Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Dez filmes de adolescentes para ver na Netflix
Flipped
©IMDB Madeline Carroll e Callan McAuliffe em A Descoberta do Primeiro Amor

Dez filmes de adolescentes para ver na Netflix

A adolescência tem muito que se lhe diga, e inspirou os realizadores destes dez filmes de adolescentes na Netflix

Por Tiago Neto
Publicidade

Vamos à parte honesta: a adolescência é um interminável conjunto de situações estranhas, experiências novas, inesperadas, castigos sociais, dores de crescimento, paixões não correspondidas (ou sim). É também um poço sem fundo para todo o tipo de urgências, porque tudo é hoje, porque crescer é a única coisa que interessa, porque a idade adulta parece incrível. E como é que se retrata tudo o que cabe na psique de um teenager? Não há uma resposta empírica. O que há, são tentativas infindáveis, ao longo de décadas, em traduzi-las no ecrã para que tudo pareça um bocadinho mais simples. E a Netflix tem no seu catálogo alguns dos títulos que vão resumindo – mal ou bem – aqueles anos. Eis dez filmes de adolescentes para ver na Netflix.

Recomendado: 13 filmes românticos para ver na Netflix

Dez filmes de adolescentes para ver na Netflix

Brilhantina (1978)

Em 1958, Danny Zuko (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), dois jovens estudantes, partilham um verão glorioso juntos, neste filme de Randal Kleiser. Mas Sandy precisa de voltar para a Austrália no final das férias, e a história de amor é interrompida. Logo depois da separação, os pais de Sandy decidem mudar-se para os Estados Unidos; ela matricula-se na mesma escola que Danny e tudo parece fazer novamente sentido, mas acaba por perceber algumas coisas que lhe haviam escapado. O seu amor de Verão é, na verdade, um bad boy, membro do gangue T-Birds. 

O Rei dos Gazeteiros (1986)

Ferris Bueller, estudante no secundário, quer um dia de folga da escola e desenvolveu um plano incrivelmente sofisticado para o conseguir. Este implica que Cameron, um grande amigo seu, consiga as chaves do Ferrari do pai, pegando depois na sua namorada, Sloane, de maneira a rumarem a Chicago. Enquanto aproveitam o que a cidade tem a oferecer, o diretor da escola, Ed Rooney, está convencido de que Ferris está, não pela primeira vez, a brincar com o fogo e faz questão de o apanhar. Mas Ferris antecipou tudo, para grande desgosto de Rooney, neste clássico de John Hughes.

Publicidade

As Meninas de Beverly Hills (1995)

Cher (Alicia Silverstone) e Dionne (Stacey Dash) são duas melhores amigas de Beverly Hills, perfeitamente coordenadas, sempre à procura de fazer uma boa acção. O próximo "projecto" do duo surge na forma de Tai Frasier (Brittany Murphy), uma rapariga pouco preocupada com a aparência, acabada de chegar à escola secundária. O filme seminal de Amy Heckerling (que é um novo olhar sobre Emma de Jane Austen) contém algumas opções de moda muito capazes e um final feliz digno de guinchos.

American Pie: O Casamento (2003)

Neste terceiro filme, dirigido por Jesse Dylan, da saga que tantas alegrias nos deu – e alguma vergonha alheia –, Jim Levenstein finalmente encontrou coragem para pedir à namorada, Michelle Flaherty, que se casasse com ele. Ela aceita mas, para ele, há uma nova agenda de problemas que vai ter de resolver. Para o ajudar, Jim pede aos amigos Paul Finch e Kevin Myers que o safem nos preparativos. Infelizmente, Steve Stifler está nas redondezas e não deixa o casamento passar sem se divertir, o que inclui a criação de uma despedida de solteiro secreta. 

Publicidade

A Descoberta do Primeiro Amor (2010)

Juli Baker acredita devotamente em três coisas: a santidade das árvores, a salubridade dos ovos que ela recolhe das suas galinhas no quintal e que algum dia ela beijará o vizinho, Bryce Loski. Infelizmente, Bryce nunca sentiu o mesmo. Aliás, ele acha que Juli é um pouco estranha – afinal, que tipo de aberração cria galinhas e se senta em árvores por diversão? Acontece que no 8.º ano tudo muda. Bryce começa a ver que os interesses incomuns e o orgulho de Juli na sua família são, à falta de outra palavra, fixes. E Juli começa a pensar que talvez os deslumbrantes olhos castanhos de Bryce estejam tão vazios quanto o resto do rapaz parece estar. Afinal, que tipo de idiota não se importa com os sentimentos de outras pessoas sobre galinhas e árvores? Uma introdução perfeita à guerra adolescente entre os sexos, assinada por Rob Reiner.

Ela É Fácil (2010)

Quando Olive Penderghast (Emma Stone) mente sobre perder a virgindade com um universitário, é imediatamente rotulada de "porca" pelos colegas. Em vez de rolar e encaixar a humilhação, ela abraça a sua nova reputação, chegando a aceitar pagamentos para dizer que dormiu com alguns dos rapazes. Mas, no filme de Will Gluck, o peso de sua "lista" começa a ficar insuportável e Olive começa a perguntar-se se a honestidade pode, afinal, ser a melhor política.

Publicidade

No Limiar dos 18 (2016)

Toda a gente sabe que crescer é difícil, e a vida não está fácil para Nadine (Hailee Steinfeld), que já está no pico da sua estranheza enquanto pessoa quando o seu irmão mais velho, Darian (Blake Jenner), começa a namorar com a sua melhor amiga Krista (Haley Lu Richardson). De repente, nesta película de Kelly Fremon, Nadine sente-se mais sozinha do que nunca, até que a inesperada amizade de um rapaz introspectivo (Hayden Szeto) lhe dá um vislumbre de esperança de que as coisas não são tão terríveis, afinal.

A Banca dos Beijos (2018)

A liceal Elle fica cara a cara com a sua paixão de longa data (nada mais nada menos que o irmão da sua melhor amiga) quando se inscreve para gerir uma banca de beijos no festival de Primavera. Daqui em diante, passamos por todas as voltas e reviravoltas de uma paixão adolescente; quando queremos alguém que não podemos ter, quando conseguimos e sentimos literalmente que não está a acontecer. Isto torna o filme de Vince Marcello lamechas a um grau quase inaceitável, mas bom, também a adolescência o foi, em muitos casos.

Publicidade

A Todos os Rapazes que Amei (2018)

Imagine-se na escola secundária a escrever cartas de amor para todos os rapazes por quem se apaixonou sem intenção de alguma vez lhes mostrar. Era isso que Lara Jean Covey, interpretada por Lana Condor, esperava, mas, sem saber bem como, algumas das suas cartas chegam aos destinatários. Para piorar as coisas, um dos miúdos para quem ela escreveu é namorado sua irmã mais velha, Margot. A exposição pública das cartas leva Lara Jean a fazer um sério controlo de danos. Mas, como sempre, nesta fita de Susan Johnson as coisas não são assim tão simples.

O Par Perfeito (2019)

Brooks Rattigan (Noah Centineo) tem as habilidades académicas para ingressar numa universidade da Ivy League, mas o que lhe falta é uma excelente credencial extracurricular – e dinheiro, claro. Quando aproveita a oportunidade para ganhar algum extra, fazendo-se passar por namorado de uma rapariga cheia de confiança chamada Celia Lieberman (Laura Marano), ele descobre que tem um talento especial para ser o par perfeito. Juntamente com o seu amigo programador Murph (Odiseas Georgiadis), Brooks lança uma app para conseguir vender-se como plus one. No caminho, e porque isto é um filme de adolescentes, conhece a miúda dos seus sonhos (Camila Mendes). Mas quando os negócios começam a crescer, Brooks deve reavaliar tudo.

Mais para ver

Filmes, Shawshank
©IMDB

Os melhores filmes na Netflix

Filmes

Já sabemos que a oscilação de conteúdos faz parte. Isto é, o que hoje temos disponível, amanhã desaparece sem deixar rasto. Por isso, tudo o que lhe pedimos é que mergulhe rapidamente nesta lista. Prepare os snacks, as pipocas, se as tiver, hidrate-se e ponha os olhos nos melhores filmes na Netflix.

Cidade de Deus
©IMDB

A vida atrás da lente: dez filmes de fotografia obrigatórios

Filmes

É histórica a ligação entre o cinema e a fotografia. De tal forma que não é novidade chegarem-nos obras cinematográficas feitas por mãos habituadas a câmaras de fotografia. Mas há outros pontos de acção em torno da câmara que merecem ser contados. A lista que se segue carrega consigo o peso de dez filmes. São os dez filmes de fotografia obrigatórios.

Publicidade
Gran Torino
©IMDB

Os melhores filmes de carros que o cinema nos deu

Filmes

É certo que "um filme de carros" pode querer dizer muita coisa, e que o chapéu sob o tema é extenso, mas nesta lista dos melhores filmes de carros que o cinema nos deu mostramos-lhe o que de melhor foi feito, em jeito de homenagem, a esse quase-adereço fundamental a tantos.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade