Cinco concertos a não perder no festival O Sol do Caparica

Pop-rock, fado, hip-hop, música africana. Há de tudo no festival O Sol da Caparica. Eis os cinco concertos a não perder

©DR

É cada vez mais difícil definir O Sol da Caparica. Durante anos, o festival da Margem Sul distinguiu-se por apostar num cartaz 100% português, independentemente de géneros e linguagens musicais. Havia desde rock a hip-hop, passando por música tradicional portuguesa. Portugal era o único ponto de contacto entre os vários artistas. Este ano, entre quinta-feira e domingo, mantém-se a amplitude sonora, mas além de portugueses há músicos de outros países lusófonos. 

+ O Sol da Caparica também e das crianças

5 concertos a não perder em O Sol do Caparica

Bonga

É um dos maiores vultos da música e da cultura angolana e um verdadeiro embaixador do semba (e não só). Representa da melhor forma o seu país desde que se estreou em disco, há 45 anos, com o epocal Angola 72. E ainda não perdeu o fôlego, a julgar pelo álbum Recados de Fora, do ano passado.

 

Criolo

O brasileiro Kleber Cavalcante Gomes, vulgo Criolo, era do rap. Eram essas as suas origens, mas com o passar dos anos e dos discos foi-se aproximando cada vez mais mais da música brasileira. O mais recente, Espiral da Ilusão (2017), é um disco de samba.

Publicidade

Carlos do Carmo

É o mais importante fadista vivo e um cantor emblemático com mais 50 anos de carreira e uns quantos discos obrigatórios num currículo onde se destaca o clássico absoluto Um Homem na Cidade (1977).

Os Tubarões

São um nome lendário da música cabo-verdiana, cultores de um funaná aberto a todo o tipo de influências externas. Música solar. Os Tubarões regressaram ao activo há um par de anos, depois de duas décadas de ausência.

Publicidade

Manel Cruz

Os Ornatos Violeta marcaram, como poucos, a música portuguesa dos anos 90 – e a sua influência continuou a sentir-se com força na década seguinte. Manel Cruz era a voz e o rosto do grupo. Tem um novo disco a solo agendado para 2018, cujo primeiro avanço, “Ainda Não Acabei”, já roda na internet.

Mais música em Agosto

Os melhores concertos em Lisboa esta semana

Por toda a cidade há concertos. Alguns valem mais a pena do que outros, por isso siga as nossas sugestões dos melhores concertos em Lisboa esta semana.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Comentários

0 comments