Shrek (2001)
No ano em que a Academia introduziu esta categoria, o grande vencedor foi o ogre verde mais saloio e adorável da história do cinema. Monstros e Companhia e Jimmy Neutron: O Pequeno Génio eram os outros nomeados.

A Time Out na sua caixa de entrada
🙌 Espectáculo! Está registado
Obrigado por subscrever! Esteja atento, a primeira newsletter estará na sua caixa de correio em breve!
Desde 2002 que a Academia distingue filmes de animação obrigatórios para toda a família. Recorde-os com os miúdos
Desde 2002 que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood distingue o Melhor filme de animação do ano que passou na cerimónia de entrega dos Óscares. Shrek foi o primeiro vencedor, e desde então foram premiados mais 17 filmes.
Tem até ao dia 9 de Fevereiro, quando vão para o ar os Óscares de 2020, para se sentar a família toda no sofá e fazer uma maratona pelos filmes de animação que ganharam a estatueta dourada nos últimos 18 anos. Comédia, suspense, drama, musical, western – vale tudo, desde que meta desenhos animados.
Recomendado: Os filmes que ganharam mais Óscares
No ano em que a Academia introduziu esta categoria, o grande vencedor foi o ogre verde mais saloio e adorável da história do cinema. Monstros e Companhia e Jimmy Neutron: O Pequeno Génio eram os outros nomeados.
A 13.ª produção do famoso Studio Ghibli – e a sétima realizada por Hayao Miyazaki – deu baile a sucessos como A Idade do Gelo, Lilo & Stitch, Spirit: Espírito Selvagem e O Planeta do Tesouro e ganhou o Óscar de Melhor Filme de Animação na cerimónia de 2003.
Belleville Rendez-Vous e Kenai e Koda eram concorrência forte, mas foi a aventura do pequeno Nemo que conquistou a Academia. O filme da Pixar estava ainda nomeado nas categorias de Melhor Canção Original, Melhor Argumento Original e Melhor Edição de Som. Passados 13 anos, a esquecida Dory teve direito ao seu próprio filme de animação.
Esta parece uma família normal, a viver a sua vidinha rotineira nos subúrbios. Mas não: os Parr são super-heróis que não devem usar os seus super-poderes no meio de civis. Já se está mesmo a ver que eles não vão respeitar as regras e usar a super-velocidade e a força para salvar a cidade de Metroville.
A primeira longa-metragem das míticas personagens britânicas Wallace e o seu cão Gromit conta com ilustres no elenco de voz, como Helena Bonham Carter e Ralph Fiennes, e levou para casa o Óscar no ano em que também estavam apontados desenhos animados como Noiva Cadáver (de Tim Burton) e O Castelo Andante (de Hayao Miyazaki).
Carros e A Casa Fantasma também estavam nomeados, mas o Óscar de Melhor Filme de Animação de 2006 foi para o hilariante e musical Happy Feet, que conta a história de Mumble, um jovem pinguim que gosta de dançar sapateado numa terra onde todos os da sua espécie gostam é de cantar.
O cenário é Paris, meca dos restaurantes chiques e da alta gastronomia. O protagonista é Rémy, um ratinho que se concorresse no Masterchef, ganhava com uma perna às costas (e uma colher de pau na mão). O filme animado preferido dos gourmants de todo o mundo levou a estatueta para casa na 80ª edição dos Óscares. Os outros nomeados eram Persepolis e Dia de Surf.
+ Dez filmes sobre comes e bebes que foram nomeados para os Óscares
A história do robô apaixonado num planeta Terra completamente deserto e cheio de lixo comoveu a Academia e deixou Bolt e Kung Fu Panda a ver passar navios.
Faz parte da nossa lista de melhores filmes para (re)ver em família.
Apreciadores de uma bela história de amor: atentem nos primeiros dez minutos da produção da Pixar que em Fevereiro de 2010 levou o Óscar de Melhor Filme de Animação para casa (também estava nomeado para a categoria de Melhor Filme) – e não se esqueçam dos lenços de papel. Depois de se recomporem, podem acabar de ver a aventura do Sr. Fredericksen com o escoteiro Russel que derrotou Coraline, Raposas e Fazendeiros, A Princesa e o Sapo e Uma Viagem ao Mundo das Fábulas.
A saga Toy Story é muito querida da academia, com dezenas de nomeações. Mas nenhum foi tão especial quanto Toy Story 3, o terceiro filme de animação da história a ser nomeado para o Óscar de Melhor Filme (depois de A Bela e o Monstro e Up! Altamente). Ganhou na categoria de animação e concorria contra Como Treinares o Teu Dragão e o franco-britânico O Mágico.
O cinema de animação não é só coisa de crianças. E mesmo aquele que é para crianças nunca é apenas para elas. É um dos géneros mais populares em todo o mundo, onde trabalham algumas das melhores mentes criativas do cinema, e onde a inspiração cómica, um registo habitual, é muitas vezes genial. Conheça os melhores filmes de animação disponíveis na Netflix Portugal.
Os últimos anos de cinema de animação têm sido de aproveitamento comercial de êxitos mais ou menos recentes em sequelas e derivações. Não é um desastre. O cinema é que é um negócio. Ainda assim há esperança, pois no território mais livre das artes visuais a experimentação continua activa e a fantasia não desistiu.
Estes filmes não são para crianças. São filmes para toda a família. Seja pequena ou numerosa, jovem ou envelhecida, toda a família tem de ver (ou rever) estes quinze clássicos obrigatórios para filhos, pais e até avós.