A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
'Magnificent Century'
DR'Magnificent Century'

‘Magnificent Century’ é um portal para o Império Otomano de Solimão, o Magnífico

De entre as várias séries históricas produzidas pela indústria televisiva da Turquia, ‘Magnificent Century’ é uma das mais opulentas, populares e representativas.

Publicidade

★★★☆☆

De entre as várias séries históricas produzidas pela próspera e prolífera indústria televisiva da Turquia, Magnificent Century (YouTube) é uma das mais opulentas, populares (e não só no país de origem) e representativas. Bem como, do ponto de vista ideológico, emblemática da vigência no poder do Presidente Recep Erdogan, ao transportar e projectar uma mensagem de nacionalismo e afirmação da identidade e do poderio turco (isto mesmo que tenha sido objecto de algumas críticas por parte daquele, em especial por “excesso de secularismo”).

Magnificent Century passa-se no século XVI, quando da ascensão ao trono do Império Otomano do lendário sultão Solimão, o Magnífico. E para além das suas características mais romanescas, tem muito interesse histórico, pelo retrato detalhado e realista que faz dos jogos de poder dentro da corte de Solimão, em especial da influência que as mulheres tinham nela (esta época é conhecida como o Sultanato das Mulheres, devido à enorme força política detida pelas mulheres e mães dos sultões). E não faltam também na série as referências (muito ressabiadas) aos portugueses, que nesse tempo infligiram pesadas e importantes derrotas aos turcos no Índico, no Golfo Pérsico ou no Mar Vermelho. Ainda nos têm atravessados, tantos séculos depois.

Mais que ver

Publicidade
Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade