A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
João Pinto
Fotografia: Manuel MansoO humorista João Pinto

Os espectáculos de humor que tem de ver nos próximos meses

A agenda cultural em Lisboa está cheia de bons motivos para começar o ano com fortes gargalhadas.

Escrito por
Joana Moreira
Publicidade

O ditado bem diz que rir é o melhor remédio e o ano de 2022 parece ter percebido a mensagem. Durante os próximos meses, a agenda da cidade enche-se de espectáculos de comédia, seja na forma de solos de humoristas altamente preparados nas grandes salas da capital, bares de stand-up comedy que acolhem projectos que obrigam a dar largas à imaginação, ou podcasts gravados ao vivo que prometem deixar o público ao rubro.

Recomendado: Bares com stand-up comedy em Lisboa

  • Comédia
  • Espetáculos individuais
  • Santa Maria Maior

Jimmy Carr regressa a Portugal em Setembro com mais um espectáculo de stand-up. O humorista britânico traz a Lisboa um solo sobre todo o tipo de coisas terríveis. "Coisas terríveis que podem ter-te afetado, a ti e às pessoas que amas e conheces. Mas são apenas piadas, e não essas coisas terríveis", lê-se na sinopse. Carr esteve em Portugal pela última vez em 2019, com espectáculos esgotados.

Mais espectáculos em Lisboa

  • Teatro

A classe artística nunca parou de arranjar novas formas de se exprimir e mostrar trabalho ao longo desta pandemia. Enquanto as salas estiveram fechadas, apostaram as fichas todas na internet. Semana após semana continuaram a estrear novas peças de teatro em streaming. Até, finalmente, o sector da cultura voltar a abrir portas. Desde então tem-se apostado tanto na reposição de espectáculos, outrora cancelados, como em novas estreias. Há propostas culturais de diferentes géneros, nascidas em diferentes épocas e com diferentes intenções. Muitas vezes com a chancela dos melhores criadores, companhias e salas do país. Com as novas regras decretadas pelo Governo, é agora necessário apresentar um teste negativo à Covid-19 para poder assistir a qualquer espectáculo. Tirando isso, não tem desculpa: vá ao teatro.

  • Música
  • Música ao vivo

Se há coisa que a pandemia fez foi baralhar calendários. Assim como o Euro 2020 se jogou em 2021, boa parte dos melhores concertos pensados para 2020 só acontecerão em 2022 - alguns deles integrados em digressões que celebram efemérides com delay. Mas, depois de dois anos à míngua, parece que é desta. A agenda de concertos em Lisboa para este ano não deixa grande espaço para respirar. E esta é apenas a lista (em actualização) de concertos em nome próprio de artistas internacionais — dos espectáculos de portugueses e dos cartazes de festivais falaremos à parte. Na maior parte dos casos, as datas já mudaram várias vezes e há até stuações em que, quando os músicos enfim subirem a palco, teremos gente a segurar num bilhete há coisa de três anos. É de fã.

Publicidade
  • Teatro

Em Lisboa, não faltam opções para ir ao teatro, muitas delas com preços bem apetecíveis. Algumas, graças aos estranhos caminhos da programação e não ao desprezo do público, estão tão pouco tempo em cena que, a bem dizer, é preciso correr e ver, que isto nunca se sabe se e quando são repostas. Outras há que vêm de trás e para a frente continuam. Há de tudo nesta selecção, em constante actualização, e entre companhias históricas e emergentes, encenadores e actores conhecidos e outros ainda a esgravatar por um lugar, portugueses e estrangeiros, encontra-se um generoso conjunto de peças de teatro. Voltamos a abrir as portas das principais salas de teatro em Lisboa para lhe dizer o que reserva este bonito mês de Janeiro.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade