A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Barcos rabelo no rio Douro, entre Gaia e o Porto
© Piqsels

As melhores coisas para fazer no Porto este mês

Quer aproveitar a cidade e não sabe por onde começar? Descubra as melhores coisas para fazer no Porto em Setembro.

Escrito por
Editores da Time Out Porto
Publicidade

Podemos estar a viver tempos estranhos, mas uma coisa é garantida: no Porto há sempre alguma coisa para fazer. Se não sabe o que anda a acontecer por cá, nesta lista vai encontrar as melhores coisas para fazer no Porto este mês, com uma série de sugestões que vão animar os seus dias e tirá-lo de casa durante umas horas. Descubra novas exposições, concertos, peças de teatro e oficinas que lhe ensinam coisas novas. Para ficar com o dia completo, aproveite para conhecer as as melhores livrarias do Porto.

Recomendado: Os melhores sítios para andar de bicicleta no Porto

Coisas para fazer no Porto este mês

  • Arte
  • Porto
O artista chinês Ai Weiwei é conhecido por ser um activista pelos direitos humanos e pela liberdade, mas também pelo uso inteligente das tecnologias de comunicação. Recorre a vários modos de análise e produção, dependendo do rumo e dos resultados da investigação que o ocupa no momento. A sua produção é diversificada e inclui fotografia, instalação, escultura, arquitectura, arte pública e performance. Depois de se estrear em Portugal com uma exposição na Cordoaria Nacional, em Lisboa, é a vez de o Porto poder descobrir a sua arte. No dia 23 de Julho, Ai Weiwei vai trazer uma exposição a Serralves, concebida especificamente para o Parque e a sala central do Museu. As obras em exposição no Museu podem ser vistas até 5 de Fevereiro de 2022. No Parque, a peça Pequi Tree (Pequi vinagreiro) ficará até 9 de Julho do próximo ano. 
  • Arte
  • Cedofeita
A primeira exposição em Portugal dedicada em exclusivo ao esmalte artístico está no Museu Nacional Soares dos Reis até 31 de Outubro. As peças expostas foram produzidas entre os séculos XII e XIX, sobretudo nas oficinas da região de Limoges, reconhecidas como as de maior prestígio. Pode descobrir aqui vários tesouros nacionais, entre os quais o tríptico da Paixão de Cristo do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, dois cofres da Sé de Viseu (peças do século XII cobiçadas pelo mercado ilícito de antiguidades, roubadas em 1980 e encontradas anos mais tarde em Milão numa acção conjunta da Polícia Judiciária e da Interpol), ou uma placa de encadernação de finais do século XII, princípios do século XIII, encontrada acidentalmente numa escavação entre Leiria e o Mosteiro da Batalha.
Publicidade
  • Arte
  • Vila Nova de Gaia
Foi um dos pintores mais perturbadores do século XX. Destacou-se por transformar compulsões inconscientes em formas figurativas e grotescas, obcecado pelo horror da existência e a vulnerabilidade do ser humano. As obras aqui expostas revelam a expressividade pictórica com que redefiniu a arte figurativa do século XX, mas também mostram as tragédias pessoais dos seus últimos anos de vida.
  • Arte
  • Escultura
  • Porto
Entre as várias exposições que pode ver este ano em Serralves, a mais imperdível é Deslaçar um Tormento de Louise Bourgeois. Cobre um arco temporal de sete décadas, entre esculturas, têxteis, desenhos, livros e instalações arquitectónicas. Um dos destaques é "Maman", uma aranha de aço e bronze com cerca de dez metros, que carrega 20 ovos em mármore. A monumental peça representa uma ode à sua mãe – que a artista considerava a sua melhor amiga e que perdeu prematuramente.
Publicidade
  • Arte
  • Fotografia
  • Baixa
O fotógrafo nova-iorquino Roger Ballen é conhecido por criar imagens estranhas e perturbadoras, realizadas em lugares ruinosos, habitados por pessoas que vivem à margem da sociedade. Através do seu trabalho, tem questionado o significado e sentido da existência humana. As suas obras podem ser vistas no Porto, no Centro Português de Fotografia, entre 10 de Julho e 10 de Outubro. 'My Mind is a Cage' é uma exposição inédita em Portugal, com as principais séries do autor, realizadas entre 1980 e 2020. Trata-se de uma produção exclusivamente projectada para o CPF, que parte de um sonho antigo do artista de apresentar a sua obra nas celas do edifício da Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, onde está instalado o Centro Português de Fotografia. Cada quarto da antiga prisão vai representar um aspecto importante da sua estética, sendo criada uma experiência imersiva pelas várias séries do autor. Com curadoria de Ângela Ferreira, a exposição explora temas enigmáticos do artista, com cerca de 50 imagens, vídeos e desenhos de Roger Ballen. 
  • Arte
  • Vila Nova de Gaia
No Convento Corpus Christi, em Gaia, vai poder ver um conjunto de obras do escultor que abrange um arco temporal de três décadas. Desde os trabalhos dos anos 1980, que se relacionam com temas da pintura clássica e neoclássica, bem como obras das décadas seguintes, que evidenciam uma aproximação abstracta ao corpo e à escala humana.
Publicidade
  • Arte
  • Baixa
Depois de estar exposta no Instituto Giacometti, em Paris, a exposição "Alberto Giacometti - Peter Lindbergh. Capturar o Invisivel" chegou ao Porto. Aqui, as fotografias de Peter Lindbergh, na sua maioria close-ups, surgem lado a lado com as esculturas do aclamado pintor, escultor e desenhador do século XX, Giacometti. Esta exposição promete fazê-lo olhar por outro ângulo os vários períodos e estilos que o artista teve. Reúne mais de 110 obras, entre elas esculturas em bronze e desenhos. 
  • Arte
  • Desenho e ilustração
  • Porto
"Barber Shop" é o nome da exposição, construída através de um conjunto de desenhos recentes de Gonçalo Pena, que pode visitar na Galeria do Museu de Serralves até 10 de Outubro. A mostra conta com cerca de 500 desenhos, a lápis de cor, grafite e tinta-da-china, e é comissariada por João Maria Gusmão.
Publicidade
  • Arte
  • Filme e vídeo
  • Foz
“Leitura do Mangue” é o título da nova exposição das realizadoras Filipa César e Sónia Vaz Borges, com curadoria dos professores Daniel Ribas e Nuno Crespo. Retrata a viagem das duas realizadoras até à Guiné-Bissau, que tinha como principal propósito ficar a conhecer as condições dos alunos nas escolas guerrilheiras dos manguezais. Em vez disso, as duas tornaram-se elas próprias nas alunas de uma das escolas e a exposição retrata as suas experiências e aprendizagens ao longo desse período. Uma investigação aprofundada sobre o sistema educacional militante desenvolvido pelo partido africano para a Independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde (PAIGC), durante o processo de libertação que durou 11 anos.
  • Arte
  • Digital e interactivo
  • Porto
Quando a noite cair, o Jardim Botânico do Porto vai transformar-se num lugar mágico e iluminado. No Magical Garden, centenas de lanternas gigantes, esculturas de luzes e experiências interactivas vão proporcionar uma viagem através de diferentes culturas históricas e pelo meio de felinos, dinossauros, plantas e cenários exóticos. Com mais de um quilómetro, o percurso vai conjugar realidade e fantasia, natureza e efeitos especiais. A nova experiência nocturna imersiva do atelier OCUBO, que conquistou mais de 70 mil visitantes em Lisboa, chega agora em parceria com a Câmara do Porto e o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. O Magical Garden vai estar a funcionar de quarta-feira a domingo, até 31 de Outubro, a partir das 20.00.

Outras sugestões

  • Compras

Mesmo no meio de uma tempestade, surgiram boas novidades no Porto. Reunimos as melhores lojas que abriram nos últimos meses, para que não perca o fio à meada na hora de renovar a artilharia lá de casa. Há lojas que dão nova vida ao comércio local e outras que vão buscar inspiração ao outro lado do mundo ou a outras épocas. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só abrir os cordões à bolsa e decidir que caminho vai tomar.

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade, e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. É fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto: são boas opções para juntar a família e passear ao fim-de-semana, para levar o seu melhor amigo de quatro patas a fazer algum exercício fisico ou até para reunir os amigos no final do dia de trabalho.

Publicidade
  • Atracções
  • Torres e miradouros

O Porto é lindo e isso já toda a gente sabe - atracções como a Torre dos Clérigos ou a Estação de São Bento falam por si. O que pode não ser assim tão conhecido é o número de sítios que permitem ter uma vista incrível sobre a cidade. Vai daí, a equipa da Time Out saiu à rua para descobrir e fotografar todos esses espaços e compilou-os aqui nesta lista, perfeita para quem anda sempre à procura de um pôr-do-sol depois do trabalho ou de um novo ângulo para as fotografias do Instagram. Seja qual for o seu caso, registe as coordenadas e descubra a beleza desta cidade. Uma dica: depois da correria, não se esqueça de tratar do estômago.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade