A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Filmes para ver até Junho de 2024
DR

As estreias de cinema a não perder nos próximos meses

Há muitas estreias de cinema na calha. Estas são as mais aliciantes e as que nos vão levar às salas nos meses que se avizinham.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

A televisão foi a primeira grande culpada. Depois vieram os clubes de vídeo, os VHS e os DVD, a pirataria na internet. Agora é o streaming. Há mais de 60 anos que a queda no número de espectadores nas salas de cinema gera preocupações, dilemas e estratégias para a combater. Nem todas funcionam. Por cá, propomos a única solução ao nosso alcance: sugerir bons filmes. Pelo menos, filmes que queremos ver. Não há melhor motivo para ir ao cinema. O que não nos impede de olhar também para as produções que vão directamente para o streaming.

Estas são as estreias de cinema a não perder nos próximos meses.

Recomendado: Os filmes em cartaz esta semana

Estreias de cinema nos próximos meses

Back to Black

Marisa Abela interpreta a malograda cantora inglesa Amy Winehouse (e também canta todas as canções) nessa fita biográfica que mostra a sua ascensão no mundo da música, desde a juventude e educação num subúrbio de Londres, até à morte, apenas com 27 anos. O filme de Sam Taylor-Johnson é também uma celebração do seu talento musical único, e procura compreender os demónios pessoais que acabaram por a destruir.

Estreia a 11 de Abril

Guerra Civil

Kirsten Dunst, Wagner Moura e Nick Offerman são os principais intérpretes desta fita de ficção científica distópica, feita pelo realizador de Ex Machina, Alex Garland. A história passa-se num futuro próximo em que os EUA estão mergulhados numa guerra fratricida. Uma equipa de jornalistas integrada numa unidade militar procura alcançar Washington, antes que as várias facções rebeldes cheguem à Casa Branca.

Estreia a 18 de Abril

Publicidade

Pequenas Cartas Maldosas

Inglaterra, anos 20. A devota e conservadora Edith Swan, bem como outros habitantes da cidade costeira de Littlehampton, começam a receber cartas anónimas maldosas e obscenas. As suspeitas recaem de imediato sobre Rose Gooding, a impetuosa vizinha irlandesa de Edith, e as mulheres da cidade começam a investigar. Olivia Colman, Jessie Buckley, Timothy Spall e Gemma Jones interpretam esta comédia de Thea Sharrock.

Estreia a 24 de Abril

Challengers

O novo filme do realizador de Ossos e Tudo, Luca Guadagnino, tem como protagonista Taisha (Zendaya), uma antiga estrela e prodígio do ténis que se tornou treinadora e casou com Art (Mike Faist), um jogador medíocre que ela transformou em campeão, mas anda na mó de baixo. E agora, Art vai ter que jogar, num torneio Challenger, contra o seu ex-melhor amigo, Patrick (Josh O’Connor), também antigo namorado de Taisha.

Estreia a 24 de Abril

Publicidade

Profissão: Perigo

Comédia de acção com Ryan Reynolds no papel de Colt Seavers, um “duplo” que deixou a profissão para se centrar na sua saúde física e mental, mas regressa ao cinema quando a vedeta de uma superprodução realizada pela sua ex-mulher desaparece misteriosamente. Emily Blunt, Hannah Waddingham e Lee Majors também entram em Profissão: Perigo, de David Leitch, que adapta à tela a série de televisão The Fall Guy, que o mesmo Majors interpretou nos anos 80.

Estreia a 1 de Maio

O Sabor da Vida

A história da relação de amor, e culinária, entre Dodin Bouffant (Benoît Magimel), um famoso gastrónomo, e Eugénie (Juliette Binoche), a cozinheira que para ele trabalha há 20 anos. Esta relação deu origem a pratos deliciosos e delicados, mas Eugénie nunca quis casar com Dodin. Um dia, ele decide tentar algo que nunca tinha feito: cozinhar para ela. O Sabor da Vida, de Tran Han Hung, representou a França na pré-nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional.

Estreia a 16 de Maio

Publicidade

A Última Sessão de Freud

Passado nas vésperas da II Guerra Mundial e perto do final da vida de Sigmund Freud, esta fita tem Anthony Hopkins no papel daquele, que convida o escritor católico C.S. Lewis (Matthew Goode), autor de As Crónicas de Narnia, para um debate sobre a existência de Deus. O enredo explora ainda a relação de Freud com Anna, a sua filha lésbica, e o romance de Lewis com a mãe do seu melhor amigo. Matt Brown realiza.

Estreia a 23 de Maio

Furiosa: Uma Saga Mad Max

Furiosa, a personagem feminina do anterior filme da saga Mad Max, é a heroína deste novo título, que se apresenta como a sua origin story, sendo interpretada por Anya Taylor-Joy. Furiosa: Uma Saga Mad Max, de George Miller, conta como a protagonista foi raptada ainda nova de um lugar verdejante e fértil e caiu nas mãos de Dementus, líder da Grande Horda de Motociclistas, que entrou em conflito com Immortan Joe pelo controlo da Cidadela.

Estreia dia 23 de Maio

Publicidade

O Homem dos Teus Sonhos

Paul Matthews (Nicolas Cage) é um homem perfeitamente anónimo, marido, pai e professor universitário, que descobre um dia que começou a aparecer nos sonhos das outras pessoas, um fenómeno que começou na sua filha, passou para os alunos e não pára de crescer, atingindo milhões em todo o planeta. Paul vê-se transformado numa celebridade mundial, mas um dia conhece uma pessoa que sonha com ele fora do habitual padrão onírico. Um filme de Kristoffer Borgli.

Estreia a 6 de Junho

Bolero

A realizadora francesa Anne Fontaine (Nathalie, Gemma Bovary, Agnus Dei – As Inocentes) conta aqui a génese de uma das mais célebres peças musicais de sempre: o Bolero, de Maurice Ravel, estreado em 1928 e considerada a sua maior obra. Tudo começa quando a bailarina e actriz russa Ida Rubinstein escolhe Ravel para compor a música do seu próximo bailado. Com Raphael Personnaz, Jeanne Balibar, Vincent Perez e Emmanuelle Devos.

Estreia a 13 de Junho

Mais cinema

Os 100 melhores filmes clássicos
  • Filmes

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias.

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Especialmente tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de filmes como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Todavia, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror. 

Publicidade
  • Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível (mas qual é que não é?), que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Então como é que se escolhem os melhores? Com seriedade e abrangência. Mais concretamente, falando com peritos, desde cómicos a actores, realizadores e escritores. Desde películas clássicas a outras mais recentes e de sucessos de bilheteira a filmes mais experimentais, por assim dizer, estas comédias são fonte contínua de gargalhadas ou sorrisinhos sarcásticos, tanto faz, perante a imaginação cómica ou o puro disparate transformado em arte de fazer rir.

Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
  • Filmes

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, porém, é a própria crítica que aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade