Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Vai nascer um museu nas Galerias Romanas da Rua da Prata
Notícias / Vida urbana

Vai nascer um museu nas Galerias Romanas da Rua da Prata

Galerias Romanas - Lisboa
©José Avelar

Câmara Municipal de Lisboa anunciou o projecto Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo e a abertura do museu das populares Galerias Romanas.

O tema Lisboa romana não pára de vir à superfície. São muitos os achados arqueológicos na zona histórica da cidade a cada vez que se cava um buraco. Seja por obras em edifícios ou mesmo na sequência da instalação dos novos ecopontos subterrâneos.

Agora, a Câmara Municipal de Lisboa anunciou o lançamento de um megaprojecto sobre a presença romana não só em Lisboa, mas também em toda a área metropolitana. Chama-se Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo e abrange mais 20 municípios: Alcochete, Alenquer, Almada, Amadora, Arruda dos Vinhos, Barreiro, Cascais, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

O projecto, ainda em desenvolvimento, irá incluir uma plataforma online e uma aplicação móvel que propõe uma viagem de dois mil anos à Felicitas Julia Olisipo, o nome de Lisboa no tempo dos romanos, com a ajuda de um mapa interactivo. Um registo detalhado com cerca de 350 sítios arqueológicos, onde será também possível construir percursos ao longo de toda a Área Metropolitana de Lisboa.

Mais palpável será a abertura ao público, entre 2020 e 2021, do Criptopórtico, na Rua da Conceição, também conhecido como Galerias Romanas, o concorrido monumento que abre anualmente ao público. Alguns locais da cidade e da área metropolitana serão marcados com códigos QR e entre 2021 e 2024 o projecto tem na manga uma grande exposição sobre a cidade romana, bem como um congresso internacional.

A longo prazo está prevista a criação de uma rede internacional que irá ligar cidades marcadas pela presença do Império Romano, de Portugal a Israel.

+ Os 15 grandes achados arqueológicos da última década em Lisboa

+ Quase um terço das intervenções arqueológicas acontece em Lisboa

Publicidade
Publicidade

Comentários

0 comments