A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Saoirse Ronan
Photograph: Ben Rayner

Cinco filmes de Saoirse Ronan que tem mesmo de ver

Nomeada para o Óscar de Melhor Actriz por 'Lady Bird', Saoirse Ronan já não deixa dúvidas: é uma das mais talentosas actrizes da sua geração. Veja estes cinco filmes e atreva-se a discordar.

Escrito por
Miguel Branco
Publicidade

Em Lady Bird (com estreia marcada em Portugal a 15 de Março), Saoirse Ronan é uma jovem adolescente inconformada, só está bem onde não está, quer ir para Yale embora nunca conseguisse ir para Yale. É o cabelo pintado de rosa, é saltar do carro em andamento com a mãe ao volante, é odiar tudo, também a California onde nada se passa, onde não há cultura. É com esta interpretação que está nomeada para o Óscar de Melhor Actriz. Desculpa perfeita para recuperar a história da actriz irlandesa (e também com nacionalidade norte-americana) em cinco filmes que tem mesmo de ver. Os Óscares estão ao virar da esquina. 

Recomendado: Óscares 2018 - conheça os nomeados para Melhor Filme

Cinco filmes de Saoirse Ronan que tem mesmo de ver

'The Lovely Bones' (2009)

É das primeiras aparições de Ronan no grande ecrã, à data com 13 anos. E é curioso que interprete uma rapariga de 14, assassinada por um vizinho, que vê, de uma espécie de paraíso (não está no céu mas não está viva), a sua família a tentar compreender o sucedido. O filme é de Peter Jackson. 

 

'Expiação' (2007)

Filmaço de Joe Wright. A actriz irlandesa, ainda jovem, interpreta Briony Tallis, uma criança-dramaturga que deixa o seu amor pelo criado/capataz Robbie Turner (James McAvoy) influenciar o seu juízo, ainda infantil. Acusa-o de ter violado uma visita da enorme casa dos seus pais na Inglaterra de 1935. Bela produção, com Keira Knightley também no elenco. 

Publicidade

'Hanna' (2011)

Saoirse Ronan e Joe Wright, capítulo dois. Em Hanna, a actriz é a personagem-título, uma menina criada pelo pai (Eric Bana) nos florestas da Finlândia para ser uma assassina exemplar. É que o pai tem segredos que a CIA não pode ver tornados públicos. Quando a CIA corre atrás do pai, sobra a filha, que também não se fica. 

Grand Budapest Hotel (2014)

Depois, a evolução. Saoirse Ronan só pode ter dado um real salto ao trabalhar com Wes Anderson, e logo neste Grand Budapest Hotel, um dos grandes filmes da década. Interpreta Agatha, noiva de Zero aka Lobby Boy, o discípulo de M. Gustave (Ralph Fiennes), o dedicado e amado porteiro/mordomo do hotel, que se vê embrulhado numa acusação de homicídio. 

Publicidade

'Brooklyn' (2015)

E eis que chega Brooklyn. O filme onde Ronan extermina as dúvidas, onde os holofotes se apontam para si, onde obteve a primeira nomeação para Melhor Actriz. É a história de uma mulher irlandesa que se muda para os EUA nos anos 50, onde se apaixona. Depois emerge a questão: ficar ou voltar? 

Outros nomeados

Os melhores papéis de Frances McDormand
  • Filmes

Frances McDormand sente-se em casa em todos os géneros. A prova é esta lista das suas interpretações mais aplaudidas. Recomendado: Big Little Lies e Três Cartazes à Beira da Estrada são os grandes vencedores dos Globos de Ouro mais negros de sempre

Tom Hanks em dez grandes papéis
  • Cinemas

Uma dezena de filmes com Tom Hanks, que, em conjunto, ilustram as qualidades deste actor com enorme apelo popular, à-vontade na comédia como no o drama e que se tem passeado por muitos géneros e por obras de dimensões muito díspares.

Publicidade
  • Filmes

Faça lá as contas: 80 papéis, 19 nomeações aos Óscares, 3 vitórias. Se isto não merece um prémio de carreira, então não sabemos o que merece. A 74ª edição dos Globos de Ouro distinguiu Meryl Streep, de 67 anos, com o prémio Cecil B. DeMille. Enquanto o discurso da actriz norte-americana se tornou viral, nós fomos à procura dos seus 10 melhores filmes.    Recomendado: Os melhores filmes de Carrie Fisher

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade