A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
A Modista
DRA Modista

Oito filmes imperdíveis sobre o mundo da moda

Da passerelle para o cinema, a indústria é transversal. Conheça as grandes criações nos melhores filmes de moda.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

O novo filme de Ridley Scott, Casa Gucci, com estreia a 25 de Novembro, recria a ascensão e a queda da famosa marca de luxo italiana Gucci, contando com interpretações de Lady Gaga, Adam Driver, Jeremy Irons e Al Pacino, entre outros. Aproveitando esta boleia, fomos buscar oito filmes sobre moda, que se passam neste meio ou têm a ver com ele. São sete ficções e um documentário e entre estes títulos encontramos Cinderela em Paris, de Stanley Donen, Pronto-a-Vestir, de Robert Altman, Coco Avant Chanel, de Anne Fontaine, ou ainda The September Issue, de R.J. Cutler.

Recomendado: Nove documentários sobre a crise climática que precisa de ver

Filmes imperdíveis sobre o mundo da moda

Cinderela em Paris

De Stanley Donen (1957)

O fotógrafo de uma grande revista de moda americana convence a sua editora a escolher, para modelo e símbolo da nova colecção de um designer francês de sucesso, a anónima empregada de uma livraria de Nova Iorque, Jo Stockton. Audrey Hepburn enche esta alta comédia musical e romântica de mestre Stanley Donen com a sua graça, elegância, sofisticação e alegria. Fred Astaire é o fotógrafo que acaba por se apaixonar por ela.

Qui Êtes-Vous, Polly Magoo?

De William Klein (1966)

Juntamente com Zoolander, de e com Ben Stiller (2001), este filme é uma das melhores e mais certeiras sátiras ao mundo da moda, rodada pelo fotógrafo e realizador William Klein nos anos 60 e cheio da irreverência e da inquietação desses tempos. Em Paris, e pela mão de uma modelo, a Polly Magoo do título (Dorothy McGowan), Klein passa em revista os ridículos, os excessos e a superficialidade daquele meio. Também com Jean Rochefort e Samy Frey.

Publicidade

Pronto-a-Vestir

De Robert Altman (1994)

Este é dos melhores filmes “corais” ao estilo de Robert Altman, sobre um grupo de jornalistas, modelos, designers de moda, editores de grandes revistas e fotógrafos, que se cruzam – e se zangam ou envolvem – uns com os outros durante a Semana da Moda de Paris. O reluzente elenco inclui, entre muitos outros, Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Julia Roberts, Jean-Pierre Cassel, Kim Basinger, Anouk Aimée, Rupert Everett, Ute Lemper ou Rossy de Palma.

The September Issue

De R. J. Cutler (2009)

Um fascinante documentário sobre a preparação do número de Setembro de 2007 da Vogue, tradicionalmente a maior e mais importante edição do ano desta publicação (e a de 2007 foi a mais volumosa e mais pesada revista já publicada na história da imprensa escrita). A tutelar, orientar e supervisionar tudo até ao mais ínfimo detalhe, encontramos Anna Wintour, a lendária e temível directora da Vogue, acompanhada pela ex-modelo e então directora criativa da revista, Grace Coddington, e a única mulher a fazer frente àquela.

Publicidade

Coco Avant Chanel

De Anne Fontaine (2009)

Baseada no livro biográfico da escritora Edmonde Charles-Roux, Anne Fontaine assina aqui um filme elegante, detalhado e intimista sobre o percurso de Gabrielle “Coco” Chanel, desde o orfanato e os humildes tempos de costureira com a irmã até chegar às portas da glória, que não esquece as suas conturbadas histórias de amor com o barão Balsan e Boy Capel. Audrey Tautou faz o papel principal com graciosidade e paixão, duas das qualidades da verdadeira Coco.

Yves Saint Laurent

De Jalil Lespert (2014)

Um de dois filmes franceses sobre Saint Laurent saídos em 2014 (o outro foi Saint Laurent, de Bertrand Bonello) esta realização de Jalil Lespert tem Pierre Niney no papel principal, e acompanha o célebre designer de moda na sua vida profissional e pessoal, sem esquecer os seus aspectos mais negativos. Ao mesmo tempo, o realizador recria com pormenor e sumptuosidade o mundo perdido da sociedade parisiense e da alta costura das décadas de 50 a 70.

Publicidade

A Modista

De Jocelyn Moorhouse (2015)

Kate Winslet interpreta, nesta fita da australiana Jocelyn Moohouse, uma mulher sofisticada e sedutora com passado na alta costura, que regressa à vila da Austrália rural onde nasceu, e aí se estabelece como modista, mudando as vidas de várias das mulheres que lá vivem. E ao mesmo tempo, vinga-se de quem a tratou mal quando era mais nova. Judy Davis, Liam Hemsworth, Kerry Fox e Hugo Weaving também estão no elenco.

Linha Fantasma

De Paul Thomas Anderson (2017)

Passado em Londres, nos anos 50, este filme requintado e rigoroso de PT Anderson tem Daniel Day-Lewis (no seu papel de despedida de actor) num reputadíssimo designer de moda, solteirão e obsessivo, que vive e trabalha com a irmã, e vê a sua vida meticulosamente arrumada e controlada levar uma volta, quando se apaixona por uma mulher doce mas de personalidade forte (Vicky Krieps), que se transforma na sua modelo e musa. Ganhou o Óscar de Melhor Guarda-Roupa.

Mais cinema

  • Filmes

Não é preciso gostar de surfar, nem sequer de molhar os pés, para apreciar estes filmes na crista da onda. Desde documentários de referência como The Endless Summer (1966), de Bruce Brown, ou Five Summer Stories (1972), de Jim Freeman e Greg MacGillivray, a fitas que vão além do surf, estes são alguns dos melhores filmes de surf de sempre.

  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Especialmente tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de filmes como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Eis os 100 melhores filmes de terror de sempre. 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade