Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O melhor de Almograve

O melhor de Almograve

O roteiro perfeito para Almograve inclui praia e petisco. Está preparado para se deixar guiar?

Praia de Nossa Senhora - Almograve
Fotografia: Arlindo Camacho
Por Mariana Correia de Barros |
Publicidade

Se tudo o que quer fazer é estender-se ao sol, então não vá mais longe. Entre Vila Nova de Milfontes e a Zambujeira do Mar, esconde-se Almograve. É o destino certo para se aventurar na costa alentejana com as suas bonitas praias encaixadas nas falésias e com extensos areais. Tem tudo o que precisa para umas férias bem passadas e com pouco trabalho. Mas não se preocupe, se o sol não aquecer há muito fazer também. O roteiro perfeito para Almograve inclui praia e petisco. Está preparado para se deixar guiar?

Recomendado: Os melhores hotéis da Costa Alentejana

Praia de Nossa Senhora
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções, Praias

Praia de Nossa Senhora

Para quem gosta de praias pequenas, não vigiadas, abrigadas do vento e detentoras de umas piscinas naturais formadas nas rochas (ler: boas para miúdos), é chegar ao parque de estacionamento da Praia de Almograve e optar pelo areal da direita em vez do da Praia de Almograve. Na maré cheia torna-se diminuta, por isso consulte www.hidrografico.pt/previsao-mare antes de se aventurar.

Praia do Brejo Largo
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções, Praias

Praia do Brejo Largo

Em tempos foi uma praia secreta, mas hoje já toda a gente sabe o caminho até lá – Google Maps incluído. Ainda assim, há sempre aquele risco de atascar, que muitos preferem não correr, o que faz com que a praia nunca esteja com muita gente. Para lá chegar, tem de entrar na Longueira, virar na segunda rua à direita, seguir sempre até à torre do depósito de água, virar à esquerda numa estrada de terra e continuar em frente até ver uma casa. Deixe aí o carro, atravesse as dunas à esquerda e chegou ao seu destino.

Publicidade
Praia Secreta da Lapa das Pombas
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções, Praias

Praia Secreta da Lapa das Pombas

Não lhe conhecemos outro nome, pelo que fica assim denominada, por ser a praia mais perto do idílico porto da Lapa das Pombas, em Almograve. É uma pequenina enseada selvagem, cujo acesso é feito pelo lado esquerdo de quem olha para o mar, num trilho de duna, primeiro, e depois numa curva em cotovelo que entra na zona rochosa. Vá com cuidado.

Praia da Foz dos Ouriços
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções, Praias

Praia da Foz dos Ouriços

Outra praia secreta da zona, que fica a norte da Praia de Nossa Senhora. Para a descobrir, basta parar o carro no parque de estacionamento da Praia de Almograve, seguir os marcos de madeira da Rota Vicentina, andar uns 5-7 minutos e dar de caras com a praia, onde desagua uma ribeira. Para descer, use o trilho demarcado perto do dito curso de água.

O Lavrador
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

O Lavrador

Famoso pelos sargos, um peixe típico da zona que vai ter de provar a dada altura das férias, é um dos melhores restaurantes da zona. Tão bom que convém reservar o peixe pretendido no momento em que marcar mesa. Tem sempre bom peixe fresquinho, sardinhas na época delas e outros petisquinhos para o final do dia. 

Churrasqueira Isa
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Churrasqueira Isa

É sempre útil saber onde comprar um frango assado para desenrascar um jantar de última hora – convém encomendar duas horas antes. A Isa dos Frangos, como também é conhecida, tem franguinhos de 900 gramas, pincelados com um molho secreto, que concorre directamente com a receita da Guia. 

O Josué
Fotografia: Ana Luzia
Restaurantes

O Josué

Não tem a fama de outras casas da região, mas sobretudo no Verão é uma boa alternativa para percebes (da grossura de um polegar), navalheiras, amêijoas, santola, peixe fresco (belos sargos pescados pelos pescadores lúdicos da zona), salada de polvo, massada de peixe ou, nas carnes, coelho frito com batatas caseiras. O espaço é simples, a conta idem, mesmo se meter marisco pelo meio. Fica na Longueira, a 7 quilómetros de Vila Nova de Milfontes, onde há outra instituição, a Tasca do Celso. É mais sofisticada mas também muito mais concorrida e mais carota. Aqui, pode comer boas entradas do mar, como a salada de búzios, e a carne também é de primeira. Para quem prefira comer com os pés na areia, a escolha deve ser a Choupana, na Praia do Farol, também em Milfontes, onde se grelha bem peixe fresco. Rua José António Gonçalves 87, Longueira, Almograve. 283 647 119. Fecha às terças.  ESPECIALIDADE: Sargo grelhado. Preço: 20€. 

Porto Lapa das Pombas
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções

Porto Lapa das Pombas

Para quem procura um passeio num cenário bonito, com zonas fotografáveis e que permita alguma actividade física pelo meio, sugerimos deixar o carro no parque de estacionamento da Praia de Almograve e começar a andar para sul, fazer as devidas paragens no circuito de manutenção até chegar ao Porto da Lapa das Pombas. Ir e voltar são 4 km, pelo que fica feito o exercício do dia.

Especial Costa Alentejana

Praia de São Torpes
Arlindo Camacho
Coisas para fazer

O melhor de Sines

Ainda a tentar desenhar o roteiro da descida da costa? Ponha um pin em Sines e descubra a Costa Alentejana. Pela comida ou pelas praias, o que importa é ir. Pode até nem ser o local mais procurado da Costa Alentejana, mas não fica atrás do resto dos ícones. Perca-se pelas praias, mas principalmente pelos restaurantes de Sines para uma verdadeira epopeia gastronómica. 

Praia do Tonel
Fotografia:Ana Luzia
Viagens

O melhor da Zambujeira do Mar

A zona mais a sul da Costa Alentejana foi abençoada por areais paradisíacos. Mas há muito mais do que praias de águas cristalinas, areias soltas e formações rochosas imponentes na Zambujeira do Mar: há restaurantes para petiscar ou para comer até fartar, com peixe fresco e marisco ou uma boa carne, há um festival que todos os anos atrai milhares de pessoas e há coisas para fazer entre mergulhos e garfadas.

Publicidade
Priaia Vizinha das Furnas
Fotografia: Arlindo Camacho
Viagens

O melhor de Vila Nova de Milfontes

Duas horas. Não demorará muito mais a chegar a Vila Nova de Milfontes e uma coisa conseguimos garantir: demorará menos ainda a esquecer-se que há vida em Lisboa. Praias, restaurantes, lojas. Não se fala do melhor da Costa Alentejana sem mencionar Vila Nova de Milfontes, seja pela praia e pelo rio, como pela gastronomia – e que bem que se come aqui.

Publicidade