A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
'Magnificent Century'
DR'Magnificent Century'

‘Magnificent Century’ é um portal para o Império Otomano de Solimão, o Magnífico

De entre as várias séries históricas produzidas pela indústria televisiva da Turquia, ‘Magnificent Century’ é uma das mais opulentas, populares e representativas.

Publicidade

★★★☆☆

De entre as várias séries históricas produzidas pela próspera e prolífera indústria televisiva da Turquia, Magnificent Century (YouTube) é uma das mais opulentas, populares (e não só no país de origem) e representativas. Bem como, do ponto de vista ideológico, emblemática da vigência no poder do Presidente Recep Erdogan, ao transportar e projectar uma mensagem de nacionalismo e afirmação da identidade e do poderio turco (isto mesmo que tenha sido objecto de algumas críticas por parte daquele, em especial por “excesso de secularismo”).

Magnificent Century passa-se no século XVI, quando da ascensão ao trono do Império Otomano do lendário sultão Solimão, o Magnífico. E para além das suas características mais romanescas, tem muito interesse histórico, pelo retrato detalhado e realista que faz dos jogos de poder dentro da corte de Solimão, em especial da influência que as mulheres tinham nela (esta época é conhecida como o Sultanato das Mulheres, devido à enorme força política detida pelas mulheres e mães dos sultões). E não faltam também na série as referências (muito ressabiadas) aos portugueses, que nesse tempo infligiram pesadas e importantes derrotas aos turcos no Índico, no Golfo Pérsico ou no Mar Vermelho. Ainda nos têm atravessados, tantos séculos depois.

Mais que ver

Publicidade
Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade