O melhor de Sines

Areais imensos, restaurantes de levar a barriga ao céu e muito mais. Conheça o melhor de Sines e aproveite (à grande) a costa alentejana

Fotografia: Ana Luzia

Pode até nem ser o local mais procurado da costa alentejana, mas não fica atrás do resto dos ícones. Perca-se pelas praias, mas principalmente pelos restaurantes de Sines para uma verdadeira epopeia gastronómica. Vá por nós e faça-se à estrada. 

O melhor de Sines

Com Sol

Com Sol

MERGULHAR

Praia (secreta) do Morgável Esclarecimento inicial: a Praia do Morgável, em Sines, não é nada secreta. Tem estacionamento alcatroado e tudo. Mas do lado sul, se atravessar as dunas na maré cheia ou as rochas na maré baixa, chega a uma praia semi-secreta, bem abrigada do vento por uma rocha de tons alaranjados. E o mar tem a mesma calmaria da vizinha São Torpes.

Tópico de conversa para a beira-mar: “Não achas que estas rochas aqui atrás davam um bom cenário para uma produção de moda? Eu já vou em 87 likes no Instagram.”

Praia da Costa Norte Os últimos são os primeiros e vice-versa. E esta é a última (ou a primeira) praia dos 65 km que ligam Tróia a Sines pela areia. Não tem a calmaria das praias que lhe antecedem a norte, tem águas frias e agitadas, mas é boa para quem gosta de apanhar sol em sossego. No cimo da escarpa está o abrigo – perdão, o restaurante – Estrela do Norte, com uma ementa de comida de conforto, onde se contam a feijoada de búzios, as açordas alentejanas e uma garrafeira com boas referências.

Tópico de conversa para a beira-mar: “Se calhar devíamos ter trazido um pára-vento.”

COMER

Arte e Sal Faz parte da linha de restaurantes da costa de praias de Sines (um bocado como a nossa estrada do Guincho, mas mais barata), mas este distingue-se porque, além das sardinhas de Sines e do peixe da costa, tem pratos trabalhados com outros sabores, como as lulinhas recheadas com pezinhos de coentrada ou os camarões na telha. Vale a pena explorar também as carnes.

Praia do Morgável. 269 869 125. Encerra à quarta.

O sítio certo para um pequeno- -almoço à base de torradas de pão alentejano, tostas mistas ou, gulosos desta vida, bolos açucarados, chama-se Vela D’Ouro e é uma espécie de Versailles de Sines, com uma montra igualmente recheada. Prove os vasquinhos, com amêndoa e gila.

Largo dos Galegos

O Cais da Estação é um restaurante dito chique, instalado num antigo armazém da CP, que se autopromove com um arroz de lingueirão e choco frito premiado num concurso de arrozes da Unilever, em 2013. Ora o dito é de facto digno da taça ganha, e merece ser provado por quem gosta de arrozes de mar.

O Beicinho Antes de procurar mesa para se sentar n’O Beicinho, no centro de Sines, a jogada certa é dar uma espreitadela ao aquário no canto da sala. Está sempre com a lotação esgotada e tudo o que é bom, nacional e fresco vai lá parar, de santolas a lagostas e lavagantes. Noutra zona estão várias saladinhas frias, as navalheiras, os percebes e, quando as há, as lapas, servidas à madeirense na chapa com manteiga e limão. “É tudo peixe e marisco do porto de Sines”, garante João Oliveira, o dono. O que é sempre bom saber.

Rua Jacinto Virgínio, 9.

Em caso de céu nublado

Sugerimos que se agasalhe com um corta-vento e vá fazer exercício para a Avenida da Costa Norte. Há uma pista para bicicletas e outra para gente que prefere manter os pés no chão.

A juntar-se às tradicionais bancas de venda de fruta antes de chegar à Praia de São Torpes – bom sítio para comprar melões e melancias – há este Verão uma pequena feira a vender panos de praia, daqueles XXL onde cabe a família inteira e os vizinhos do chapéu ao lado. Tem ainda chapéus de sol, bóias, baldes e tudo o que precisa para uma entrada triunfal nos areais do litoral alentejano.

Publicidade

Mais na Costa Alentejana

As melhores praias na Zambujeira do Mar

São (só) 212 quilómetros que separam Lisboa de um paraíso de águas cristalinas, areias soltas e formações rochosas imponentes. A Zambujeira do Mar tem uma costa rasgada e vincada, perfeita para quem gosta de explorar segredos. Acabaram-se as desculpas – calce as sandálias e faça-se à estrada. 

Ler mais

Os melhores restaurantes em Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes podia muito bem ser Vila Nova do Mil restaurantes, tantas são as mesas à nossa espera. Vá por nós, almoce e jante por aqui. Quer carne ou peixe? Marisco ou só tapas? Experimente tudo. Não se vai arrepender. 

Ler mais
Por Mariana Correia de Barros
Publicidade

Os melhores hotéis da Costa Alentejana

Turismos rurais, hotéis de charme e até um glamping no meio do nada mas perto de tudo. Sozinho ou acompanhado, com miúdos ou sem miúdos. Eis oito hotéis na Costa Alentejana onde pode ficar.

Ler mais
Por Mariana Correia de Barros

Comentários

0 comments