Peter Rabbit

As estreias de animação a não perder nos próximos meses

Muitos animais, mas também super-heróis, piratas, príncipes e princesas: eis os protagonistas das estreias de animações mais esperadas dos próximos tempos

Publicidade

Feitas por computador ou por processos artesanais, cómicas ou dramáticas, baseadas em livros clássicos, séries de televisão ou com histórias originais, as longas-metragens de animação que vão estar nos cinemas nos próximos meses trazem muita variedade na forma, na técnica e nos temas. 

Recomendado: 18 filmes para ver em 2018

Os filmes animados que vamos ver até ao Verão

‘Peter Rabbit’, de Will Gluck

O irrequieto coelhinho criado pela autora inglesa Beatrix Potter, e toda a sua família e demais animais do bosque em que vivem, chegam ao cinema nesta fita que combina actores de carne e osso e animação digital. Rose Byrne interpreta uma versão contemporânea da própria Beatrix Potter, que mora na casa ao lado da toca dos coelhos.

Estreia a 29 de Março

‘Rudolfo, o Gatinho Preto’, de Kunihiko Yuyama e Mikinori Sakakibara

Uma animação japonesa que tem como herói Rudolfo, um gato de casa muito mimado, que se perde da sua dona, uma menina chamada Rie, depois de sair para a rua com ela para ir visitar para a avó. Rudolfo vai parar a outra cidade, onde faz vários amigos que o vão ajudar a tentar regressar a sua casa.

Estreia a 5 de Abril

Publicidade

‘Os Super-Heróis da Selva’, de David Alaux

Um pinguim chamado Maurice, criado por um tigre fêmea e mestre de kung fu, embora muito desastrado, zela pela lei e a ordem da selva onde vive, juntamente com o seu grupo de amigos. Maurice e eles vão ter que enfrentar, nesta animação francesa, um malvado coala que lidera um exército de babuínos e quer destruir a selva.

Estreia a 19 de Abril

‘Ilha dos Cães’, de Wes Anderson

Esta fita de animação de volumes do realizador de Grand Budapest Hotel passa-se no Japão, num futuro próximo. O presidente da câmara de Megasaki City decretou que todos os cães fossem enviados para uma ilha-lixeira,Trash Island. Um rapaz desafia as auroridades e vai para lá em busca do seu cão. Com as vozes de Bill Murray, Jeff Goldblum e Frances McDormand, entre outras.

Estreia a 25 de Abril

Publicidade

‘Kapt’n Sharky’, de Jan Stoltz e Hubert Weiland

O capitão Sharky é um menino pirata que vive grandes aventuras na companhia dos seus amigos Mikey e Bonnie. O trio anda à procura de um tesouro, tal como os dois grandes inimigos de Sharky, o Almirante e o pirata Old Bill. Uma animação digital alemã baseada na série de livros infantis com o mesmo título.

Estreia a 3 de Maio

‘Asas Pelos Ares’, de Christopher Jenkins

Penca, um ganso solteirão e desleixado, parte uma asa a fazer acrobacias aéreas antes da grande migração do seu bando, e vê-se a ter que proteger dois patinhos, Ping e Pong, que se perderam da família e ficaram para trás como ele. Ameaçados por um gato que os quer comer, Penca, Ping e Pong vão tentar juntar-se às suas famílias.

Estreia a 10 de Maio

Publicidade

‘Príncipe Bué Encantado’, de Ross Venokur

Nomes como Demi Lovato, Sia, Avril Lavigne ou John Cleese emprestam as suas vozes às personagens desta animação, em que três muito conhecidas princesas descobrem que estão todas noivas do mesmo príncipe encantado, chamado Philippe. Este é vítima de uma maldição que o faz pedir em casamento todas as mulheres que encontra.

Estreia a 31 de Maio

‘Croc-Blanc’, de Alexandre Espigares

Eis uma versão animada do livro Caninos Brancos, o clássico de aventuras da autoria de Jack London. Um rapaz cujo pai desapareceu misteriosamente durante a grande Corrida do Ouro do Klondike, mesmo no final do século XIX, torna-se amigo de um lobo arraçado de cão enquanto procura por aquele nas perigosas regiões geladas do Canadá.

Estreia a 7 de Junho

Publicidade

‘Drôles de Petites Bêtes’, de Arnaud Bouron e Antoon Krings

Uma animação franco-luxemburguesa baseada na série de livros infantis homónima, lançada nos anos 90, que também já deu origem a uma série de televisão. A história passa-se num reino povoado exclusivamente por animais, onde chega um grilo ingénuo que vai ser envolvido numa conspiração para derrubar a rainha.

Estreia a 14 de Junho

‘The Incredibles 2: Os Super-Heróis’, de Brad Bird

A família de super-heróis da longa-metragem animada da Pixar de 2004 está finalmente de regresso. Nesta parte 2, o chefe da família, Bob Parr, tem que ficar em casa a cuidar do filho mais pequeno, Jack-Jack, enquanto a mulher Helen vai salvar o mundo. Craig T. Nelson e Holly Hunter voltam a fazer as vozes principais.

Estreia a 14 de Junho

Desenhos muito animados

  • Filmes
  • Animação

Tem até ao dia 4 de Março, data da 90ª cerimónia dos Óscares, para sentar a família toda no sofá e fazer uma maratona pelos filmes de animação que ganharam a estatueta dourada nos últimos 16 anos. Comédia, suspense, drama, musical, western – vale tudo, desde que meta desenhos animados. 

  • Filmes
  • Animação
Cinema: sete filmes de animação experimental
Cinema: sete filmes de animação experimental

Os últimos anos de cinema de animação têm sido de aproveitamento comercial de êxitos mais ou menos recentes em sequelas e derivações. Não é um desastre. O cinema é que é um negócio. Ainda assim há esperança, pois no território mais livre das artes visuais a experimentação continua activa e a fantasia não desistiu.

Publicidade
  • Filmes

Será que os filmes da Disney são sensatos, divertidos e visualmente interessantes – perfeitos para toda a família? Ou são uma lamechice que só serve para fazer lavagem cerebral às crianças?

  • Miúdos

Estes filmes não são para crianças. São filmes para toda a família. Seja pequena ou numerosa, jovem ou envelhecida, toda a família tem de ver (ou rever) estes quinze clássicos obrigatórios para filhos, pais e até avós. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade