Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores filmes de Ben Affleck
Gone Girl, Ben Affleck

Os melhores filmes de Ben Affleck

É conhecido como actor, apesar de ter escrito e realizado filmes oscarizados. Recordamos os melhores filmes de Ben Affleck

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Desde novo que Ben Affleck queria ser actor. Fez televisão e entrou nalguns filmes, mas foram os papéis de Fred O'Bannion em Juventude Inconsciente (Dazed and Confused, 1993), de Richard Linklater, e de Shannon Hamilton noutro filme de culto, Os Malucos do Centro (Mallrats, 1995), de Kevin Smith, que chamaram a atenção do público. Uma atenção redobrada a partir de 1997, quando voltou a ser dirigido por Kevin Smith num dos melhores filmes de ambos, Perseguindo Amy, e co-protagonizou e co-escreveu o argumento de O Bom de Rebelde, de Gus Van Sant, que lhe valeu o primeiro Óscar.

Seguiram-se várias — demasiadas — fitas que é melhor esquecer, e uma ou outra menos má, mas a carreira do actor voltou a entrar nos eixos a partir de 2007, quando realizou a sua primeira longa-metragem, Vista pela Última Vez… (Gone Baby Gone, na versão original), protagonizada pelo irmão Casey Affleck. Entre os filmes que rodou desde então contam-se ainda A Cidade (2009), Argo (2012), premiado com o Óscar de Melhor Filme, e Viver Na Noite (2016), todos com ele no papel principal.

O Caminho de Volta, de Gavin O'Connor, é o próximo filme protagonizado pelo actor norte-americano. Antes da estreia, recordamos os melhores filmes de Ben Affleck.

Recomendado: Filmes em cartaz esta semana

Os melhores filmes de Ben Affleck

'Juventude Inconsciente', de Richard Linklater (1993)

O último dia de aulas de uma escola do Texas, nos anos 70, é retratado com carinho e mágoa neste filme de Richard Linklater. Um clássico de culto do cinema adolescente, com um elenco onde figuram Matthew McConaughey, Jason London, Milla Jovovich, Parker Posey e, entre outros, Ben Affleck, no papel do insuportável repetente Fred O'Bannion.

'Perseguindo Amy', de Kevin Smith (1997)

Holden McNeil (Ben Affleck) e Banky Edwards (Jason Lee) são melhores amigos e autores de uma banda desenhada que começa a dar que falar. E é precisamente numa convenção de BD que Holden conhece Alyssa Jones (Joey Lauren Adams), outra profissional do meio, por quem se apaixona e com quem, eventualmente, começa uma relação amorosa. O problema? Ela é lésbica. O outro problema? É possível que Banky esteja apaixonado por Holden.

Publicidade

'O Bom Rebelde', de Gus Van Sant (1997)

Matt Damon e Ben Affleck são os autores e co-protagonistas desta história dirigida por Gus Van Sant. O personagem de Damon ganha a vida a trabalhar como contínuo no MIT e passa os dias a beber com os amigos, incluindo Affleck, até que um professor da universidade descobre que ele é um génio matemático e tenta dar um novo rumo à sua vida do jovem. O filme recebeu dois Óscares: Melhor Argumento Original e Melhor Actor Secundário, para Robin Williams.

'Vista pela Última Vez…', de Ben Affleck (2007)

Ben Affleck volta ao sul de Boston, que ajudou a retratar em O Bom Rebelde, na sua primeira longa-metragem atrás das câmaras. Desta feita, adaptando um romance de Dennis Lehane, conta a história de uma criança desaparecida e do detective privado (interpretado pelo seu irmão Casey) que tenta resolver o caso. A actriz Amy Ryan foi nomeada para um Óscar pelo seu desempenho.

Publicidade

'Argo', de Ben Affleck (2012)

Premiado com o Óscar de Melhor Filme (e também de Melhor Edição e Melhor Argumento Adaptado), Argo é provavelmente o mais aclamado filme de Ben Affleck. Apesar de algumas imprecisões históricas, conta a história real do agente da CIA Tony Mendez (Ben Affleck), que tenta salvar os trabalhadores retidos na embaixada americana em Teerão, no rescaldo da revolução iraniana de 1979.

'Em Parte Incerta', de David Fincher (2014)

Quando a sua esposa (Rosamund Pike, nomeada para o Óscar de Melhor Actriz) desaparece, Nick Dunne (Ben Affleck) torna-se o principal suspeito do crime. Todas as provas apontam para ele a ter matado, mas na verdade a mulher, uma verdadeira psicopata, escondeu-se e plantou provas para o incriminar, neste thriller psicológico de David Fincher. E ainda não contámos sequer metade da história.

Os melhores filmes de...

Sniper Americano
©2014 Warner Bros. Entertainment

Bradley Cooper

Filmes

Um dos nomes mais activos e notados de uma nova geração de intérpretes do cinema americanos, Bradley Cooper já trabalhou sob a direcção de cineastas como Clint Eastwood, Cameron Crowe e David O. Russell, e é um actor capaz de se mexer entre os grandes estúdios e o cinema independente Ei-lo em sete filmes fundamentais para o entendimento da sua ascensão em Hollywood.

Meryl Streep nos Globos de Ouro 2017
©Image Group LA/HFPA

Meryl Streep

Filmes

Faça lá as contas: 80 papéis, 19 nomeações aos Óscares, três vitórias. Se isto não merece um prémio de carreira, então não sabemos o que merece. A 74ª edição dos Globos de Ouro distinguiu Meryl Streep, de 67 anos, com o prémio Cecil B. DeMille. Enquanto o discurso da actriz norte-americana se tornou viral, nós fomos à procura dos seus dez melhores filmes.

Publicidade

Natalie Portman

Filmes

Ver os melhores filmes de Natalie Portman é como uma viagem no tempo através da vida da actriz nomeada para o Óscar pelo desempenho em Jackie. Começamos na sua estreia, com apenas 12 anos, no papel de uma criança que quer ser uma assassina, e viajamos através dos seus 22 anos de carreira. Desde a adolescente problemática de uma pequena cidade à lenda de filmes de acção.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade