Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Lisboa com bom ar: níveis de poluição baixam drasticamente na cidade

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Avenida da Liberdade
Duarte Drago

Lisboa com bom ar: níveis de poluição baixam drasticamente na cidade

A Avenida da Liberdade tem o melhor ar desde o início do século e a redução da poluição em Lisboa chega aos 80%.

Por Renata Lima Lobo
Publicidade

É o outro lado da moeda. De todo o mundo chegam notícias sobre a redução dos níveis de poluição na atmosfera, também prejudiciais do sistema respiratório e também eles letais. Por exemplo, na província indiana de Punjab, as restrições à circulação permitem ver, pela primeira vez em quase 30 anos, os picos dos Himalaias, localizados a mais de 160 quilómetros. Menos carros em circulação e menos fábricas em funcionamento significam menos postos de trabalho, mas melhor ambiente. Por cá, a associação ZERO e o Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior apresentam os dados mais recentes dos níveis de dióxido de azoto (NO2).

Recomendado: Descubra estas marcas sustentáveis para compras online

Avenida da Liberdade
Avenida da Liberdade
Duarte Drago

O caso da Avenida

Foi no Dia Nacional do Ar, assinalado a 12 de Abril, que a associação ambientalista ZERO divulgou uma boa nova no meio de tantas más notícias: a Avenida da Liberdade tem batido recordes na qualidade do ar, para melhor.

São vários os números destacados pela ZERO, todos relativos à concentração média de dióxido de azoto (NO2) saídos da estação de monitorização localizada na Avenida da Liberdade, uma das vias mais poluídas do país.

Segundo a associação, nos dias úteis entre 16 de Março e 9 de Abril verificou-se a menor concentração média de NO2 desde o início do século à escala mensal (25,9 mg/m3). Por outro lado, a mesma concentração, mas entre 6 e 9 de Abril foi a mais reduzida à escala semanal (20,5 mg/m3) desde que foi instituído o Estado de Emergência, a 18 de Março.
Para a ZERO, estes valores aparecem na sequência da redução do tráfego rodoviário na Avenida da Liberdade. “O dióxido de azoto medido é principalmente consequência directa dos processos de combustão que têm lugar nos veículos, com maior responsabilidade dos que utilizam o gasóleo como combustível que apresentam maiores emissões comparativamente com os veículos a gasolina”, acrescenta em comunicado.

No ano passado a concentração média anual de dióxido de azoto em foi de 54,6 mg/m3, bem acima do valor-limite permitido pela legislação, fixado em 40 mg/m3.

níveis de dióxido de azoto em portugal
níveis de dióxido de azoto em portugal
©AIR Centre

Portugal via satélite

Não é a primeira vez que nos chegam dados sobre a redução de emissões poluentes na atmosfera portuguesa. A 1 de Abril, o Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (MCES) lançou uma nota sobre as emissões de NO2 quantificadas pelo Laboratório de Observação da Terra do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – AIR Centre, através do satélite Europeu Copernicus Sentinel 5P.

As imagens divulgadas pelo AIR Centre (instituição internacional com sede na Ilha Terceira), mostram a redução de emissões de NO2, geradas por fábricas ou veículos, entre 10 e 28 de Março. “No caso de Lisboa a redução é mais significativa, chegando aos 80% em alguns locais da capital, e no Porto a redução atinge os 60% em alguns pontos da cidade”, lê-se no comunicado.

Publicidade
aplicação qualar
aplicação qualar
©APA

Aplique-se

Há uma app, disponível para iOS e Android, que permite acompanhar a qualidade do ar em Portugal. Chama-se QualAr e faz parte do projecto com o mesmo nome criado em 2016 pela Agência Portuguesa do Ambiente, que tem como objectivos promover a adaptação às alterações climáticas, bem como a prevenção e gestão de riscos. Na app, pode verificar a previsão de qualidade do ar na sua localização ou no seu destino; verificar os índices de qualidade do ar na estação de medição mais próxima ou mesmo consultar a previsões meteorológicas.

Bom ambiente em casa

Publicidade
Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade