O melhor da Costa Alentejana

Rica em praias selvagens, em peixe e marisco fresco, em natureza no estado mais puro, em pores-do-sol fotogénicos e em muitos outros segredos, esta é a nossa Costa Rica. Roteiro completo pela Costa Alentejana, entre Melides e a Azenha do Mar.
Praia dos Alteirinhos
DR Praia dos Alteirinhos
Por Mariana Correia de Barros |
Publicidade

Fomos descendo, com vagar. Andando, parando, descobrindo, ouvindo quem sabe e assentando tudo. Sempre assim, no gerúndio, num presente distendido sem pressa nem prazo de validade, como tudo deve ser vivido na Costa Alentejana. De Melides à Azenha do Mar, com paragens em Vila Nova de Santo André, Sines, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Almograve e Zambujeira do Mar, resiste ainda um paraíso manso feito de pequenos segredos para partilhar. E até para nós, que nos gabamos de conhecer cada palmo desta linha de mar, foi uma surpresa encontrar tanta coisa boa a dar à costa.

Eis o melhor da Costa Alentejana. E com um bónus: os melhores hotéis onde ficar.  

Recomendado: Guia de praias de Portugal

O melhor da Costa Alentejana

1
Praia da Vigia - Melides
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

O melhor de Melides

A pouco mais de uma hora de Lisboa, Melides oferece-nos o que de melhor podemos ter na Costa Alentejana: boa praia e bom petisco. Mas não tenha medo, há mais para descobrir nesta aldeia, mesmo que o sol não queira aparecer.

130 kms. É apenas isso que separa Lisboa desta aldeia de areais extensos. Apetece-lhe fugir da cidade? Dizemos-lhe as melhores coisas que pode fazer em Melides. Siga o nosso roteiro.  Uma vez em Melides, deixamos-lhe uma dica: vá até Vale Figueira, pergunte pela padaria da Tia Jesuína e descubra o autêntico pão alentejano, vendido só às terças, quintas, sextas e sábados.  

2
Lagoa de Santo André
Fotografia: Arlindo Camacho
Viagens, Escapadas

O melhor de Vila Nova de Santo André

Praias, petiscos, passeios e muito descanso. São várias as opções, conforme o que lhe apetecer. O melhor que pode fazer nesta vila a hora e meia de Lisboa está aqui. Apetece-lhe uma escapadinha? Damos-lhes umas dicas, sem esquecer, claro está, a praia e Lagoa de Santo André que tornam esta zona única para férias ou apenas para uma fugida da cidade. Siga as nossas pisadas e garantimos que os dias vão ser de descanso (até se vai esquecer do caminho de regresso a casa). Bons mergulhos e bons petiscos são os nossos votos. 

Publicidade
3
Praia de São Torpes
Arlindo Camacho
Coisas para fazer

O melhor de Sines

Ainda a tentar desenhar o roteiro da descida da costa? Ponha um pin em Sines e descubra a Costa Alentejana. Pela comida ou pelas praias, o que importa é ir. Pode até nem ser o local mais procurado, mas não fica atrás do resto dos ícones. Perca-se pelas praias, mas principalmente pelos restaurantes de Sines para uma verdadeira epopeia gastronómica. Também vale a pena passear no centro histórico, entre lojas de comércio tradicional, ruas estreitas e miradouros improvisados, perfeitos para uma fotografia de família. 

4
Praia da Samoqueira - Porto Covo
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

O melhor de Porto Covo

Tornou-se tão cliché como inevitável cantarolar a “Porto Covo” de Rui Veloso quando passamos por aqui. É um clássico, tal como é um clássico não falhar uma ida a banhos na Ilha do Pessegueiro ou parar no Zé Inácio para comer um bom peixe grelhado. Porto Covo devia estar na lista de sítios a conhecer de qualquer pessoa, especialmente no Verão. É uma vila pequena, com grandes praias à mão de semear, e várias coisas para fazer. Uma vez aqui, saiba tudo o que não pode perder em Porto Covo, mesmo que o sol não espreite. 

Publicidade
5
Priaia Vizinha das Furnas
Fotografia: Arlindo Camacho
Viagens

O melhor de Vila Nova de Milfontes

Não se fala do melhor da Costa Alentejana sem mencionar Vila Nova de Milfontes, seja pela praia e pelo rio, como pela gastronomia – e que bem que se come aqui. A verdade é que não faltam coisas para fazer em Vila Nova de Milfontes, mesmo que o sol teime em não aparecer. Siga o nosso roteiro e não se preocupe com mais nada.  

6
Praia de Nossa Senhora - Almograve
Fotografia: Arlindo Camacho
Viagens

O melhor de Almograve

Se tudo o que quer fazer é estender-se ao sol, então não vá mais longe. Entre Vila Nova de Milfontes e a Zambujeira do Mar, esconde-se Almograve. É o destino certo para se aventurar na costa alentejana com as suas bonitas praias encaixadas nas falésias e com extensos areais. Tem tudo o que precisa para umas férias bem passadas e com pouco trabalho. Mas não se preocupe, se o sol não aquecer há muito fazer também. O roteiro perfeito para Almograve inclui praia e petisco. Está preparado para se deixar guiar?

Publicidade
7
Praia do Tonel
Fotografia:Ana Luzia
Viagens

O melhor da Zambujeira do Mar

A zona mais a sul da Costa Alentejana foi abençoada por areais paradisíacos. Mas há muito mais do que praias de águas cristalinas, areias soltas e formações rochosas imponentes na Zambujeira do Mar: há restaurantes para petiscar ou para comer até fartar, com peixe fresco e marisco ou uma boa carne, há um festival que todos os anos atrai milhares de pessoas e há coisas para fazer entre mergulhos e garfadas: que tal uma partida de futebol no novo campo do Cabo Sardão? 

8
Sobreiras
©DR
Hotéis

Os melhores hotéis da Costa Alentejana

Da Comporta à Zambujeira do Mar o que não faltam são motivos para ir e ficar, nem que seja só por uns dias. Turismos rurais, hotéis de charme e até um glamping no meio do nada mas perto de tudo. Sozinho ou acompanhado, com miúdos ou sem miúdos. 

E ainda mais a sul, os encantos do Algarve

Hotéis

Dez hotéis novos e renovados no Algarve para o Verão de 2018

Verão rima com passar os dias fora de casa sem preocupações com o tempo, as arrumações e as limpezas — ou sequer em fazer a cama.  Todos os anos surgem novos exemplares de hotelaria na paisagem algarvia, quer seja para satisfazer viajantes mais citadinos, quer seja para criar uma bolha de isolamento difícil de rebentar. Entre resorts, turismos rurais, casas de sonho ou boutique-hotéis, com vista de mar, serra ou piscina, temos dez sugestões de sítios que cheiram a novo — ou que foram alterados para melhor— onde pode pernoitar nos dias mais quentes do ano.

Restaurantes

Os novos restaurantes no Algarve para o Verão de 2018

Andámos pelo sotavento e pelo barlavento – por vezes com muito vento – à procura de tudo o que cheira a novo. Não podiam faltar restaurantes — novos ou renovados — nesta nossa listagem. Peixe fresco, marisco, refeições ligeiras ou a exigir um digestivo no final, são várias as ofertas que prometem aconchegar o seu estômago neste Verão de 2018.  

Publicidade
Coisas para fazer

As praias paradisíacas que ainda resistem no Algarve

Sugerimos três mãos cheias de areais no Algarve que costumam ter espaço para estender a toalha, espetar o guarda-sol e esticar as pernas sem tocar em ninguém. Não acredita neste oásis?  Fomos de Barlavento a Sotavento, sempre com os pezinhos de molho, à procura das praias perfeitas para descansar do mundo e fingir que não está no caótico Algarve em plena época alta. 

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com