Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores hotéis da Costa Alentejana

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Hotel, Sublime Comporta
©Nelson Garrido Sublime Comporta

Os melhores hotéis da Costa Alentejana

Não queremos que nada lhe falte e por isso juntámos os melhores hotéis da Costa Alentejana.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Da Comporta à Zambujeira do Mar o que não faltam são motivos para ir e ficar, nem que seja só por uns dias. Turismos rurais, hotéis de charme e até um glamping no meio do nada mas perto de tudo. Sozinho ou acompanhado, com miúdos ou sem miúdos. Não foi tarefa fácil chegar a estas propostas do litoral alentejano, de tanto que merece ser descoberto e aproveitado. Daqui vai a certeza de que em qualquer um destes espaços o tempo corre devagar, independentemente da altura do ano. Eis os melhores hotéis da Costa Alentejana.

Recomendado: O melhor da costa alentejana

Os melhores hotéis da costa alentejana

Craveiral Farmhouse
Craveiral Farmhouse
DR

1. Craveiral Farmhouse

Hotéis

Pé na terra e ar do mar é o que promete este novo turismo a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar e que quer ser a nossa casa fora de casa. São nove hectares de ar puro e boa vida. Há estúdios e casas com dois quartos com todas as mordomias e uma decoração simples com apontamentos de luxo. Ao seu dispor há três piscinas (uma delas interior), um restaurante com produtos da horta e comida orgânica, um centro de interpretação da natureza, um pomar e até uma quinta com animais. Tudo isto na serra, a dois passos do mar.

2. Herdade da Matinha

Viagens

Só se chega aqui de propósito, só se sai daqui contrariado. A Matinha é um paraíso de sossego acoitado entre montes e 100 hectares de árvores. Tem 22 quartos (em breve 34) e não há dois iguais. Uma casa de conforto onde nada está fora do lugar mas tudo serve para ser vivido, das salas comuns ao restaurante em formato casa de amigos – que só por si merece a visita. Há cavalos, hortas biológicas, trilhos até Milfontes e cestos de piquenique para levar; há workshops de cozinha, aulas de yoga, mas há sobretudo vagar e espaço vital. Leve gaiatos sem receio de os entreter ou vá a dois sem recear os gaiatos dos outros. 

Publicidade
sublime comporta
sublime comporta
©Nelson Garrido

3. Sublime Comporta

Hotéis

Elegante, moderno e tranquilo. É difícil fugir aos clichés e não é porque é tudo igual ao que já vimos, mas porque é mesmo um paraíso escondido, um refúgio perfeito, sublime como o nome promete. Da estrada, quase que passa despercebido: um grande portão e árvores. O cheiro a campo não engana: a tranquilidade está neste hotel de luxo. Entre um mergulho na piscina, uma ida à sauna ou ao banho turco, mais uma massagem relaxante de nos pôr a levitar e mais um mergulho, desta vez na piscina interior, o que não lhe vão faltar são motivos para daqui não querer sair e para mais tarde querer voltar. Este ano, há ainda uma grande novidade: nove Bio Pool Suites inspiradas no Cais Palafítico da Carrasqueira. 

Sobreiras - Alentejo Country Hotel
Sobreiras - Alentejo Country Hotel
©Joao Morgado

4. Sobreiras - Alentejo Country Hotel

Hotéis

Construído num terreno de 15 hectares em Grândola, marcado por sobreiros e campo a perder de vista, este pequeno hotel de bonitas linhas arquitectónicas é o sítio perfeito para quem procura paz e silêncio. Os quartos estão decorados com design simples, peças confortáveis e uma varanda ideal para sessões fotográficas ou sestas, intercaladas com mergulhos na infinity pool ou momentos de descanso nas camas de rede. Há ainda bicicletas para alugar, muito terreno para passeios e as praias da Comporta e Grândola, mesmo ali ao lado.

Publicidade
Herdade do Touril
Herdade do Touril
©DR

5. Herdade do Touril

Hotéis

A Herdade do Touril, na Zambujeira do Mar, tem tantos hectares quanto os dias do ano: 365 precisamente. Fica em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mesmo em frente ao mar e, como pode perceber pela dimensão, tem espaço de sobra, com caminhos para andar de bicicleta ou a pé. Com 19 unidades distribuídas por cinco casas, tem quartos duplos, suítes com kitchenette e casas T1, T2 e T3, todas decoradas num estilo moderno, dentro daquilo que são as linhas de um típico monte alentejano. Ah! E tem uma boa piscina. E até ao final do Verão vai ter comidinha da boa vinda directamente da cozinha do restaurante mais famoso da região, A Tasca do Celso. O serviço é exclusivo a hóspedes, pelo que para usufruir desta parceria de luxo só tem de se instalar neste hotel de charme e contar os minutos até à hora da refeição.

o lugar
o lugar
©Rodrigo Cardoso

6. O Lugar, Guesthouse

Hotéis

O avô sonha, a obra nasce. É esta a história d’O Lugar, pequena guesthouse de seis quartos em Porto Covo, mesmo em cima da Praia dos Pescadores, inaugurada por um natural da vila alentejana, em homenagem a um sonho antigo que o avô nunca concretizou. O espaço tem uma onda nórdica de linhas simples, muito uso do azul do mar, e no serviço do dia-a-dia há vários produtos locais, como o pão da padaria local e queijos de Odemira. Escusado será dizer que pelo sítio onde está, é ideal para um fim-de-semana de praia, mesmo com frio.

Publicidade
A Serenada
A Serenada
Fernando Marques

7. A Serenada

Viagens

Com apenas seis quartos, esta pequena unidade fica na Serra de Grândola, no meio do nada, com vista para o infinito. Tranquila e silenciosa, a Serenada dá-lhe o melhor dos dois mundos: é longe o suficiente para que não veja nada à volta, mas perto para que chegue onde quer em apenas dez minutos. Por aqui os dias são serenos, seja no edifício principal a que deram o nome de Casa do Monte, com uma enorme janela a convidar a ficar e a beber um copo de vinho (feito aqui), seja à beira da pequena piscina panorâmica, onde até no Inverno apetece mergulhar. 

santiago hotel cooking & nature
santiago hotel cooking & nature
©DR

8. Santiago Hotel Cooking & Nature

Hotéis Hotéis de charme

Quando se entra mais parece um restaurante: cozinha aberta, mesas postas e para ir ora para quartos ou para o exterior, é obrigatório passar aqui. Mas é mesmo um hotel, com três dezenas de quartos e uma piscina que pede mergulhos e sestas nas camas à volta até ao pôr-do-sol, sempre com o Castelo de Santiago do Cacém à vista. Dá para não mexer uma palha ou ir aprender a fazer pizzas em forno de lenha, dado a forte componente gastronómica da unidade hoteleira. É lá que acontecem os workshops de cozinha express (45 minutos, 30€). As praias da costa alentejana ficam a 15 minutos de carro.

Publicidade
Cabeça da Cabra – Porto Covo
Cabeça da Cabra – Porto Covo
©DR

9. Cabeça da Cabra

Hotéis

Ao descobrir que a câmara ia leiloar o edifício da antiga escola primária da região, Maria Santos encontrou o lugar perfeito para pôr em prática o seu projecto da Casa de Campo Cabeça da Cabra. O edifício do Estado Novo ganhou nova vida, tendo as salas de aula dos anos 50 renascido sob a forma de dois quartos e dois lofts. A estadia inclui um pequeno-almoço de produtos frescos, provenientes da horta do hotel.

três maria
três maria
©DR

10. Três Marias

Hotéis Hotéis de charme

Fica na fronteira entre Vila Nova de Milfontes e Porto Covo, bem perto da Praia dos Aivados, e é um turismo rural alentejano onde o único barulho que se ouve é o da natureza. Não é cliché, é a mais pura das verdades. Os quartos estão decorados de forma simples, mas cheios de bons detalhes, com um terraço para se sentar a ler/meditar, o pequeno-almoço é excelente e os terrenos à volta, com vários animais de quinta, são óptimos para uma passeata.

Publicidade
Monte do Giestal
Monte do Giestal
DR

11. Monte do Giestal

Viagens

Este monte alentejano faz as delícias de pais e filhos desde 2011. É uma ode à preguiça com os seus 70 hectares de terra onde também os animais entram, afinal também eles merecem um descanso – há um gatil e um canil disponíveis. No total são 10 villas, T1 e T2, com uma decoração sóbria. A casa de campo que um dia sonhou ter na costa alentejana está aqui. Não procure mais. E ainda nem lhe falámos do spa com uma sauna de infravermelhos ou da piscina climatizada com jogos de massagem.

Casa da Lupa
Casa da Lupa
©DR

12. Casas da Lupa

Hotéis

As Casas da Lupa são um dos projectos de turismo rural mais bonitos do sudoeste alentejano. Com quatro anos de vida, os quartos, master suites (com piscina privada) e suites alpendre foram feitos numa arquitectura modernista de tons brancos, mas decorados com cores mais fortes. A cinco minutos da Zambujeira do Mar, tem vários caminhos para percorrer de bicicleta ou a pé, no meio da natureza, tem aulas de ioga, quando pedidas, tem uma cozinha saudável para quem assim escolher e cestas de piquenique preparadas para levar para o meio do campo.

À descoberta da Costa Alentejana

Praia do Tonel
Fotografia:Ana Luzia

As melhores praias na Zambujeira do Mar

Viagens

São (só) 212 quilómetros que separam Lisboa de um paraíso de águas cristalinas, areias soltas e formações rochosas imponentes. A Zambujeira do Mar tem uma costa rasgada e vincada, perfeita para quem gosta de explorar segredos. Acabaram-se as desculpas – calce as sandálias e faça-se à estrada. 

Priaia Vizinha das Furnas
Fotografia: Arlindo Camacho

O melhor de Vila Nova de Milfontes

Viagens

Duas horas. Não demorará muito mais a chegar a Vila Nova de Milfontes e uma coisa conseguimos garantir: demorará menos ainda a esquecer-se que há vida em Lisboa. Praias, restaurantes, lojas. Não faltam programas para Vila Nova de Milfontes

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade