Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right A vida atrás da lente: dez filmes de fotografia obrigatórios

A vida atrás da lente: dez filmes de fotografia obrigatórios

Há muitas histórias que cabem num rolo. Nestes dez filmes de fotografia, o cinema debruçou-se sobre elas

Cidade de Deus
©IMDB Alexandre Rodrigues em Cidade de Deus
Por Tiago Neto |
Publicidade

É histórica a ligação entre o cinema e a fotografia. De tal forma que não é novidade chegarem-nos obras cinematográficas feitas por mãos habituadas a câmaras de fotografia. É o caso de Anton Corbijn, que em Life levanta o pano a uma das mais icónicas fotografias da história. Mas há outros pontos de acção em torno da câmara que merecem ser contados. A lista que se segue carrega consigo o peso de dez filmes, todos eles directamente sobre fotografia e a forma como esta é importante, seja em cenário de guerra ou em casa, depois de um acidente. Seja na favela, ou seja como forma de nos ajudar a montar as peças de um passado que desapareceu. São os dez filmes de fotografia obrigatórios.

Recomendado: Os filmes de skate no cinema

Uma foto da Time Out Magazine

A Time In Portugal já está disponível

Pode ler a última edição no conforto do seu sofá

Ler a revista

Dez filmes de fotografia obrigatórios

'A Janela Indiscreta', Alfred Hitchcock (1954)

Neste clássico do mestre do suspense, o fotógrafo L.B. "Jeff" Jefferies parte uma perna e fica confinado ao seu apartamento de Nova Iorque por algum tempo. Como forma de se entreter, começa a observar os vizinhos e desconfia que um deles matou a mulher. James Stewart e Grace Kelly interpretam este policial gloriosamente voyeurista de Alfred Hitchcock.

'Blow-Up – História de Um Fotógrafo', Michelangelo Antonioni (1966)

O italiano Michelangelo Antonioni aproveita a festiva “swinging London” dos anos 60 para criar um filme luminoso que a evolução narrativa vai tornando cinzento e misterioso, pondo em causa o niilismo ligeiro que ele próprio imprime como matriz do desenvolvimento do enredo. Com David Hemmings e Vanessa Redgrave, entre sessões fotográficas, oficiais e clandestinas, formais ou improvisadas, uma sexualidade assumida como libertação saltitando no ecrã, a possibilidade de um crime e de uma traição, Antonioni criou uma espécie de cápsula do tempo e uma obra-prima paradoxalmente intemporal.

Publicidade

'Debaixo de Fogo', Roger Spottiswoode (1983)

Três jornalistas num triângulo romântico envolvem-se em intrigas políticas durante os últimos dias do regime corrupto de Somoza, na Nicarágua, antes da revolução popular em 1979, nesta fita de Roger Spottiswoode. Debaixo de Fogo é uma caracterização cinematográfica tecnicamente sólida de um fotojornalista de guerra interpretado por Nick Nolte.

'Memento', Christopher Nolan (2000)

Leonard Shelby (Guy Pearce) perdeu a memória recente, resultado de uma lesão que sofreu, associada ao assassinato da sua esposa. Do que ficou do passado, recorda-se de ser um investigador de sinistros, e foi, entretanto, aprendendo a lidar com a perda de memória através do contacto com um homem chamado Sammy Jankis (Stephen Tobolowsky), também ele com perda de memória. Nos mecanismos para lidar com a situação está um sistema que passa por saber onde colocar as coisas, que passa também por conversar com as pessoas pessoalmente, se possível, e não por telefone, a fim de avaliar as suas verdadeiras intenções. Por fim, as Polaroids são uma ajuda. Realizado por Christopher Nolan, Memento não é um filme totalmente sobre fotografia mas mostra-nos o quão importante esta pode ser na nossa vida, do passado ao futuro.

Publicidade

'Cidade de Deus', Fernando Meirelles (2002)

Quase duas décadas depois, o filme de Fernando Meirelles continua a ser lembrado e elogiado. Cidade de Deus é uma história gloriosamente visual de um jovem fotógrafo, Buscapé, que cresce numa das favelas mais perigosas do Brasil. Com o tempo, a violência escala, e o jovem fotógrafo acaba entalado numa guerra entre criminosos e polícia, fazendo da câmara um instrumento fundamental para descrever a realidade. 

'Câmara Indiscreta', Mark Romanek (2002)

Robin Williams era conhecido pelo seu tremendo talento cómico, mas também possuía um alcance dramático impressionante, e neste filme de Mark Romanek isso fica bastante claro. Um thriller emocionante e tenso sobre um técnico de laboratório fotográfico, solitário, que fica obcecado por uma família cujas fotos ele revela, começando a persegui-los. Eventualmente descobre uma realidade que não se encaixa na fantasia idealista que construiu ao seu redor.
Publicidade

'The Bang Bang Club', Steven Silver (2011)

Passada no início dos anos 90, esta história real segue quatro fotógrafos de guerra que ganharam fama e dinheiro retratando a acção durante os últimos dias do apartheid, na África do Sul. Baseado no livro autobiográfico The Bang-Bang Club: Snapshots from a Hidden War, escrito por dois destes fotojornalistas, Greg Marinovich e João Silva, o filme de Steven Silver quer atiçar a nossa indignação justamente.

'Life', Anton Corbijn (2015)

O estilo, a atitude, a forma como viveu e a maneira como morreu fizeram de James Dean um ícone transversal, por mais décadas que passem. Life, do fotógrafo tornado realizador Anton Corbijn, narra a história por trás das fotografias que Dennis Stock tirou ao actor para a revista Life, em 1955.  E, pelo meio, dá-nos uma visão interna de algumas das imagens mais icónicas de Hollywood e da vida de um homem talentoso mas problemático.

Publicidade

'Kodachrome', Mark Raso (2017)

Kodachrome traz-nos a história de um pai e um filho que viajam para o estado do Kansas para revelar fotografias no último laboratório Kodachrome da Kodak, antes deste fechar as portas para sempre. O filme de Mark Raso baseia-se no artigo "For Kodachrome Fans, Road Ends at Photo Lab in Kansas", escrito por A.G. Sulzberger para o The New York Times, em 2010. 

'À Procura de Vivian Maier', John Maloof, Charlie Siskel (2018)

O documentário Finding Vivian Maier conta a história de uma mulher com uma vida aparentemente monótona, que tomava conta de crianças. Acontece que, após a sua morte, mais de 100 mil fotografias retratando a América foram encontradas no apartamento em que vivia, fazendo de Vivian Maier uma das mais importantes e talentosas figuras da fotografia do século XX. Através dos seus registos, de entrevistas com pessoas que a conheceram e de filmes, John Maloof e Charlie Siskel ajudam-nos a perceber os mistérios por detrás da sua vida e da sua obra.

Mais para ver

Karate Kid
©IMDB
Filmes

Os melhores filmes de luta no cinema

Definir aquilo que podemos considerar como "filmes de luta" não é fácil. Aqui, o assunto luta serve de muitas formas. Há artes marciais, wrestling, boxe, luta de rua, há histórias que se constroem em torno dos punhos, há veracidade e ficção e ambas. A premissa foi combinar argumento e execução para chegar a uma obra digna, seja ela de produção megalómana Hollywoodesca ou independente, na lista que se segue tem opções para todos os gostos.

Publicidade
The Neon Demon
©IMDB
Filmes

Os melhores filmes de moda que desfilaram no grande ecrã

Hoje, a indústria tem força própria, e as figuras que dela fizeram – e fazem – parte, tornaram-se ícones a que nem o cinema conseguiu resistir, seja pelo génio das criações ou pela irreverência. A passerelle tornou-se um marco importante no quotidiano da humanidade, mesmo que não nos apercebamos, e estes são os melhores filmes de moda que o comprovam.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade