O melhor de Vila Nova de Santo André

Já ouviu falar com toda a certeza da Lagoa de Santo André mas há muito mais para fazer e descobrir
Lagoa de Santo André
Fotografia: Arlindo Camacho Lagoa de Santo André
Por Mariana Correia de Barros |
Publicidade

Praias, petiscos, passeios e muito descanso. São várias as opções, conforme o que lhe apetecer. O melhor que pode fazer nesta vila a hora e meia de Lisboa está aqui. Apetece-lhe uma escapadinha? Damos-lhes umas dicas, sem esquecer, claro está, a praia e Lagoa de Santo André que tornam esta zona única para férias ou apenas para uma fugida da cidade. Siga as nossas pisadas e garantimos que os dias vão ser de descanso (até se vai esquecer do caminho de regresso a casa). Bons mergulhos e bons petiscos são os nossos votos. 

Recomendado: Os melhores hotéis da Costa Alentejana

O melhor de Vila Nova de Santo André

Praia do Monte Velho
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções, Praias

Praia do Monte Velho

Ainda não falámos da famosa língua de areia quilométrica que liga Tróia a Sines e que os portugueses têm vindo a descobrir ao longo das décadas, espetando-lhe um chapéu-de-sol. A Praia do Monte do Velho é só mais uma dessa extensão e, mesmo não sendo vigiada, tem estrada. Basta seguir as indicações no caminho entre Vila Nova de Santo André e Sines.

Praia da Fonte do Cortiço
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções, Praias

Praia da Fonte do Cortiço

O que mais lhe podemos contar sobre a língua de areia? Ora bem, que mesmo as praias já conhecidas, como esta, acessível através da mesma estrada, permitem sempre que ande uns 200 metros para cada um dos lados e tenha um areal e um banho só para si. É vigiada e tem um parque de merendas. 

Publicidade
Rapazes a aproveitar o fim do dia na Lagoa de Santo André
Fotografia:Arlindo Camacho
Atracções, Praias

Praia de Santo André

Ora um mergulho no mar, ora um na lagoa para tirar o sal. Ora uns minutos a furar ondas, ora uma prancha de SUP na mão para um passeio. Ora banhos de sol para tirar o verdete do corpo, ora passeios à volta da lagoa para exercitar o glúteo. Verdade seja dita, só não se diverte aqui quem não quer. 

Chez Daniel
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Chez Daniel

Podia estar na capital francesa, mas está em Vila Nova de Santo André, com alicerces consolidados há quase 100 anos (nasceu em 1925). Vai na terceira geração da família, que continua a servir óptimo peixe fresco grelhado, especialidades feitas com enguias da vizinha lagoa e várias carnes, algumas biológicas. A modernidade a entrar na tradição. 

A Cascalheira
DR
Restaurantes

A Cascalheira

Em zona de peixe fresco é sempre bom ter à mão um restaurante para quem gosta de comer pratos alentejanos em doses generosas. Bata à porta d’A Cascalheira, faça fila se for caso disso e peça uma feijoada de búzios, uns lagartos, umas enguias em caldeirada, umas migas com carne de porco ou uma pratada de sopa de tomate e ovo com peixe.

Publicidade
Quinta do Giz
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Quinta do Giz

Se fazer uma refeição numa localidade com um nome tão encantador como este, Giz, não o seduz, então os cozinhados da casa têm de o convencer. Da lista fazem parte a massada de tamboril, a cataplana de marisco, o arroz de lingueirão, o ensopado de enguias, os peixes da região feitos na grelha, as sericaias, os pudins de ovos. Sim, a morada é Cavaleiros de Madina. Linda.

Lagoa de Santo André
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções, Rios, lagos e lagoas

Passeios à volta da Lagoa de Santo André

Sim, é uma ideia bem simples, mas assim que começar a explorar as imediações da lagoa vai perceber que se trata de um bonito passeio, especialmente quando feito ao fim do dia. Na estrada de acesso à Praia de Santo André vire à esquerda em direcção ao Centro de Interpretação do Monte do Paio, deixe o carro, pegue na máquina fotográfica e, olhe, vá passear.

Zebras e outros animais no Badoca Safari Park
Fotografia:Arlindo Camacho
Atracções, Zoológicos e aquários

Badoca Safari Park

Está a pensar ir a África, mas tem dúvidas se vai gostar da bicharada? Tire as teimas numa visita ao Badoca Safari Park, onde pode ver zebras, gnus, gamos, girafas, elandes, tudo. Há ainda outras actividades, como a observação do voo das aves de rapina ou a interacção com os lémures. Escusado será dizer que os miúdos vão delirar. 

Descobrir a Costa Alentejana

Praia da Vigia - Melides
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

O melhor de Melides

A pouco mais de uma hora de Lisboa, Melides oferece-nos o que de melhor podemos ter na Costa Alentejana: boa praia e bom petisco. Mas não tenha medo, há mais para descobrir nesta aldeia, mesmo que o sol não queira aparecer. 130 kms. É apenas isso que separa Lisboa desta aldeia de areais extensos. Apetece-lhe fugir da cidade? Dizemos-lhe as melhores coisas que pode fazer em Melides. Siga o nosso roteiro.  Uma vez em Melides, deixamos-lhe uma dica: vá até Vale Figueira, pergunte pela padaria da Tia Jesuína e descubra o autêntico pão alentejano, vendido só às terças, quintas, sextas e sábados.  

Praia de São Torpes
Arlindo Camacho
Coisas para fazer

O melhor de Sines

Ainda a tentar desenhar o roteiro da descida da costa? Ponha um pin em Sines e descubra a Costa Alentejana. Pela comida ou pelas praias, o que importa é ir. Pode até nem ser o local mais procurado da Costa Alentejana, mas não fica atrás do resto dos ícones. Perca-se pelas praias, mas principalmente pelos restaurantes de Sines para uma verdadeira epopeia gastronómica. Vá por nós e faça-se à estrada – até porque vale a pena passear no centro histórico de Sines, entre lojas de comércio tradicional, ruas estreitas e miradouros improvisados, perfeitos para uma fotografia de família. 

Publicidade
Praia da Samoqueira - Porto Covo
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

O melhor de Porto Covo

Tornou-se tão cliché como inevitável cantarolar a “Porto Covo” de Rui Veloso quando passamos por aqui. É um clássico, tal como é um clássico não falhar uma ida a banhos na Ilha do Pessegueiro ou parar no Zé Inácio para comer um bom peixe grelhado. Porto Covo devia estar na lista de sítios a conhecer de qualquer pessoa, especialmente no Verão. É uma vila pequena, com grandes praias à mão de semear, e várias coisas para fazer. Uma vez aqui, saiba tudo o que não pode perder em Porto Covo, mesmo que o sol não espreite. 

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com