Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O Sol do Caparica: cinco concertos a não perder
Linda Martini
©Angelo Lourenço

O Sol do Caparica: cinco concertos a não perder

Do fado ao hip-hop, o Sol da Caparica vai a todas e vai quase sempre em português. Eis os concertos a não perder

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Musicalmente, O Sol da Caparica vai a todas. Mas não é apenas isso que distingue o festival. É também a aposta na produção musical portuguesa e do espaço lusófono, com um cartaz amplo e repleto de nomes mediáticos como o angolano Anselmo Ralph, o brasileiro Seu Jorge ou a portuguesa Mariza. A edição deste ano arranca a 15 de Agosto no Parque Urbano da Costa da Caparica e por lá continua até 18, sendo que o último dia acaba mais cedo e foi programado a pensar nos mais novos (e nos pais). Estes são os concertos a não perder.

Recomendado: Os melhores concertos em Lisboa esta semana

O Sol do Caparica: cinco concertos a não perder

Anselmo Ralph

Palco Sagres. 15 de Agosto, 23.15.

O angolano Anselmo Ralph é um dos mais mediáticos artistas em Portugal há já alguns anos. Desempenhou um papel determinante na popularização e maior aceitação da kizomba no país, levando o género mais longe do que ninguém e aproximando-o do r&b contemporâneo. Não lanço um disco novo desde Amor É Cego, de 2016, mas n'O Sol da Caparica vai partilhar o palco com convidados especiais.

Linda Martini

Palco Fullest. 15 de Agosto, 23.10.

Assim que lançaram o primeiro EP, homónimo, em 2005, os Linda Martini começaram a dar que falar e rapidamente se impuseram como uma das mais urgentes bandas da cena indie portuguesa. E ao longo dos anos foram desenvolvendo uma música influenciada pelo indie rock americano e o pós-rock anglo-saxónico, mas portuguesa e cantada em português. O mais recente documento desta evolução chama-se mais uma vez Linda Martini, como eles, e saiu em 2018.

Publicidade

Mariza

Palco Sagres. 16 de Agosto, 23.15.

Nascida em Lourenço Marques (hoje Maputo), mas criada na Mouraria, Mariza é uma das mais importantes fadistas portuguesas dos últimos anos – ou mesmo a mais importante. Volta a subir ao palco de O Sol da Caparica, para cantar as canções do álbum homónimo do ano passado, onde além de nomes com história no fado e antigos colaboradores escreveram para ela figuras extra-fado como Matias Damasio ou Héber Marques, dos HMB.

Seu Jorge

Palco Sagres. 16 de Agosto, 00.20.

O cantor e compositor brasileiro Seu Jorge foi e continua a ser o protagonista de uma rara história de sucesso, que começou na favela, teve capítulos em Hollywood (com destaque para a participação no filme Um Peixe Fora de Água, de Wes Anderson, que mostrou a sua música a um público global) e continua a desenvolver-se nos palcos e nos discos de música popular brasileira que canta e toca.

Publicidade

Boss AC

Palco Sagres. 17 de Agosto, 21.05.

De entre os pioneiros do hip-hop português representados na compilação Rapública, há 25 anos, Boss AC foi aquele que deixou (e deixa) uma marca mais forte no cancioneiro nacional. É o rapper mainstream por excelência, autor de uma música que atravessa gerações e classes sociais. Continua a levar ao palco as canções do álbum A Vida Continua, do ano passado.

Concertos em Agosto

Festas do Mar
©DR

Os melhores concertos em Lisboa em Agosto

Música

Entra Agosto e escasseiam os concertos em Lisboa. Mas nem tudo está perdido. Podemos sempre contar com festivais como o Jazz em Agosto ou o Sol da Caparica. E ainda as Noites de Verão da Filho Único, no Museu do Chiado, que são um oásis no centro de Lisboa.

PAUS
© Felipe Gabriel

Os melhores concertos em Lisboa esta semana

Música

Por toda a cidade há concertos. Para todos os gostos e carteiras. Mas nem todos são iguais. Uns são potenciais surpresas enquanto outros são valores mais ou menos seguros, e por isso toda a informação ajuda. Siga as nossas sugestões dos melhores concertos em Lisboa esta semana.

Publicidade
Marc Ribot & the Young Philadelphians
Photograph: Courtesy Hiroki Nishioka

Os melhores concertos de jazz e clássica em Lisboa esta semana

Música

Em igrejas barrocas profusamente decoradas com talha dourada e no espaço despido de antigas fábricas. Com música minuciosamente ensaiada ou criada no momento. Há concertos de jazz e música clássica em Lisboa para todos os gostos e circunstâncias. Esta selecção reflecte essa variedade.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade