O melhor de Vila Nova de Santo André

Já ouviu falar com toda a certeza da Lagoa de Santo André mas há muito mais para fazer e descobrir nesta vila a hora e meia de Lisboa. Apetece-lhe uma escapadinha? Damos-lhes umas dicas

Fotografia: Arlindo Camacho

Praias, petiscos, passeios. São várias as opções. O melhor que pode fazer em Vila Nova de Santo André está aqui.

O melhor de Vila Nova de Santo André

Com Sol

Com Sol

MERGULHAR

Praia do Monte do Velho (na foto) Mais do que um aviso, a tabuleta de “praia não vigiada” é o prenúncio de um sítio que, regra geral, tem pouca gente. A Praia do Monte do Velho, também conhecida como Praia do Porto das Carretas, é um desses casos, com muita areia para assentar arraiais e um mar semelhante aos das vizinhas praias de Melides e Santo André. Como chegar? O caminho está assinalado numa rotunda da estrada que liga Vila Nova de Santo André a Sines e é só seguir em frente, em direcção ao mar.


Tópico de conversa para a beira-mar: “Sabias que se andarmos 14 quilómetros para a esquerda, sempre à beira-mar, vamos dar a Sines?”

Praia e Lagoa
 de Santo André
 Bem-vindo a um destino dois
 em um. Salgado e doce, agitado
 e calmo, recto e curvilíneo. Falamos do mar, em primeiro lugar, e depois das águas da lagoa. A Praia e Lagoa de Santo André dão a experiência completa e são feitas para gente desportista. Há sempre redes de vólei montadas no areal da praia e do lado da lagoa pode alugar pranchas para fazer paddle surf – o restaurante A Fragateira, à entrada da praia, tem as informações e o material necessário (o aluguer de 1hora custa 8€).


Tópico de conversa para a beira-mar:
“Os maluquinhos do birdwatching vêm muito para a Lagoa de Santo André. Mas nós também podemos ir lá só andar de bicicleta.”

COMER

Comer a sopa de tomate e ovo com peixe d’A Cascalheira é, sem exageros, uma pratada à alentejana, servida numa gigante tigela, com conduto que nunca mais acaba. É altamente recomendável e comê-la só tem um senão: ficar sem espaço no estômago para a feijoada de búzios, o leitão, as enguias em caldeirada, as sardinhas, as migas com carne de porco... olhe, decisões.

EN261, Herdade da Cascalheira

Chez Daniel É uma instituição da zona, com portas abertas desde 1925, primeiro na praia, depois na estrada que leva até lá. Vai na terceira geração dentro da família – pode dizer que vai ao Chez José Carlos, neto de Daniel –, mas continua a ser uma boa escolha para comer pratos de peixe grelhado, carnes de porco preto e, graças à proximidade da lagoa, especialidades feitas com enguias, como o ensopado com pão frito. E atenção à completa carta de vinhos.

Estrada Municipal da Costa de Santo André. 269 749 779/ 96 9 425 031. Encerra à quarta.

Sente-se à mesa da Quinta do Giz, único restaurante da localidade Giz, um santuário da comida tradicional alentejana, onde se pregam os arrozes, as massadas, as caldeiradas ou a pureza do peixe fresco. A bênção final é dada com as sobremesas da região.

Cavaleiros de Madina. Giz.

Em caso de céu nublado

Em caso de céu nublado

Os treinos para a Maratona de Lisboa de Outubro não precisam de parar. O caminho para a Praia do Monte do Velho, em terra batida e com as sombras das árvores, é uma boa pista de jogging.

É possível fazer uma viagem até à savana africana sem sair de Santiago do Cacém, a bordo dos jipes do Badoca Safari Park. Avistam-se zebras, gnus, girafas, cabras de leque, elandes e búfalos. Isto sem falar das aves de rapina, da ilha dos primatas ou da zona dos lémures.

Herdade da Badoca. Bilhetes a partir dos 15,90€.

Publicidade

Especial Costa Alentejana

As melhores praias na Zambujeira do Mar

São (só) 212 quilómetros que separam Lisboa de um paraíso de águas cristalinas, areias soltas e formações rochosas imponentes. A Zambujeira do Mar tem uma costa rasgada e vincada, perfeita para quem gosta de explorar segredos. Acabaram-se as desculpas – calce as sandálias e faça-se à estrada. 

Ler mais

Os melhores hotéis da Costa Alentejana

Turismos rurais, hotéis de charme e até um glamping no meio do nada mas perto de tudo. Sozinho ou acompanhado, com miúdos ou sem miúdos. Eis oito hotéis na Costa Alentejana onde pode ficar.

Ler mais
Por Mariana Correia de Barros
Publicidade

O melhor de Melides

130 kms. É apenas isso que separa Lisboa desta aldeia de areais extensos. Apetece-lhe fugir da cidade? Dizemos-lhe as melhores coisas que pode fazer em Melides

Ler mais
Por Mariana Correia de Barros

Comentários

0 comments