Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Animais estão a tomar conta das cidades enquanto os humanos estão em isolamento
Deer in East London
Photograph: Shutterstock

Animais estão a tomar conta das cidades enquanto os humanos estão em isolamento

Humanos fora, feriado no mundo animal. Enquanto estamos em casa, cabras, patos e até veados aproveitaram para passear pelas cidades

Por Ellie Walker-Arnott
Publicidade

É verdade que os últimos tempos têm sido um pouco assustadores e muito claustrofóbicos, mas houve alguns aspectos positivos a retirar da situação mundial actual. O planeta Terra ficou a ganhar com os humanos em quarentena, com os níveis de poluição a baixarem substancialmente  Lisboa não foi excepção, com a redução da poluição a chegar aos 80%. E também os animais aproveitaram a nossa ausência para explorar livremente: um pouco por todo o mundo, aqui estão alguns dos que tiraram partido do isolamento social, de cabras na Escócia a flamingos em Bombaim.

Recomendado: Estas câmaras transmitem vida selvagem ao vivo

Wild goats in Wales
Wild goats in Wales
Photograph: Shutterstock

Cabras passeiam livremente por terra costeira no País de Gales

Enquanto comunidades por todo o mundo tentam lidar com a vida em isolamento, alguns estão a adorar esta nova realidade. E por alguns, referimo-nos a cabras. Este rebanho não resistiu à calma que agora se vive nesta cidade galesa. Geralmente limitadas às colinas de Llandudno, no País de Gales, Reino Unido, aproveitaram a oportunidade para passear sem preocupações pelas ruas vazias da cidade.

Mcdonalds sheep
Mcdonalds sheep
Photograph: Andrew Thomas/Facebook

Ovelhas famintas visitaram um McDonald's vazio

Com desejos de um Big Mac? Pelos vistos não é o único. Este rebanho fez uma visita a um McDonald's em Ebbw Vale, País de Gales, como capturado por um dos seus residentes, Andrew Thomas. A McDonald's fechou todas as suas filiais do país no dia 23 de Março, deixando os fãs do fast-food privados de McNuggets nestes tempos difíceis. Ao menos o drive-through vazio serviu de novo lar para estas ovelhas curiosas.

Publicidade
deer
deer
Photograph: Shutterstock

Estes veados reclamaram um canto vazio do leste de Londres como seu

Um grupo de veados corajosos fez-se de convidado nas ruas de Romford. Sim, foi isso mesmo que leu. E para tornar tudo ainda mais surreal, quem nos chamou à atenção para esta notícia foi o cantor e compositor Billy Bragg, que tirou estas fotografias do acontecimento.

Javalis passeiam por Barcelona

Depois de apenas alguns dias com a população da cidade em quarentena, começaram a surgir relatos de javalis a descer das montanhas para passear pelo centro de Barcelona, em Espanha. Aparentemente à procura de comida nas ruas da cidade. Pelo menos não tiveram de fazer fila para entrar no supermercado.

Publicidade

Patos e pássaros desfrutam de uma Paris vazia

As ruas e parques de Paris nunca estiveram tão vazios de presença humana, e a vida selvagem está gradualmente a recuperar o ambiente urbano que os humanos deixaram para trás. Ainda não há lobos nos portões da capital, mas corvos-marinhos, patos, melros, martas, corvos e raposas estão a aproveitar a cidade-luz só para si.

Há baleias a explorar novos mares

Com a actividade humana reduzida das últimas semanas, a actividade animal aumentou. Há relatos de baleias avistadas longe das suas rotas habituais. Em Vancouver, as baleias foram vistas a nadar perto da cidade em zonas geralmente ocupadas com barcos e comércio. Entretanto, na Escócia, Reino Unido, um grupo de orcas foi visto perto de Thurso. Geralmente cingem-se às ilhas Shetland, mais tranquilas, mas os especialistas acham que a queda no número de barcos na água as incentivou a explorar novas águas.

 

Publicidade

Leões estão a dormir a sesta no meio da estrada na África do Sul

Pode ter levado algum tempo até nos acostumarmos à vida em confinamento, mas estes leões na África do Sul adaptaram-se rapidamente à nova realidade. Geralmente, estes grandes felinos não não vistos em nenhum lugar próximo das atracções turísticas, mas um guarda florestal conseguiu apanhá-los a meio de uma sesta nesta estrada livre de trânsito, perto do que, até recentemente, era um acampamento movimentado de visitantes em safari.

Coral reef Hawaii
Coral reef Hawaii
Photograph: Shutterstock

A vida marinha no Havai prospera com ausência humana

Desde que os moradores do estado começaram a ficar em casa e o turismo parou, a ausência de mergulhadores trouxe uma nova vida aos recifes de coral perto de Oahu. "Estamos a receber muitos relatos anedóticos sobre diferentes cardumes e muito mais peixes presentes em áreas como a Cratera Molokini. Também há relatos de golfinhos-rotadores nas baías do Havai Ocidental, agora muito mais prevalentes, e estamos simplesmente a observar comportamentos e actividades diferentes que não víamos há anos."

Publicidade

Um número recorde de flamingos está a pintar Bombaim de cor-de-rosa

Flamingos não são uma visão totalmente nova em Bombaim, na Índia  migram para lá anualmente  mas agora há um número recorde destes pássaros cor-de-rosa na cidade. Estima-se que houve um aumento de 25% em comparação com o ano passado, devido à redução na actividade humana e trabalhos de construção naquela zona. Graças ao actual isolamento social do país, os flamingos conseguiram encontrar mais paz e tranquilidade para se acomodarem.

Viajar cá dentro

Sintra
Fotografia: Chris Barbalis/ Unsplash

Dez sítios para visitar através do Google Street View

Viagens

O Google Maps apareceu em 2005 e veio mudar a forma como nos deslocamos no mundo. Já passou mais de uma década desde então e agora tornou-se apenas mais uma ferramenta no nosso dia-a-dia. Em 2007, a empresa adicionou a funcionalidade de Street View apenas nos Estados Unidos, mas em 2008 ficou disponível em todo o mundo. Actualmente, é possível percorrer o globo, rua a rua, esquina a esquina. 

Deserted St. Mark’s Square, Venice
Photograph: Shutterstock

Covid-19: dez destinos turísticos assustadoramente vazios

Viagens

Se há algo que ilustra bem como a vida mudou significativamente nas últimas semanas é ver pontos turísticos, como a Piazza di Spagna de Roma e a Praça de São Marcos em Veneza, completamente desertos. Geralmente, teríamos de percorrer multidões e encontrões para ficar na fila para o Coliseu. Mas com medidas de quarentena a serem aplicadas em toda a Europa, o cenário é agora completamente diferente – como mostram estas webcams ao vivo do Skyline. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade