A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Lima Escape no Gerês
© DRLima Escape, Gerês

Doze parques de campismo em Portugal para dormir à luz das estrelas

Sempre quis dormir à luz das estrelas? Nestes parques de campismo pode reconectar-se com a natureza.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Quando pensamos em acampar, a indecisão ataca entre enumerar os lugares bonitos onde o podemos fazer e entrar em pânico com a parte chata de ter de o fazer, como termos de andar com o papel higiénico atrás ou demorarmos dias a lavar o pó do corpo. Mas a verdade é que passar férias num parque de campismo já não é o que era. Há cada vez mais e melhores opções. E são muitos os encantos em dormir no meio da natureza, do ar puro à oportunidade de adormecer com uma banda sonora natural. Desde parques dedicados ao ecoturismo até aos glampings, o difícil será escolher – se existir acesso directo à praia, melhor. Desligue-se do mundo nestes parques de campismo em Portugal.

Recomendado: Os melhores sítios para fazer glamping no Minho

Parques de campismo em Portugal:

  • Hotéis
  • Parques de campismo

Neste parque de campismo, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, não precisa de montar uma tenda nem de dormir num saco-cama. Há bungalows, uma casa de abrigo, uma roulote e várias tendas equipadas com camas, colchões de ar, pufes, almofadas e até varandas para tomar o pequeno-almoço, incluído no preço. Para além das paisagens bonitas, vai poder nadar numa das quatro lagoas que se encontram nas proximidades, caminhar por trilhos seculares ou andar a cavalo. Actividades não lhe vão faltar. E, atente, é pet friendly.

Para se divertir: vá à Lagoa da Ponte da Ermida, a cerca de sete quilómetros do parque, e descubra a cascata de dez metros, perfeita para os mais aventureiros.

  • Hotéis
  • Parques de campismo

Rodeado da riquíssima flora do Gerês, a montanha e o bosque de carvalhos seculares podiam ser os seus maiores encantos. Mas há muito mais para descobrir, incluindo actividades para fazer em família ou em grupo: canoagem, escalada, tiro ao alvo ou uma prova de chá e mel da região, para adoçar a boca. Para além do espaço de campismo convencional, também há tendas nas árvores para duas ou três pessoas e pode levar o seu cão ou gato se estiver em férias de família e não quiser deixar ninguém para trás.

Para se divertir: a uma hora de carro, perto de Lobios (entre Celanova, Espanha e Terras de Bouro, Portugal), encontra águas termais, parte do circuito ourense.

Publicidade
Cepo Verde Camping
  • Hotéis
  • Parques de campismo

O Parque Natural do Montesinho é um dos maiores parques naturais do país. A funcionar desde 1993, o parque de campismo, conhecido como Cepo Verde, oferece diferentes percursos sinalizados, mas também piscina, zona de desporto, para praticar ténis e basquetebol, e até uma churrasqueira. É possível montar tendas ou – para quem desejar um pouco mais de conforto – alugar bungalows (disponíveis durante todo o ano, ao contrário do campismo), bem como cabanas rotativas ecológicas.

Para se divertir: passeie nos arredores da aldeia de Dine, bem no centro do parque natural, e encontre os antigos fornos de cal, a gruta do neolítico, o moinho e a zona de banhos.

  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Grande Porto

Debruçado sobre o rio Douro e protegido pelas encostas da Serra de Montemuro, o Parque Rural de Campismo e Caravanismo de Mourilhe é um projecto único na região, com muito para explorar. Foi inaugurado em Setembro de 2020 e está instalado junto à albufeira da Barragem do Carrapatelo, em Cinfães, na freguesia de São Cristóvão de Nogueira. Com uma área aproximada de três hectares, o parque foi construído em harmonia com a natureza do Douro. Além de vários lugares para campismo e caravanismo, há seis bungalows com kitchenette e varanda. Tem um parque infantil exterior, zona de piqueniques ao ar livre, mesas de ping-pong, piscina, ginásio, um espaço destinado ao jogo da malha, posto médico, balneários, sanitários e loja de conveniência.

Para se divertir: vá visitar o Parque de Lazer do Ribeiro de Sampaio, também muito perto da barragem.

Publicidade
  • Hotéis
  • Parques de campismo

O Bioparque de São Pedro do Sul encontra-se em pleno Parque Florestal do Pisão e é a escolha certa para os mais aventureiros. Com casas de montanha, bungalows e, claro, zona de acampamento, oferece ainda várias actividades na natureza, como slide, rappel em rocha natural, percursos de orientação e até a oportunidade de ser pastor por um dia nas belas pastagens das encostas e cumieira da serra da Aldeia da Arada. Nos dias de maior calor, destaca-se o chamado parque aquático: uma piscina ao ar livre, com capacidade para 250 pessoas e um escorrega das rochas para a água.

Para se divertir: visite os Moinhos do Pisão, um marco histórico em Santa Cruz da Trapa.

Parque Municipal de Campismo Idanha-a-Nova
  • Hotéis
  • Parques de campismo

Perto das aldeias históricas de Idanha-a-Nova e Monsanto, este parque de campismo – que costuma funcionar durante todo o ano sem interrupções – encontra-se nas imediações da imponente Barragem Marechal Carmona, que vale por si só uma visita à região. As actividades aí disponíveis incluem a pesca, a vela, o remo e a canoagem. No parque, que tem piscina, bar e restaurante, destaca-se sobretudo o campo de jogos.

Para se divertir: vá até à praia fluvial da Albufeira Marechal Carmona (atenção, não é o mesmo que a barragem).

Publicidade
Parque de Campismo das Berlengas
  • Hotéis
  • Parques de campismo

A Ilha das Berlengas é um dos locais mais ricos em fauna do país – é, aliás, o lugar perfeito para quem gosta de observar aves. Mas, dado o espaço limitado, é preciso reservar com bastante antecedência através do Posto de Turismo de Peniche, bem como fazer um registo online através da plataforma Berlengas-Pass, para a cobrança da taxa turística (3€/dia). Para quem tem a sorte de conseguir lá acampar, recomendamos passeios de barco para visitar as grutas. Atenção: leve pelo menos uma lanterna, pois a energia eléctrica é produzida por gerador e desligada durante a noite.

Para se divertir: ande de barco e observe as únicas colónias de aves marinhas pelágicas ao largo de Portugal continental.

Lisboa Camping & Bungalows
  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Lisboa

Situado no parque florestal de Monsanto, o pulmão verde da capital, o Lisboa Camping & Bungalows estende-se por uma vasta área totalmente arborizada e tem acesso directo à cidade através de transportes públicos. É possível alugar, tal como o nome indica, bungalows, mas também há espaço para instalar caravanas e tendas. Melhor ainda é a vantagem de estar igualmente próximo das praias da Linha e da vila de Sintra.

Para se divertir: dê um salto até ao Parque de Merendas da Cruz das Oliveiras, a um minuto de carro ou sete minutos a pé. Em terreno natural, possui bastante sombra, grelhador duplo, mesas em mó, acesso fácil ao Ecoponto e parqueamento automóvel e para bicicletas.

Publicidade
Ericeira Camping
  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Mafra/Ericeira

Situado a menos de dois minutos da vila, o Parque de Campismo de Mil Regos, também conhecido como Ericeira Camping, é a melhor forma de descobrir as potencialidades do concelho de Mafra. Para além de espaço para caravanas e tendas, há zonas de desporto e lazer, serviços de restaurante e lavandarias e até uma escola de surf bem perto. A seus pés, quatro praias banhadas pelo Atlântico. É ainda possível alugar motas de água e barcos. 

Para se divertir: experimente uma aula do Surf Center, exactamente no quilómetro 0 da 2.ª Reserva Mundial de Surf, a primeira da Europa.

  • Hotéis

No Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mesmo em frente à Ilha do Pessegueiro, em Porto Covo, este parque de campismo, aberto ao público desde 1987, destaca-se por ser amigo do ambiente: ETAR biológica, aproveitamento de energia solar, gestão eficiente de água e até de resíduos sólidos com vários ecopontos. E, se o que quer saber é onde que pode dormir, desvendamos já o mistério. Para além da área de campismo e caravanismo, há bungalows e apartamentos T0 e T1.

Publicidade
  • Hotéis
  • Parques de campismo

Tânia e Waldemar tinham um sonho: desenvolver um parque de campismo em regime extensivo, uma tipologia pioneira em Portugal, que permite a cada hóspede ter privacidade e espaço à sua volta, à semelhança do que acontece em alguns dos acampamentos em parques nacionais dos EUA. Assim nasceu o Bubulcus & Bolotas, no concelho de Arraiolos, num terreno no meio do nada – até as necessidades mais básicas, como água e electricidade, tiveram de ser instaladas do zero. Mas o objectivo, de ter o menor impacto ambiental possível e o máximo de independência, foi cumprido. Agora, só tem de escolher onde quer ficar: no parque de campismo, espaçoso e com locais de acampamento bem separados; numa tenda ou caravana equipada para cozinhar, comer e dormir; ou numa casa de férias de luxo com terraço privado.

Para se divertir: vá visitar um dos três castelos possíveis de avistar a partir do parque.

  • Coisas para fazer

Este camping em Cabanas de Tavira, perto da praia e servido por excelentes acessos, é composto por alvéolos individuais para caravanas e autocaravanas, área reservada a bungalows, área reservada a mobile homes e área reservada para tendas. Mas há mais: oferece ainda dois blocos sanitários, dotados de cabines de duche, sanitas e lavatórios, com apoio de painel solar; um minimercado e restaurante; piscinas para adultos e crianças; um parque infantil com zona de jogos, como petanca e malha; uma zona de grelhados; e até um lago artificial. Convencido? Boas férias.

Para se divertir: não se esqueça de ir admirar o Parque Natural da Ria Formosa, a mais importante zona húmida do sul de Portugal.

Mais para viajar:

  • Hotéis

Para respirar ar puro e lavar a alma, escolha alojamentos amigos do ambiente, mas sem sacrificar o conforto. Aqui, onde o Minho é ainda mais verde, encontra alojamentos de charme rústico, mas com as mordomias da modernidade. Rodeados de árvores autóctones, em harmonia com a natureza, com o chilreio dos pássaros e o cheiro das flores e frutos. Com casas em pedra e madeira, piscinas naturais, painéis solares, jardins biológicos ou até com quintas que funcionam como santuário para animais e para a flora selvagem. Lá fora, o verdejante Minho convida a caminhadas, a desportos e aventuras.

Recomendado: Os melhores sítios para fazer glamping no Minho

  • Hotéis

Afinal, o Verão não foi cancelado. Comece a fazer as malas e faça-se à estrada. Apesar da pandemia, o sector da hotelaria está a retomar a actividade, cumprindo com todas as regras de segurança impostas pelas autoridades de saúde.

Para que possa ter as férias por que tanto anseia, fomos bater à porta de alojamentos, de norte a sul do país, e sugerimos onde ficar para uns dias de descanso a ouvir o vento nas árvores e os passarinhos a cantar. Não há nada como o campo: natureza, vistas desafogadas e a dose de sossego recomendada para recuperar de uns meses duros de teletrabalho.

Recomendado: Dez parques de campismo em Portugal para dormir à luz das estrelas

Publicidade
  • Hotéis

De uma beleza que não passa de prazo, esta região vinhateira merece pelo menos uma visita por ano. Todos sabemos que há muito para fazer no Douro, mas também convém que, antes de nos fazermos à estrada, saibamos onde ficar instalados. Por isso mesmo, estes são os melhores hotéis no Douro para relaxar, passear e pôr os olhos no rio.

  • Hotéis

Longe de nós fomentar comportamentos menos responsáveis. Mas, verdade seja dita, um bom vinho aquece muitos corações. Por isso mesmo, fomos à procura de alguns dos melhores hotéis vínicos do País. Brindamos?

Publicidade
  • Hotéis

Têm cada vez mais direitos, são cada vez mais mimados, fazem parte da família e até existe um guia da felicidade para amigos de quatro patas – e ainda bem. Felizmente, há hotéis em Portugal que apanharam boleia da tendência, o que é sempre um bom sinal dos tempos. Para que não haja lágrimas na altura de os deixar com amigos, familiares ou num hotel para cães, escolhemos hotéis, pousadas e guesthouses (para humanos) pet-friendly de Norte a Sul do país. Do campo à cidade, entre o luxo e o rústico, há opções para todos os gostos, bolsos e feitios. O que é certo é que estes hotéis aceitam animais de estimação.

Recomendado: Os melhores sítios pet-friendly no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade