A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Titanic

Os filmes que ganharam mais Óscares

São apenas sete os filmes que ganharam entre nove e onze Óscares em toda a história das estatuetas de Hollywood.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Antes de uma 93.ª cerimónia de entrega dos Óscares dominada pelas plataformas de streaming, que se realiza a 25 de Abril, em Los Angeles, recordamos alguns dos filmes com o maior número de estatuetas no currículo. O clássico Ben-Hur, realizado em 1959 por William Wyler, Titanic (1997), de James Cameron, e a terceira parte da trilogia O Senhor dos Anéis, rodada por Peter Jackson e estreada em 2003, lideram a lista dos recordistas de Óscares na história do cinema, com 11 prémios. A versão de 1961 de West Side Story – Amor sem Barreiras, realizada por Robert Wise e Jerome Robbins e distinguida com dez estatuetas, é outro dos filmes em destaque.

Recomendado: Os filmes de animação que ganharam um Óscar

Os filmes que ganharam mais Óscares

1. ‘Titanic’ (1997)

A superprodução de James Cameron que recria, integrando-lhe uma história ficcional, o naufrágio do gigantesco paquete inglês, é apenas um de três filmes que arrebatou 11 Óscares da Academia em toda a história destes prémios. No total, teve 14 nomeações, igualando o recorde de Eva, de Joseph L. Mankiewicz, que vinha de 1950.

2. ‘Ben-Hur’ (1959)

O épico de William Wyler foi o primeiro filme na história do cinema americano a receber 11 Óscares, em 12 nomeações (perdeu apenas na categoria de Melhor Argumento Adaptado). No ano seguinte, a MGM e a Paramount partilharam um Óscar técnico para este filme pela concepção de um novo processo fotográfico usado. 


Publicidade

3. ‘O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei’ (2003)

O terceiro filme da trilogia assinada por Peter Jackson com base na obra-prima de fantasia de J. R.R. Tolkien foi também o terceiro de sempre a arrebatar 11 Óscares da Academia. Tantos quantos aqueles para que foi nomeado, o que constitui igualmente um recorde nestes troféus.


4. ‘West Side Story – Amor sem Barreiras’ (1961)

Este musical revolucionário, que se tornou num clássico do género, realizado por Robert Wise e Jerome Robbins, é o único filme que até agora ganhou dez Óscares. Foi indicado para 11, tendo perdido só em Melhor Argumento Adaptado. É também o musical mais oscarizado de sempre.


Publicidade

5. ‘O Paciente Inglês’(1996)

Michael Ondaatje escreveu o livro, o já (prematuramente) falecido Anthony Minghella transportou-o ao cinema, e o filme tornou-se um de apenas três que ganharam nove Óscares, dos 12 para os quais foi indicado. Curiosamente, Minghella teve o Óscar de Melhor Realizador mas perdeu o de Argumento Adaptado.


6. ‘Gigi’ (1958)

Depois de West Side Story – Amor sem Barreiras, Gigi, de Vincente Minnelli, é o musical que ganhou mais Óscares na história do género, com nove prémios no seu registo. Tornou-se, à altura, no filme com mais estatuetas ganhas, mas o recorde só durou um ano,  já que em 1959 Ben-Hur bateu-o. Mas Gigi fez o pleno de categorias.


Publicidade

7. ‘O Último Imperador’ (1987)

O terceiro e último filme a ter conquistado nove Óscares é esta grande produção de Bernardo Bertolucci sobre a vida de Pu Yi, o derradeiro imperador da China. A exemplo de Gigi, seu companheiro nesta exclusiva categoria, O Último Imperador recebeu nove nomeações, e também fez o pleno de estatuetas. 


A caminho dos Óscares

  • Filmes

A 93.ª cerimónia de entrega de uns Óscares dominados pelas plataformas de streaming e marcados pela pandemia acontece, extraordinariamente, a 25 de Abril. Para já, Mank, de David Fincher, com dez nomeações, é o favorito na corrida às estatuetas douradas. Logo atrás estão Os 7 de Chicago, O Som do Metal, Nomadland, Minari, Judas e o Messias Negro e O Pai, nomeados para seis categorias. Uma Miúda Com Potencial é outra das fitas a ter debaixo de olho. Conheça os oito nomeados para Melhor Filme.

  • Filmes

É uma lista com pesos pesados e com estreias nesta 93.ª cerimónia de entrega de uns Óscares dominados pelas plataformas de streaming. Riz Ahmed (O Som do Metal) e Steven Yeun (Minari) são novatos nestas lides de nomeações à estatueta dourada de Melhor Actor. Mas Anthony Hopkins (O Pai) e Gary Oldman (Mank) já sabem ao que vão. Chadwick Boseman está indicado, a título póstumo, pelo seu papel em Ma Rainey – A Mãe do Blues. Conheça os cinco nomeados aos Óscares na categoria de Melhor Actor.

Publicidade
  • Filmes

Duas estreantes e três veteranas nestas andanças da passadeira vermelha dos Óscares. São assim, em traços gerais, as nomeadas na categoria de Melhor Actriz para a edição dos Óscares deste ano. Frances McDormand é a protagonista de Nomadland e arrasou a concorrência nos Globos de Ouro, mas a prestação de Viola Davis em Ma Rainey – A Mãe do Blues ou da estreante Vanessa Kirby em Pieces of a Woman são de ter em conta. Andra Day e Carey Mulligan são as outras nomeadas para o Óscar de Melhor Actriz.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade