Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Agrinho Suites & Spa, o cartão-postal do Gerês

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Agrinho Suites & Spa, o cartão-postal do Gerês

A caminho da Serra do Gerês, por entre paisagens de cortar a respiração, encontrámos um hotel rural debruçado sobre a albufeira da Caniçada que é um convite à vida ao ar livre.

Por Nelma Viana
Publicidade

Antes de começar, um bocadinho de contexto: Valdosende é uma das freguesias de Terras de Bouro, uma vila minhota que está muito perto de ser um dos segredos mais bem guardados do Norte do país. Mas não é um Norte qualquer, é mesmo no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, especificamente à beira do rio Cávado e numa zona histórica que ainda preserva vestígios de um caminho romano de 30 km, naquela que é a maior concentração de marcos miliários epigrafados da Península Ibérica.

Isto tudo para dizer que é lá, num cenário idílico e ainda selvagem q.b., que o Agrinho Suites & Spa decidiu estacionar. É um hotel de natureza? É. Mas não só. Também é um espaço de actividades ao ar livre e de muita paz e sossego.

Recomendado: Duas escapadinhas no interior de Portugal para desligar e reconectar

O Gerês tem a particularidade de ser um destino alheio às estações do ano e embora concordemos que no Verão dê para aproveitar a paisagem com outra leveza, só no Inverno é que se pode explorar livremente sem ter de serpentear por entre os grupos de turistas que por lá andam. É certo os mergulhos na piscina panorâmica exterior e os banhos de sol na praia fluvial vão ter de esperar pelo tempo quente, mas tudo o que envolver calçar uns ténis confortáveis, encher uma mochila com um lanche reforçado e partir à descoberta da serra-cor-de-esmeralda, dá para fazer todo o ano, mesmo quando há aventuras dentro de água metidas ao barulho.

Partindo do hotel, há trilhos e caminhadas para fazer, passeios de bicicleta, moto 4, ou a cavalo, experiências de pesca à linha, montanhismo e o bom e velho jogging, que continua a ser a forma mais imediata e eficaz de fazer o reconhecimento do território e descobrir as cascatas e os lagos que se escondem no meio das árvores. No entanto, estaríamos a mentir se não disséssemos que é sobretudo nas águas da albufeira que a acção principal acontece.

A localização privilegiada, debruçada sobre a Caniçada, permitiu construir um acesso directo à água, com um pequeno cais de atracagem e uma rede de descanso suspensa entre duas árvores para quem prefere ficar a ver em vez de fazer. Não é de lá que partem os passeios de barco nem as expedições em canoa – para isso terá de ir até à marina do rio Caldo e escolher uma das mil e uma actividades de natureza disponíveis – mas se ainda mantém o sonho de infância de navegar a bordo de um barco de borracha, pode perfeitamente trazer um exemplar de casa e lançar-se à aventura, sob a sua inteira responsabilidade. No fim de um dia a remar, vai agradecer a piscina interior aquecida e a massagem de relaxamento muscular que vai encontrar no spa.

Publicidade

O Agrinho Suites & Spa não é um hotel comum por vários motivos, sendo o principal o enquadramento paisagístico do Gerês, mas também por se dividir em duas vertentes de alojamento. Existe o hotel propriamente dito, com 25 quartos com vista de rio, jardim e montanha (alguns com varanda equipada) e uma sala de estar partilhada que é ponto de encontro de quem chega. Mas o que nos fez morrer de amor pelo Agrinho foram as duas casas independentes colocadas na encosta da serra. Desenhadas e projectadas por um arquitecto local, são um exemplo de construção ultramoderna e sustentável, a partir de materiais de pedra e madeira endógenas, e que apesar da estrutura modular e desafiadora das leis da física, casam perfeitamente com o cenário. A casa do lago (desde 42€) tem 2 mil m2 de jardim privado e encaixa até seis pessoas, enquanto a casa do moinho, mais pequena, tem espaço para quatro e a mesma vista desafogada para a albufeira. Durante a estadia está incluído o acesso a todas as valências do hotel, desde a piscina exterior, o spa, a sauna e o restaurante.

Agrinho Suites & Spa
Agrinho Suites & Spa
DR

Agrinho Suites & Spa

Hotéis

O Sabores e Vinhos é mais uma das boas surpresas do Agrinho. Funciona como bar e restaurante e além da sala envidraçada com vista rasgada para o rio, tem uma carta regional despretensiosa que oferece uma visita detalhada pelas especialidades da gastronomia local. Ao almoço conte com propostas para picar, como o bacalhau com grão e as tábuas de queijos e enchidos, e ao jantar com pratos mais compostos, onde entram a vitela estufada, a cabidela e pudim abade de Priscos. Entre refeições, vale a pena ocupar um dos sofás panorâmicos e absorver a beleza da paisagem com um cocktail ou um copo de vinho na mão.

Mais escapadinhas

six senses douro valley
©DR

Sete hotéis românticos em Portugal para uma escapadinha a dois

Hotéis

Para não deixar nada ao acaso, fomos à procura de hotéis românticos em Portugal e encontrámos várias propostas nos destinos mais encantadores do país. Conhecidos ou à espera de serem descobertos, perto do centro ou no meio do nada, há propostas para todos os casais, desde o ecológico Areias do Seixo ao melhor hotel resort da Europa.

Publicidade

Casa da Lavandeira: o Douro bendito de Eça

Hotéis

Quando compraram a Casa da Lavandeira, Alexandra Leite e Carlos Gomes queriam só uma casa para a família. Estavam longe de qualquer ideia virada para o turismo ou para a produção vinícola que entretanto viria a mudar o rumo do projecto.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade