15 estreias de cinema para ver nos próximos meses

De Março a Dezembro, 15 estreias de cinema obrigatórias, de universos e abordagens distintas. Imprima e ponha na sua mesa de cabeceira

É sempre assim. Um dia é Fevereiro, no outro é Natal. Um dia são os Óscares e depois? Depois nada, depois é desatar a pesquisar o que aí vem e criar um calendário de idas ao cinema. Pronto, não é razão para se sentir obrigado a cumprir a nossa sugestão, mas, já sabe, homem organizado vale por dois.

Damos-lhe 15 boas razões – em forma de estreias de cinema – para estar atento e não ficar fora das conversas cinematográficas (sim, que isso pode causar trauma).

Desde blockbusters como Ready Player One – Jogador 1, de Steven Spielberg, Vingadores: Guerra do Infinito, dos irmãos Russo, ou Han Solo: Uma História de Star Wars, de Phil Lord, Christopher Miller e Ron Howard, a filmes mais comedidos e aplaudidos pela crítica internacional, como You Were Never Really Here, de Lynne Ramsay, ou O Museu das Maravilhas, de Todd Haynes – aqui há de tudo.

15 estreias de cinema para ver nos próximos meses

O Museu das Maravilhas

O mais recente filme de Todd Haynes, a partir do livro infanto-juvenil de Brian Selznick, que também assina a adaptação, foi ovacionado em Cannes no ano passado e bem recebido pela crítica internacional. Com Oakes Fegley, Julianne Moore e Michelle Williams.

Estreia a 22 de Março.

Ready Player One – Jogador 1

The Post ainda se encontra em sala, mas já há um novo filme de Steven Spielberg na calha: chama-se Ready Player One – Jogador 1 e adapta o popular livro de ficção científica de Ernest Cline. Com Tye Sheridan, Olivia Cooke, T. J. Miller e Simon Pegg, entre outros, é uma distopia futurista, mas alimentada pela nostalgia e o escotismo.

Estreia a 29 de Março.

Publicidade

Ilha dos Cães

Outra (relativa) distopia futurista. Neste filme de animação em stop-motion de Wes Anderson, o governo japonês baniu todos os cães para uma de ilha de lixo. Mas o pequeno Atari Kobayashi não aceita o destino do seu cão, e vai tentar reunir-se com ele. O elenco vocal é de luxo, e inclui nomes como Bryan Cranston, Edward Norton, Bill Murray, Jeff Goldblum ou Frances McDormand, entre outros.

Estreia a 25 de Abril.

Vingadores: Guerra do Infinito

Com ainda mais estrelas no elenco do que muitas galáxias perfeitamente dignas, Vingadores: Guerra do Infinito, o mais recente blockbuster dos irmãos Anthony e Joe Russo, coloca todos os heróis da Marvel frente ao vilão Thanos. O princípio do fim de anos e anos de histórias.

Estreia a 25 de Abril.

Publicidade

Deadpool 2

O primeiro Deadpool, de Tim Miller, foi uma surpresa. A Fox esteve quase para não o financiar, mas o filme protagonizado (e co-produzido) por Ryan Reynolds foi um sucesso. Contudo, a sequela teve um parto mais complicado, com o realizador original a abandonar o projecto, devido a diferenças criativas com o protagonista, que desta vez quis meter o dedo em tudo. A ver vamos.

Estreia a 17 de Maio.

You Were Never Really Here

Em 2010, Joaquim Phoenix protagonizou I'm Still Here, de Casey Affleck. E agora entra em You Were Never Really Here, de Lynne Ramsay. Mas de resto os filmes não têm nada a ver. Este é um thriller, inspirado num romance de Jonathan Ames, que foi premiado em Cannes.

Estreia a 17 de Maio.

Publicidade

Han Solo: Uma História de Star Wars

Alguma vez pensou como o Han conheceu Chewbacca ou quando ele vestiu o colete pela primeira vez? Este spin-off de A Guerra das Estrelas, realizado por Ron Howard e protagonizado por Alden Ehrenreich, responde a isso e muito mais.

Estreia a 24 de Maio.

Como Falar Com Raparigas em Festas

Terceira encarnação de Como Falar Com Raparigas Em Festas (How To Talk To Girls At Parties, no original). Começou por ser um conto de ficção científica do indispensável Neil Gaiman, foi adaptado para banda desenhada pelos irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon, e agora chega ao cinema pelas mãos do realizador John Cameron Mitchell (Shortbus). Com Elle Fanning, Alex Sharp e Nicole Kidman, entre outros nomes.

Estreia a 24 de Maio.

Publicidade

Incredibles 2 – Os Super-Heróis

The Incredibles: Os Super-Heróis, de Brad Bird, estreou-se há 15 anos e ainda não foi feito um filme de super-heróis melhor. A sua continuação estreia no Verão, e volta a ser realizada e escrita por Bird. Será que é desta que vemos um filme de super-heróis melhor do que o clássico animado da Pixar?

Estreia a 28 de Junho.

Não Te Preocupes, Não Irá Longe a Pé

Estreado este ano em Sundance, o novo filme de Gus Van Sant, com Joaquin Phoenix, Jonah Hill, Rooney Mara, Jack Black e Kim Gordon, entre outros, é a adaptação da autobiografia homónima de John Callahan, polémico ilustrador, quadraplégico e alcoólico, falecido em 2010.

Estreia a 28 de Junho.

Publicidade

Homem-Formiga e a Vespa

Mais um filme da Marvel. Este continua as histórias iniciadas no Homem-Formiga original, de Peyton Reed, e em Capitão América: Guerra Civil, dos irmãos Russo. Mas tudo indica que a acção decorre antes de Vingadores: Guerra do Infinito, apesar de só estrear depois.

Estreia a 26 de Julho.

Missão: Impossível: Fallout

Sean Connery tinha 52 anos quando fez de James Bond em Nunca Mais Digas Nunca. Tom Cruise sobe a parada: vai ter 56 anos quando o sexto filme da série Missão: Impossível se estrear, em Agosto. A realização é de Christopher McQuarrie.

Estreia a 2 de Agosto.

Publicidade

The Predator

Shan Black entrou no Predador original, realizado por John McTiernan em 1987. Agora foi promovido a realizador. A história deste novo título, com Boyd Holbrook, Olivia Munn e Keegan-Michael Key, tem lugar entre a de Predador 2 (1990) e Predadores (o terceiro filme, de 2010).

Estreia a 13 de Setembro.

Venom

Não se sabe muito bem o que esperar de Venom, mas é suposto ser o primeiro filme de um novo universo partilhado, adjactente ao Universo Cinemático da Marvel, com as personagens secundárias do Homem-Aranha controladas pela Sony. Mas antes disso é preciso que esta longa-metragem de Ruben Fleischer, com o brilhante Tom Hardy no papel principal, seja um sucesso.

Estreia a 4 de Outubro.

Publicidade

Alita: Anjo de Combate

Robert Rodriguez realiza e James Cameron produz este filme de acção cyberpunk, inspirado na banda desenhada japonesa homónima, publicada por Yukito Kishiro entre 1990 e 95. Rosa Salazar é a protagonista.

Estreia a 20 de Dezembro.

Tanto cinema

Filmes em cartaz esta semana

Tanto cinema, tão pouco tempo. Há filmes em cartaz para todos os gostos e feitios. Das estreias da semana aos filmes que, semana após semana, continuam a fazer carreira nas principais salas. Saiba que filmes estão em que cinemas, e quando é que os pode ver. E, se não souber o que escolher, leia as nossas críticas.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

Cinema alternativo em Lisboa esta semana

Pode ver aqui os filmes em cartaz esta semana, mas algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. Esta semana, as coordenadas do cinema alternativo em Lisboa passam pela Cinemateca, Museu do Dinheiro e Biblioteca Orlando Ribeiro.

Ler mais
Por Rui Monteiro
Publicidade

Comentários

1 comments
Isabel Cruz Carvalho tastemaker

Esta é uma lista que merece alguns destaques.

Logan - filme obrigatório para os amantes da Marvel! Hugh Jackman despede-se do seu personagem icónico da última década.

São Jorge - retrata muitíssimo bem a realidade nacional. É um filme um pouco pesado, mas com interpretações brilhantes, pelo que merece ser visto.

A Bela e o Monstro - dos melhores filmes do ano!! A Disney nunca desilude, mas desta vez supera todas as expectativas.

Música a Música - é um dos filmes que mais me custou ver até hoje. Extremamente confuso e sem história. Nem o elenco de luxo o salva!