias Romanas da Rua da Prata só são abertas duas vezes por ano. Bom, agora são três. Datadas do início do século I, são um atalho para o Império Romano, ou, pelo menos, para o seu imaginário. É de relembrar ainda que esta estrutura só foi descoberta depois do terramoto de 1755.

6, 7 e 8 de Abril 10.00-19.00. Inscrições: 21 751 3256

Publicidade

Mais coisas para fazer em Lisboa

Grátis em Lisboa esta semana

Trazemos-lhe cinco sugestões para aproveitar, à borla, tudo o que a cidade tem para oferecer esta semana.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

Os melhores concertos em Lisboa esta semana

Por toda a cidade há concertos. Alguns valem mais a pena do que outros, por isso siga as nossas sugestões dos melhores concertos em Lisboa esta semana.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Oito coisas para fazer sozinho em Lisboa

Dispa o pijama, saia de casa e aproveite para passar tempo de qualidade com a pessoa mais importante da sua vida: você. Damos-lhe oito motivos para celebrar a cidade de forma ímpar, sem nunca se sentir sozinho. Vale tudo menos dar de comer aos pombos (não faça isso, é deprimente).

Ler mais
Por Luís Leal Miranda

10 coisas românticas para fazer em Lisboa

Ainda não sabe o que fazer no Dia dos Namorados? Temos várias ideias românticas para fazer às prestações, ou então abraçar a lamechice e fazer tudo de uma assentada só.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Comentários

0 comments