A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Frances McDormand in black and white
Photographer: Alison Cohen RosaFrances McDormand

As actrizes e os actores com mais Óscares

É um clube muito restrito, o das actrizes e actores com mais Óscares. Até agora, apenas sete ganharam mais de três.

Escrito por
Eurico de Barros
e
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

Foram muitos os actores e actrizes que, desde 1929, data da primeira cerimónia dos prémios, ganharam um Óscar. Pouco mais de 40 conseguiram levar para casa duas estatuetas da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood ao longo da sua carreira. Mas mais do que isso? Quase nenhuns. Katharine Hepburn é a actriz mais premiada, tendo recebido quatro Óscares de melhor actriz entre 1934 (por Glória de Um Dia) e 1982 (por A Casa do Lago). Depois, com três Óscares surgem Frances McDormand, que se juntou a este restrito clube em 2021, Daniel Day-Lewis, Meryl Streep, Jack Nicholson, Ingrid Bergman e Walter Brennan – o único que nunca foi eleito melhor actor principal, vencendo apenas por papéis secundários.

Recomendado: ‘Nomadland – Sobreviver na América’ foi o principal vencedor de uns Óscares diferentes

As actrizes e os actores com mais Óscares

Katharine Hepburn

A lendária intérprete é a única a ter ganho quatro Óscares, e todos eles de melhor actriz. Em 1934 (Glória de um Dia, de Lowell Sherman), 1968 (Adivinha Quem Vem Jantar, de Stanley Kramer), 1969 (O Leão no Inverno, de Anthony Harvey, ex aequo com Barbra Streisand) e finalmente, em 1982 (A Casa do Lago, de Mark Rydell). Hepburn nunca foi recebê-los.

Frances McDormand

A norte-americana já tem três Óscares de melhor actriz (principal, sempre) em casa. Recebeu o primeiro em 1997, pela sua prestação em Fargo, dos Coen. O segundo chegou em 2018, pelo seu papel em Três Cartazes à Beira da Estrada, de Martin McDonagh, e o mais recente foi por Nomadland – Sobreviver na América, o grande vencedor dos prémios de 2021, realizado por Chloé Zhao.

Publicidade

Meryl Streep

A recordista de nomeações (21, até agora) já ganhou três Óscares, dois de melhor actriz, em 1983 (A Escolha de Sofia, de Alan J. Pakula) e 2012 (A Dama de Ferro, de Phyllida Lloyd), e um de melhor actriz secundária, em 1980 (Kramer Contra Kramer, de Robert Benton). É provável que um dia destes receba o quarto.

Ingrid Bergman

A grande actriz sueca que não fez carreira só em Hollywood tem um registo igual ao de Meryl Streep. Duas estatuetas de melhor actriz, em 1945 (Meia Luz, de George Cukor) e em 1957 (Anastásia, de Anatole Litvak), e uma de melhor actriz secundária em 1975 (Um Crime no Expresso do Oriente, de Sidney Lumet).

Publicidade

Daniel Day-Lewis

O britânico é o único a ter ganho até agora três Óscares de melhor actor (e isto com apenas seis nomeações). Venceu em 1990 (O Meu Pé Esquerdo, de Jim Sheridan), em 2008 (Haverá Sangue, de Paul Thomas Anderson), e em 2013 (Lincoln, de Steven Spielberg). De momento está retirado destas lides, mas se voltar ao cinema pode aspirar a um dia igualar Katharine Hepburn.

Jack Nicholson

São também três as estatuetas arrebatadas por Nicholson, que emula Meryl Streep e Ingrid Bergman. Dois Óscares de melhor actor, em 1976 (Voando Sobre um Ninho de Cucos, de Milos Forman) e em 1998 (Melhor é Impossível, de James L. Brooks), e um de melhor actor secundário, em 1984 (Laços de Ternura, de James L. Brooks).

Publicidade

Walter Brennan

O veterano actor característico conquistou três Óscares, todos de melhor actor secundário. Em 1937 (Pai Contra Filho, de Howard Hawks e William Wyler), 1939 (Um Dia de Glória, de David Butler) e 1941 (A Última Fronteira, de William Wyler). É o único desta restrita lista com este registo.

A caminho dos Óscares

  • Filmes

A 93.ª cerimónia de entrega de uns Óscares dominados pelas plataformas de streaming e marcados pela pandemia acontece, extraordinariamente, a 25 de Abril. Para já, Mank, de David Fincher, com dez nomeações, é o favorito na corrida às estatuetas douradas. Logo atrás estão Os 7 de Chicago, O Som do Metal, Nomadland, Minari, Judas e o Messias Negro e O Pai, nomeados para seis categorias. Uma Miúda Com Potencial é outra das fitas a ter debaixo de olho. Conheça os oito nomeados para Melhor Filme.

  • Filmes

É uma lista com pesos pesados e com estreias nesta 93.ª cerimónia de entrega de uns Óscares dominados pelas plataformas de streaming. Riz Ahmed (O Som do Metal) e Steven Yeun (Minari) são novatos nestas lides de nomeações à estatueta dourada de Melhor Actor. Mas Anthony Hopkins (O Pai) e Gary Oldman (Mank) já sabem ao que vão. Chadwick Boseman está indicado, a título póstumo, pelo seu papel em Ma Rainey – A Mãe do Blues. Conheça os cinco nomeados aos Óscares na categoria de Melhor Actor.

Publicidade
  • Filmes

Duas estreantes e três veteranas nestas andanças da passadeira vermelha dos Óscares. São assim, em traços gerais, as nomeadas na categoria de Melhor Actriz para a edição dos Óscares deste ano. Frances McDormand é a protagonista de Nomadland e arrasou a concorrência nos Globos de Ouro, mas a prestação de Viola Davis em Ma Rainey – A Mãe do Blues ou da estreante Vanessa Kirby em Pieces of a Woman são de ter em conta. Andra Day e Carey Mulligan são as outras nomeadas para o Óscar de Melhor Actriz.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade