Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os desenhos animados que estamos desejosos que cheguem ao cinema
Trolls World Tour
Photograph: DreamWorks Animation

Os desenhos animados que estamos desejosos que cheguem ao cinema

Eis os doze filmes animados que vão estar nos cinemas portugueses em Setembro e Outubro.

Por Eurico de Barros
Publicidade

Os filmes começam a regressar, mesmo que timidamente, às salas de cinema, e as produções animadas não são excepção. Só em Setembro e Outubro está previsto que se estreiem doze títulos de animação, muito diversos um dos outros, e produzidos numa série de países, desde os EUA à Letónia, passando pela França, Alemanha ou Noruega. São na sua maior parte dirigidos ao público infantil, com dois ou três feitos para espectadores mais adultos. Entre eles encontram-se títulos como O Segredo das BolachasAway-A ViagemLiga dos Animais FantásticosO Mundo Secreto dos DragõesSuper LigadosPetit Vampire ou Trolls: Tour Mundial.

Recomendado: As melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa

A animação que vamos ver até Novembro

‘O Segredo das Bolachas’, de Tony Bancroft, Jaime Maestro e Scott Christian Sava

Uma família herda um circo falido de um tio que não conhecia e vai recorrer a uma caixa de bolachas mágicas com formato de animais, para evitar que ele seja comprado por um outro tio, este inescrupuloso, e dono da maior cadeia de circos do mundo. (Estreia dia 2 de Setembro)

'Away-A Viagem', de Gints Zilbalodis

Um menino fica preso numa ilha misteriosa, e acompanhado por um pássaro amigo, cruza desertos estéreis e belas florestas, enquanto é perseguido por um espírito negro implacável. Ao longo do caminho, vai criando vários vínculos com diferentes animais e reflectindo sobre o que o terá levado àquela ilha. (Estreia dia 2 de Setembro)
Publicidade

‘My Hero Academia: Heroes Rising’, de Kenji Nagasaki

Mais uma aventura do grupo de jovens alunos da Hero Academia, onde aprendem a ser super-heróis profissionais. A turma 1-A visita a Ilha Nabu e os seus membros conseguem fazer algum trabalho como heróis, mas são subitamente atacados por um vilão com poderes invulgarmente fortes. (Estreia dia 10 de Setembro)

‘Vic o Viking: A Espada Mágica’, de Éric Cazes

O pequeno viking que já teve uma série de animação na televisão passa aqui para o cinema. Quando o seu pai, Halvar, rouba ao seu maior inimigo uma espada mágica que transforma tudo em ouro, a confusão instala-se entre os vikings, e Vic vai recorrer à sua inteligência para resolver a situação. (Estreia dia 24 de Setembro)
Publicidade

‘Liga dos Animais Fantásticos’, de Reinhard Klooss

Roger é o último cão vadio da ultramoderna cidade de Robôtrópolis e Belle uma mimada gata siamesa de estimação. Quando o Presidente da Câmara da cidade toma a estranha decisão de expulsar da cidade todos os seres vivos e substituí-los por máquinas, Roger e Belle juntam um grupo de outros animais mimados para deter o vilão. (Estreia dia 1 de Outubro)

‘Captain Sabertooth and the Magical Diamond’, de Marit Moum Aune e Rasmus A. Sivertsen

Mais uma aventura do capitão Sabertooth e da sua tripulação. Eles enfrentam um vampiro com um escaldão, uma rainha com poderes mágicos que lhe permitem mudar de forma, um exército de macacos e dois jovens piratas que procuram o irmão, ao mesmo tempo que procuram um diamante mágico perdido. (Estreia dia 8 de Outubro)
Publicidade

‘Latte and the Magic Waterstone’, de Nina Wels e Regina Welker

Um jovem e corajoso ouriço e um esquilo tímido juntam-se para salvar a floresta e os outros animais que lá vivem de uma terrível seca. Esta foi causada por um urso ganancioso que é o rei da sua espécie e roubou a pedra mágica que mantém a floresta sempre com muita água. (Estreia dia 15 de Outubro)

‘O Mundo Secreto dos Dragões’, de Tomer Eshed

Um jovem dragão prateado alia-se a uma rapariga e a um menino órfão para irem à procura da Orla do Céu, um mítico e secreto santuário para dragões. Mas são perseguidos pelo Espigão Dourado, um monstro devorador de dragões criado por um alquimista que quer perseguir e destruir todos os dragões da terra. (Estreia dia 15 de Outubro)

Publicidade

‘As Andorinhas de Cabul’, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec

Este filme animado de produção francesa é, pelo tema e pelo dramatismo das situações da história, dirigido a um público mais adulto. Passa-se em Cabul, no Afeganistão, durante o regime dos talibãs. Zunaira e Mohsen são jovens e estão apaixonados, e anseiam por um futuro melhor, apesar da miséria e da violência que os rodeia. Mas um acidente vai pô-los à mercê dos talibãs. (Estreia dia 22 de Outubro)

‘Super Ligados’, de Michael Rianda

A família Mitchell decide fazer uma última viagem junta, antes de Kate, a filha maios velha, ir para a escola de cinema. Só que a jornada dos Mitchell é interrompida por uma revolta tecnológica que junta telefones, electrodomésticos e robôs pessoais. A família vai ter que salvar o mundo, com a ajuda de dois simpáticos robôs defeituosos. (Estreia dia 22 de Outubro)
Publicidade

‘Petit Vampire’, de Joann Sfar

O autor de banda desenhada e escritor francês adaptou ao cinema de animação as aventuras de uma das suas personagens mais populares, o Pequeno Vampiro. Ele vive numa casa assombrada com um alegre grupo de monstros, mas sente-se aborrecido. Uma noite, foge em busca de novos amigos, na companhia do seu fiel cão. (Estreia dia 29 de Outubro)

‘Trolls: Tour Mundial’, de Walt Dohrn e David P. Smith

Neste segundo filme dos Trolls, Barb, a rainha dos Hard Rock Trolls, com a ajuda do pai, Rei Metal, pretende conquistar todos os reinos dos Trolls, destruir os outros géneros musicais e impor o rock como única música. Poppy, Branch e os seus amigos vão unir todos os trolls contra Barb. (Estreia dia 29 de Outubro)

 

Grande ecrã para pequenos cinéfilos

Filmes de animação que não pode perder na Netflix

Filmes

Há muitos filmes para crianças na Netflix, mas o cinema de animação há muito que não é apenas para os mais pequenos. Os filmes animados tornaram-se num dos géneros mais populares em todo o mundo, onde trabalham algumas das melhores mentes criativas do cinema, e onde a inspiração cómica, um registo habitual, é muitas vezes genial. Conheça os melhores filmes de animação disponíveis na Netflix Portugal.    

Os melhores filmes para toda a família

Miúdos

Estes filmes não são para crianças. São filmes para toda a família. Seja pequena ou numerosa, toda a família tem de ver (ou rever) estes 18 títulos obrigatórios para filhos, pais e até avós. Há filmes para todos os gostos e muitas décadas: do "fabuloso" technicolor de O Feiticeiro de Oz à recortada animação de Coco, passando por clássicos como Música No Coração ou Sozinho Em Casa. Não vai arrepender-se se optar por filmes mais antigos. Mesmo se isso significar aventurar-se por ficção-científica que já perdeu actualidade, mas não perdeu o pé no que importa: uma boa história.

Publicidade
pinocchio, disney
© DR

Os piores e os melhores filmes da Disney

Filmes

Será que os filmes da Disney são sensatos, divertidos e visualmente interessantes – perfeitos para toda a família? Ou são uma lamechice que só serve para fazer lavagem cerebral às crianças? Todas a gente tem uma opinião sobre os mais de 50 filmes de animação que foram lançados ao longo dos anos pela empresa fundada por Walt Disney, a começar pela Branca de Neve, em 1937, até à galinha dos ovos de ouro que foi Frozen: O Reino do Gelo. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade