O melhor da costa alentejana

Praias selvagens, águas límpidas e frias, muitas montras de peixe e marisco, cenários idílicos para ver o pôr-do-sol e trilhos na natureza. É desta matéria apetecível que se fazem umas férias na costa alentejana

Fotografia: Arlindo Camacho

Fomos descendo, com vagar. Andando, parando, descobrindo, ouvindo quem sabe e assentando tudo. Sempre assim, no gerúndio, num presente distendido sem pressa nem prazo de validade, como tudo deve ser vivido na costa alentejana. De Melides à Zambujeira do Mar, resiste ainda um paraíso manso feito de pequenos segredos para partilhar. E até para nós, que nos gabamos de conhecer cada palmo desta linha de mar, foi uma surpresa encontrar tanta coisa boa a dar à costa. Eis o melhor da costa alentejana em sete paragens. E com um bónus: os melhores hotéis onde ficar.  

O melhor da costa alentejana

Melides

130 kms. É apenas isso que separa Lisboa desta aldeia de areais extensos. Apetece-lhe fugir da cidade? Dizemos-lhe as melhores coisas que pode fazer em Melides

Por Mariana Correia de Barros

Vila Nova de Santo André

Praias, petiscos, passeios. São várias as opções. O melhor que pode fazer em Vila Nova de Santo André está aqui.

Por Mariana Correia de Barros
Publicidade

Sines

Pode até nem ser o local mais procurado da costa alentejana, mas não fica atrás do resto dos ícones. Perca-se pelas praias, mas principalmente pelos restaurantes de Sines para uma verdadeira epopeia gastronómica. Vá por nós e faça-se à estrada. 

Por Mariana Correia de Barros

Porto Covo

Tornou-se tão cliché como inevitável cantarolar a “Porto Covo” de Rui Veloso quando passamos por aqui. É um clássico, tal como é um clássico não falhar uma ida a banhos na Ilha do Pessegueiro ou parar no Zé Inácio para comer um bom peixe grelhado. Saiba o que pode fazer mais em Porto Covo.

Por Mariana Correia de Barros
Publicidade

Vila Nova de Milfontes

Duas horas. Não demorará muito mais a chegar a Vila Nova de Milfontes e uma coisa conseguimos garantir: demorará menos ainda a esquecer-se que há vida em Lisboa. Praias, restaurantes, lojas. Não faltam programas para Vila Nova de Milfontes

Por Mariana Correia de Barros

Os melhores restaurantes em Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes podia muito bem ser Vila Nova do Mil restaurantes, tantas são as mesas à nossa espera. Vá por nós, almoce e jante por aqui. Quer carne ou peixe? Marisco ou só tapas? Experimente tudo. Não se vai arrepender. 

Por Mariana Correia de Barros
Publicidade

Almograve

O roteiro perfeito para Almograve inclui praia e petisco. Está preparado para se deixar guiar?

Por Mariana Correia de Barros

As melhores praias na Zambujeira do Mar

São (só) 212 quilómetros que separam Lisboa de um paraíso de águas cristalinas, areias soltas e formações rochosas imponentes. A Zambujeira do Mar tem uma costa rasgada e vincada, perfeita para quem gosta de explorar segredos. Acabaram-se as desculpas – calce as sandálias e faça-se à estrada. 

Por Mariana Correia de Barros
Publicidade

Os melhores hotéis da Costa Alentejana

Turismos rurais, hotéis de charme e até um glamping no meio do nada mas perto de tudo. Sozinho ou acompanhado, com miúdos ou sem miúdos. Eis oito hotéis na Costa Alentejana onde pode ficar.

Por Mariana Correia de Barros
Publicidade

Outros destinos de Verão

Todas as praias da Arrábida

A menos de uma hora de Lisboa, a Arrábida é um postal encaixado entre a serra e o Atlântico, onde não faltam praias para todos: os que levam os miúdos a reboque e querem estacionar mesmo à porta e os que não se importam de percorrer trilhos mais ou menos complicados para poder usufruir de areais paradisíacos.   Navegámos esta costa de 40 quilómetros para cartografar 13 praias da Arrábida. Decida em qual vai estender a toalha. + 10 coisas para fazer na Arrábida

Por Joao Oliveira

As melhores praias no Algarve para este Verão

De Odeceixe a Vila Real de Santo António, só não encontra uma praia a seu gosto se não quiser. Percorremos a costa algarvia toda e damos-lhe as coordenadas para mergulhar nas águas mais límpidas e pisar os areais mais dourados. Sem tropeçar em ninguém.  

Por Inês Garcia
Publicidade

O que há de novo na Comporta e em Tróia

As praias são as mesmas de sempre, de areia branca e fina e água verde-água. Mas há novidades fresquinhas para conhecer este Verão na costa entre Tróia e a Compota. Faça bom proveito. 

Por Mariana Correia de Barros

Comentários

0 comments