A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Filme, Cinema, Documentário, Thriller, The Mole: Undercover in North Korea (2020)
©DRThe Mole: Undercover in North Korea de Mads Brügger

‘The Mole: Undercover in North Korea’ é absolutamente a não perder

“Quando há dinheiro, tudo é possível”. Série documental de Mads Brügger, na Filmin, mostra realidade revoltante e sórdida.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

★★★★☆

Entre os protagonistas de The Mole: Undercover in North Korea (Filmin) estão um dinamarquês desiludido com o regime da Coreia do Norte e aí infiltrado por um seu compatriota cineasta, Mads Brügger, juntamente com um antigo soldado, ex-dealer de cocaína e agora homem de negócios legítimo; um aristocrata e diplomata espanhol defensor de Pyongyang e com influência nas suas mais altas esferas; uma antiga agente do MI5 inglês e um operacional da CIA que foi expulso da agência; um empresário jordano mafioso; e vários apoiantes fanáticos e idiotas úteis europeus da ditadura norte-coreana.

Só que The Mole: Undercover in North Korea não é uma série de espionagem. É um documentário que demorou dez anos a fazer por Brügger, que pôs em perigo de vida o seu duo de infiltrados e revela como a Coreia do Norte consegue contornar as sanções das Nações Unidas e negociar drogas e armamento com vários países, muitas vezes a expensas de nações africanas pobres e corruptas como o Uganda, ao qual foi “vendido” um laboratório de fabrico de metanfetaminas sob a capa de um complexo turístico, com oferta de um hospital e uma escola para a população como fachada. Como diz o empresário jordano: “Quando há dinheiro, tudo é possível”. É revoltante, sórdido e absolutamente a não perder.

Mais que ver

Publicidade
Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade