Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Estas câmaras transmitem vida selvagem ao vivo

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

vida selvagem
Fotorafia: David Clode/ Unsplash

Estas câmaras transmitem vida selvagem ao vivo

Estar fechado em casa não tem de significar fechar-se às maravilhas do mundo lá fora. Espreite estas transmissões em directo de vida selvagem.

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

Se já viu todos os programas de televisão sobre ciência e natureza disponíveis em plataformas de streaming como a Netflix, desde o documentário O Nosso Planeta à série interactiva Escola de Sobrevivência, temos a solução perfeita para si. Graças às novas tecnologias, como drones e gravação à distância, há várias transmissões ao vivo de vida selvagem a acontecer neste exacto momento nos quatro cantos do mundo animal, desde a Reserva Nacional de Wapusk, no Canadá, até a uma colmeia em plena actividade em Buchloe, na Alemanha. Entre as centenas de webcams disponíveis, destacam-se as do projecto Explore, considerada a maior rede de câmaras ao vivo do mundo, mas há mais sites com câmaras em live streaming, como o do Tembe Elephant Park, em KwaZulu-Natal, na África do Sul, ou o do Monterey Bay Aquarium, na Califórnia.

Recomendado: Dez sítios para visitar através do Google Street View

Estas câmaras transmitem vida selvagem ao vivo

1. Mais de 100 câmaras apontadas para o mundo animal

Na plataforma Explore, criada pelo filantropo Charles Annenberg Weingarten, vice-presidente da Fundação Annenberg, é possível aceder a mais de 250 filmes originais e 30 mil fotografias de todo o mundo, mas também a mais de 100 câmaras apontadas para o mundo selvagem e a transmitir em directo, todos os dias, 24 horas por dia. Cada transmissão em directo é acompanhada por uma ficha completa do respectivo projecto, com informações sobre a espécie em questão, mapas e condições meteorológicas do local observado. No canal Birder's Paradise, por exemplo, encontra mais de quatro dúzias de streams, incluindo este apontado para um ninho de águias-careca, perto de um viveiro de trutas, em Decorah, no Iowa, EUA. 

Tembe Elephant Park
Tembe Elephant Park
Tembe Elephant Park

2. Tembe Elephant Park

Esta câmara do Tembe Elephant Park, na África do Sul, funciona todos os dias, durante todo o dia, e encontra-se instalada perto de um movimentado bebedouro natural, em Maputaland, na província de KwaZulu-Natal. Apesar de haver uma equipa de voluntários à procura dos melhores ângulos para ver a vida selvagem em acção, o mais provável é só conseguir ver os elefantes da reserva entre as 15.00 e as 18.00. Durante o resto do tempo, é possível vislumbrar mais de 340 espécies de aves, em repouso ou movimento. Por vezes, verá também leões, leopardos, rinocerantes e búfalos neste parque sul-africano, constituído principalmente por florestas fechadas, mas com uma grande diversidade de vegetação, dentro de uma área de transição entre formas tropicais e subtropicais.

Publicidade
monterey bay aquarium
monterey bay aquarium
Monterey Bay Aquarium

3. Monterey Bay Aquarium

O Monterey Bay Aquarium, que ocupa o espaço de uma extinta fábrica de conservas de sardinha, em Monterey, na Califórnia, é um dos maiores aquários de água salgada do mundo e até já apareceu no grande ecrã, no filme de ficção-científica Star Trek IV: Regresso à Terra (1986), como o fictício Cetacean Institut. Com dez câmaras instaladas, é possível ver ao vivo como o pinguim-africano anda desajeitadamente e faz ninho, deixar-se hipnotizar por alforrecas brilhantes ou observar atentamente o aviário. Há sempre gravações para ver, mas as transmissões em directo só acontecem em determinados períodos do dia. Por exemplo, a maior parte das câmaras transmite ao vivo entre a 01.00 e as 13.00.

Smithsonian National Zoological Park
Smithsonian National Zoological Park
Smithsonian National Zoological Park

4. Smithsonian National Zoological Park

O Smithsonian National Zoological Park, também conhecido apenas como National Zoo, é um jardim zoológico composto por duas instalações diferentes: uma em Washington, D.C., e outra na Virgínia, perto do Shenandoah National Park, onde têm quatro câmaras instaladas, com transmissões ao vivo, para ver ratos-toupeira-nus, leões, pandas-gigantes e elefantes. No entanto, os voluntários não estão de momento a operar as câmaras, por isso os animais podem não ser visíveis a toda a hora. 

Publicidade
Georgia Aquarium
Georgia Aquarium
Fotografia: Addison Hill/ Georgia Aquarium Facebook

5. Georgia Aquarium

Considerado o maior aquário do mundo, o Georgia Aquarium, em Atlanta, EUA, tem mais de trinta mil metros cúbicos de água doce e salgada (são cerca de 30 milhões de litros). Entre as diferentes atracções, destaca-se o River Scout, onde se encontram diferentes espécies de peixes da floresta amazónica. Com várias câmaras instaladas, é possível ver ao vivo baleias-brancas, pinguins-africanos, piranhas, lontras, alforrecas, jacarés e muitas espécies da Grande Barreira de Coral Australiana.

6. Cincinnati Zoo & Botanical Garden

Neste período de quarentena, o Zoológico de Cincinnati, um dos mais antigos dos EUA, está a fazer safaris ao vivo todos os dias, por volta das 20.00 de Portugal, para dar a conhecer uma espécie diferente, mas também partilhar ideias de actividades fáceis de fazer em casa. Os vídeos, transmitidos ao vivo, ficam posteriomente disponíveis no canal de Youtube do zoo, onde já pode ver suricatas, flamingos, tartarugas e até leopardos-das-neves. Não é exactamente vida selvagem, mas também vale a pena.

Mais coisas para fazer em casa

Bruno Nogueira
Fotografia: Duarte Drago

Os eventos que pode ver na internet, em streaming

Coisas para fazer

A ordem é para ficar em casa sempre que for possível e evitar grandes aglomerados de pessoas. Mas olhe para o copo meio cheio, porque há pelo menos uma grande vantagem: pode usufruir de alguns eventos que acontecem noutras geografias, de norte a sul do país. 

Feud: Bette and Joan
©IMDB

As melhores séries do momento

Filmes

Com a chegada da Netflix, HBO, Amazon Prime e outras tantas ao radar nacional, a vida ficou bastante mais complicada. No bom sentido, claro; é que o que não falta são produções muito bem conseguidas para ver. Tenha atenção aos spoilers e siga as nossas sugestões das melhores séries do momento.

Publicidade
Hora do conto com a actriz Sofia Correia
DR

Coisas para fazer com os miúdos dentro de casa

Miúdos

Ver televisão o dia inteiro está fora de questão – mas também não seja intransigente, um episódio por dia nem sabe o bem que lhes fazia (a eles e ao pais!). Entre leituras, pinturas, cozinhados e trabalhos manuais, o que não falta são coisas para fazer com os miúdos dentro de casa. Boa sorte!

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade