Os filmes que ganharam mais Óscares

São apenas sete os filmes que ganharam entre nove e 11 Óscares em toda a história das estatuetas de Hollywood, e entre eles há dois musicais, várias superproduções e um drama romântico.
Titanic
Por Eurico de Barros |
Publicidade

No dia em que foram anunciadas as nomeações para a cerimónia de 2018, dizemos-lhe quais os filmes com o maior número de estatuetas no currículo. Titanic, Ben-Hur, a terceira parte da trilogia O Senhor dos Anéis ou West Side Story-Amor sem Barreiras estão entre os filmes recordistas de Óscares na história do cinema.

Recomendado: A Forma da Água lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

Os filmes que ganharam mais Óscares

Camera

‘Titanic’ (1997)

A superprodução de James Cameron que recria, integrando-lhe uma história ficcional, o naufrágio do gigantesco paquete inglês, é apenas um de três filmes que arrebatou 11 Óscares da Academia em toda a história destes prémios. No total, teve 14 nomeações, igualando o recorde de Eva, de Joseph L. Mankiewicz, que vinha de 1950.

Camera

‘Ben-Hur’ (1959)

O épico de William Wyler foi o primeiro filme na história do cinema americano a receber 11 Óscares, em 12 nomeações (perdeu apenas na categoria de Melhor Argumento Adaptado). No ano seguinte, a MGM e a Paramount partilharam um Óscar técnico para este filme pela concepção de um novo processo fotográfico usado. 


Publicidade
Camera

‘O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei’ (2003)

O terceiro filme da trilogia assinada por Peter Jackson com base na obra-prima de fantasia de J. R.R. Tolkien foi também o terceiro de sempre a arrebatar 11 Óscares da Academia. Tantos quantos aqueles para que foi nomeado, o que constitui igualmente um recorde nestes troféus.


Camera

‘West Side Story-Amor sem Barreiras’ (1961)

Este musical revolucionário, que se tornou num clássico do género, realizado por Robert Wise e Jerome Robbins, é o único filme que até agora ganhou 10 Óscares.  Foi indicado para 11, tendo perdido só em Melhor Argumento Adaptado. É também o musical mais oscarizado de sempre.


Publicidade
Camera

‘O Paciente Inglês’(1996)

Michael Ondaatje escreveu o livro, o já (prematuramente) falecido Anthony Minghella transportou-o ao cinema, e o filme tornou-se um de apenas três que ganharam nove Óscares, dos 12 para os quais foi indicado. Curiosamente, Minghella teve o Óscar de Melhor Realizador mas perdeu o de Argumento Adaptado.


Camera

‘Gigi’ (1958)

Depois de West Side Story-Amor sem Barreiras, Gigi, de Vincente Minnelli, é o musical que ganhou mais Óscares na história do género, com nove prémios no seu registo. Tornou-se, à altura, no filme com mais estatuetas ganhas, mas o recorde só durou um ano,  já que em 1959 Ben-Hur bateu-o. Mas Gigi fez o pleno de categorias.  


Publicidade
Camera

‘O Último Imperador’ (1987)

O terceiro e último filme a ter conquistado nove Óscares é esta grande produção de Bernardo Bertolucci sobre a vida de Pu Yi, o derradeiro imperador da China. A exemplo de Gigi, seu companheiro nesta exclusiva categoria, O Último Imperador recebeu nove nomeações, e também fez o pleno de estatuetas. 


A caminho dos Óscares

Filmes

Óscares: dez discursos polémicos

O escândalo rebentou, as denúncias multiplicaram-se e a onda de contestação e apoio assaltou Hollywood com a hashtag #metoo à cabeça. Nos Globos de Ouro já se ouviram discursos fortes, como o de Oprah, e a passadeira vermelha fez-se em tons de negro como forma de protesto. É por isso de esperar discursos controversos na cerimónia dos Óscares deste ano, que acontece a 4 de Março. O que, a bem dizer, até já começa a ser uma tradição. Se nas últimas edições tem sido vulgar, certo é a coisa ter começado há décadas, como vemos nestes dez exemplos.

Filmes

Filmes na Netflix que ganharam o Óscar de Melhor Filme

Todos os filmes desta lista ganharam o Óscar de Melhor Filme. Estão na Netflix e são bons à primeira, à segunda e à terceira. Não se esqueça que o catálogo do serviço de streaming vai sofrendo alterações e por isso alguns filmes desaparecem ao fim de algum tempo. Aproveite para rever agora estes que lhe sugerimos.

Publicidade
Filmes, Animação

Filmes de animação que ganharam um Óscar

Tem até ao dia 4 de Março, data da 90ª cerimónia dos Óscares, para sentar a família toda no sofá e fazer uma maratona pelos filmes de animação que ganharam a estatueta dourada nos últimos 16 anos. Comédia, suspense, drama, musical, western – vale tudo, desde que meta desenhos animados. Recomendado: Os filmes mais esperados até aos Óscares

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com