Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Óscares 2020: as mulheres que deviam ter sido nomeadas
Greta Gerwig on Set of Little Women
Photograph: 2019 CTMG, Inc.

Óscares 2020: as mulheres que deviam ter sido nomeadas

Greta Gerwig foi uma das mulheres que falharam ser indicadas aos Óscares de Hollywood este ano. Mas não foi a única

Por Eurico de Barros
Publicidade

A ausência de Greta Gerwig, a realizadora de Mulherzinhas, a nova e muito elegiada adaptação do clássico de Louisa May Alcott, na lista dos nomeados ao Óscar de Melhor Realizador tem sido muito comentada, embora a fita tenha sido indicada para a estatueta de Melhor Filme. Mas este ano há mais mulheres, não só realizadoras como também actrizes, que tinham esperanças de marcar presença nas listas de nomeados, o que acabou por não suceder. É o caso de Awkwafina (A Despedida) ou Lupita Nyong'o (Nós) em Melhor Actriz, ou de Marielle Haller (Um Amigo Extraordinário) em Melhor Realizador.

Recomendado: Grandes actrizes e actores que nunca ganharam o Óscar

As mulheres que não foram nomeadas aos Óscares

Greta Gerwig

A adaptação do clássico Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, está na lista dos candidatos ao Óscar de Melhor Filme, mas ao contrário do que aconteceu em 2017 com Lady Bird, Greta Gerwig não conseguiu desta feita chegar à de Melhor Realizador. Mulherzinhas está indicado para seis Óscares no total, incluindo Melhor Argumento Adaptado para Gerwig.

Marielle Heller

Nem o facto de ter Tom Hanks como principal intérprete do seu filme Um Amigo Extraordinário, e deste se estar a portar bem nas bilheteiras e com a crítica, valeu a Marielle Heller (O Diário de uma Rapariga Adolescente, Memórias de uma Falsificadora Literária) constar na lista de aspirantes à estatueta de Melhor Realizador.

Publicidade

Alma Há’rel

Apesar do seu filme Honey Boy ter dado bastante nas vistas e estar candidato a quatro prémios nos Independent Spirit Awards, esta realizadora dos territórios indie foi completamente ignorada pela Academia. Tal como a fita, interpretada por Shia LaBoeuf e baseada nas recordações deste enquanto actor infantil.

Lorene Scafaria

Realizadora, argumentista e ainda produtora de Ousadas e Golpistas, um filme baseado na história real de um grupo de strippers de Nova Iorque que se vingavam dos seu clientes de Wall Street enganando-os e roubando-os, Lorene Scafaria ficou em branco nas indicações aos Óscares naquelas duas categorias.

Publicidade

Awkwafina

Aliás Nora Lum, a rapper e actriz que usa o nome artístico de Awkwafina também não foi nomeada para o Óscar de Melhor Actriz pela sua interpretação em A Despedida, de Lulu Wang. Mesmo apesar deste papel lhe ter valido o Globo de Ouro de Melhor Actriz numa Comédia ou Musical. O filme, aliás, não teve qualquer indicação.

Jennifer Lopez

A promessa de uma nomeação ao Óscar de Melhor Actriz Secundária para Jennifer Lopez, na senda da do Globo de Ouro na mesma categoria, pelo seu papel de stripper fura-vidas em Ousadas e Golpistas, não se concretizou. Resta-lhe a consolação de estar indicada para os Independent Spirit Awards.

Publicidade

Lupita Nyong’o

Falava-se muito de Lupita Nyong’o, já oscarizada por 12 Anos Escravo em 2012, poder aparecer na lista das candidatas a Melhor Actriz pelo seu duplo papel no filme de terror Nós, de Jordan Peele, onde interpreta uma mãe de família e a sua assustadora dupla. Mas nem um papel em dobro convenceu a Academia de Hollywood.

A caminho dos Óscares

Titanic
©DR

Os filmes que ganharam mais Óscares

Filmes

Antes da cerimónia de entrega dos Óscares, que se realiza a 9 de Fevereiro, em Los Angeles, recordamos alguns dos filmes com o maior número de estatuetas no currículo. O clássico Ben-Hur, realizado em 1959 por William Wyler, Titanic (1997), de James Cameron, e a terceira parte da trilogia O Senhor dos Anéis, rodada por Peter Jackson e estreada em 2003, lideram a lista dos recordistas de Óscares na história do cinema, com 11 prémios.

Meryl Streep nos Globos de Ouro 2017
©Image Group LA/HFPA

As actrizes e os actores com mais Óscares

Filmes

Foram muitos os actores e actrizes que, desde 1929, ganharam um Óscar. Pouco mais de 40 conseguiram levar para casa duas estatuetas da Academia ao longo da sua carreira. Mas mais do que isso? Quase nenhuns. Estes foram os actores e actrizes que ganharam mais Óscares até hoje.

Publicidade
Hitchcock Truffaut
©DR

Grandes realizadores que nunca ganharam o Óscar

Filmes

Já se sabe que nem sempre os melhores realizadores (e os melhores actores e os melhores filmes) são aqueles que ganham os Óscares, e já por muitas ocasiões as estatuetas de Hollywood foram parar às pessoas erradas, deixando de mãos a abanar quem as merecia. Conheça os grandes realizadores que nunca ganharam o Óscar (de melhor realizador).

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade