A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Filme, Cinema, Animação, Aventura, Buzz Lightyear (2022)
©Pixar/DisneyBuzz Lightyear

Dez filmes de animação para ver nos próximos meses

Eis uma dezena das melhores animações que vão chegar aos cinemas no primeiro semestre de 2022.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

As longas-metragens de animação continuam a ser produzidas e estreadas em grande quantidade, e já há algum tempo que deixaram de vir todas dos EUA, que está cada vez mais a sentir a concorrência da Europa – e não só. Fomos buscar dez das melhores fitas animadas que vão chegar aos cinemas portugueses /e eventualmente no streaming) no primeiro semestre deste ano. Entre elas constam títulos como Turning Red – Estranhamente Vermelho, Ainbo: Espírito da Amazónia, À Procura de Anne Frank ou o muito aguardado Buzz Lightyear, o novo da Pixar.

Recomendado: Os filmes de animação na Netflix que não pode perder

Dez filmes de animação para ver até final do ano

Cães do Ártico: Uma Aventura no Gelo

Swifty é uma raposa do Árctico que trabalha nos correios, mas sonha em ser um dos cães que fazem as entregas e têm estatuto de celebridades. Para provar que o consegue fazer, apropria-se de um trenó e descobre uma conspiração para derreter os gelos árcticos. Filme de Dymos Vriselas e Aaron Woodley.

Estreia a 20 de Janeiro

Pica e o Cristal Mágico

Uma produção animada feita na Alemanha, realizada por Regina Walker e Nina Wells, e baseada numa popular série de livros infantis publicada neste país. Um porco-espinho e um esquilo vivem uma grande aventura em busca de uma pedra mágica que mantém a água na floresta onde vivem.

Estreia a 27 de Janeiro

Publicidade

Um Susto de Família 2

Para salvar dois dos seus membros das mãos de Mila Starr, a caçadora de monstros, os membros da família Wishbone vão ter que e transformar mais uma vez na criatura de Frankenstein, num vampiro, na Múmia e num lobisomem, e passar por várias e hilariantes peripécias. Holger Tappe assina esta sequela, tal como já o havia feito com o original.

Estreia a 24 de Fevereiro

Turning Red – Estranhamente Vermelho

Mai Lee é uma menina de 13 anos dividida entre os muitos problemas da adolescência e a obrigação de ser a boa filha que sempre foi, para alegria de Ming, a sua mãe protectora. O problema é que, sempre que se entusiasma, Mai Lee transforma-se num enorme panda vermelho. Domee Shi realiza aqui a sua primeira longa para a Pixar, onde tem trabalhado.

Estreia a 11 de Março

Publicidade

Pinocchio: A True Story

Esta adaptação em desenhos animados (mais uma) da imortal história de Pinóquio, dirigida por de Vasily Rovenskiy, tem a particularidade de ter sido produzida na Rússia. Mas, desta vez, os argumentistas mantiveram apenas uma parte da narrativa original de Carlo Collodi, introduzindo vários novos elementos.

Estreia a 24 de Março

Sonic 2: O Filme

Esta continuação volta a combinar animação digital e actores de carne e osso. Tom e Maddie vão de férias e deixam Sonic sozinho em Green Hills. Só que o sossego deste não vai durar muito tempo, porque o Dr. Robotnik (Jim Carrey) regressa com um novo parceiro e vai arrastar Sonic para mais uma aventura. Mais uma vez, Jeff Fowler é o realizador.

Estreia a 31 de Março

Publicidade

Ainbo: Espírito da Amazónia

A heroína desta animação, Ainbo, é uma jovem índia de uma tribo da Amazónia. Acompanhada pelos seus dois espíritos-guia, Dillo, um tatu-bola, e Vaca, um tapir, ela vai ver uma aventura para salvar a sua aldeia na selva amazónica. Filme de Richard Claus e José Zelada.

Estreia a 14 de Abril

O Mundo da Lua

Anne, a irmã mais nova de Pedro, é raptada pelo malvado Homem da Lua e o rapaz parte numa viagem mágica para a salvar, com a ajuda de um escaravelho amigo daquela, o Sr. Zoomzeman. Esta animação, de Ali Samadi Ahadi, inspira-se num dos mais populares livros infantis alemães.

Estreia a 14 de Abril

Publicidade

À Procura de Anne Frank

A história de Kitty, a amiga imaginária a quem Anne Frank dedicou o seu diário. Kitty acorda num futuro próximo, na casa desta, em Amesterdão, e põe-se à procura de Anne, que julga estar viva, deparando-se com o mundo moderno e o legado dela. Por Ari Folman, realizador de A Valsa com Bashir.

Estreia a 5 de Maio

Buzz Lightyear

Esta longa-metragem de animação digital da Pixar/Disney autonomiza a personagem do astronauta Buzz Lightyear, da série de filmes Toy Story, para contar a história da pessoa que está na base do brinquedo com o mesmo nome, um jovem piloto de testes (voz de Chris Evans). Angus MacLane (À Procura de Dory) é quem está à frente do projecto.

Estreia a 16 de Junho

Grande ecrã para pequenos cinéfilos

  • Miúdos

Estes filmes não são para crianças. São filmes para toda a família. Seja pequena ou numerosa, toda a família tem de ver (ou rever) estes 18 títulos obrigatórios para filhos, pais e até avós. Há filmes para todos os gostos e muitas décadas: do "fabuloso" technicolor de O Feiticeiro de Oz à recortada animação de Coco, passando por clássicos como Música No Coração ou Sozinho Em Casa. Não vai arrepender-se se optar por filmes mais antigos. Mesmo se isso significar aventurar-se por ficção-científica que já perdeu actualidade, mas não perdeu o pé no que importa: uma boa história.

  • Filmes

Será que os filmes da Disney são sensatos, divertidos e visualmente interessantes – perfeitos para toda a família? Ou são uma lamechice que só serve para fazer lavagem cerebral às crianças? Todas a gente tem uma opinião sobre os mais de 50 filmes de animação que foram lançados ao longo dos anos pela empresa fundada por Walt Disney, a começar pela Branca de Neve, em 1937, até à galinha dos ovos de ouro que foi Frozen: O Reino do Gelo.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade