Madalena Almeida
Rita Gazzo
Rita Gazzo

O roteiro de Madalena Almeida para 24 horas perfeitas em Cascais

A atriz portuguesa escolhe os restaurantes, os espaços culturais e os sítios para passear que mais frequenta na vila a que chama casa.

Ricardo Farinha
Publicidade

Das produções televisivas Conta-me Como Foi a Pôr do SolPraxx a Mal Viver, passando pelo teatro que desenvolve (até na companhia que abriu com alguns colegas, a Urso Pardo), Madalena Almeida tem-se afirmado nos últimos anos como uma das principais actrizes da sua geração.

Nascida em Cascais há quase 28 anos — faz anos a 28 de Junho —, estudou na Escola Profissional de Teatro de Cascais, integrada no Teatro Experimental de Cascais, antes de partir para os ecrãs e palcos de todo o país. Neste momento, e até 22 de Junho, está em cena no Teatro São Luiz, em Lisboa, com uma encenação de Killer Joe, peça do norte-americano Tracy Letts. Depois, volta a trabalhar com o cineasta João Canijo na sua próxima longa-metragem.

Agora, regressa a casa para fazer um roteiro de Cascais para a Time Out. Destaca os sítios onde gosta de comer — e que têm pratos vegetarianos, a sua dieta alimentar —, os spots imperdíveis para passear ou para desfrutar de um momento cultural.

+ Roteiros de dias perfeitos segundo locais: Filipa Sarágga d’Orey, Mário Belém e Maria Guedes (aka Stylista)  

O roteiro de Madalena Almeida para 24 horas perfeitas em Cascais

  • Cafeteria

“É um restaurante muito agradável para tomar um brunch, almoçar ou lanchar – na verdade podem ir a qualquer hora que vai sempre valer a pena! A comida é maravilhosa, a equipa é muito simpática e o espaço é super giro e agradável. Podemos usufruir da esplanada nos dias de sol, ou ficar no interior do restaurante e aproveitar a decoração recheada de plantas. Para mim é perfeito por ter imensas opções vegetarianas e veganas.”

+ Brunches em Cascais

  • Coisas para fazer
  • Sintra

“Conheci a Barragem do Rio da Mula quando estava a filmar a série Circo Paraíso – a enorme densidade de árvores permitia criar o ambiente misterioso, fantástico (e um bocado assustador) que caracterizava a série. É um lugar calmo, ideal para dar uma caminhada e para os amantes de trails, perfeito para passear os cães e até para fazer um piquenique e ver o pôr-do-sol esconder-se atrás das árvores. Duas curiosidades sobre esta barragem: começou por ser uma pequena barragem construída em 1932 para garantir o abastecimento de água nos meses de Julho a Agosto, uma vez que existia no Verão uma grande falta de água devido ao aumento significativo da população, e marca a divisão dos concelhos de Sintra e Cascais.”

Publicidade
  • Vegetariano

“Fica no centro de Cascais e, para os vegetarianos, é obrigatório! A comida é uma mistura entre a cozinha mediterrânea e a do Médio Oriente, e aconselho almoçarem no rooftop. Além do restaurante, o espaço oferece um café-galeria onde artistas locais podem expor as suas obras, onde podemos comprar cerâmicas únicas, beber um sumo ou tomar uma refeição mais leve. É, sem dúvida, um dos meus sítios favoritos na zona de Cascais para almoçar ou jantar.”

  • Museus
  • Arte e design

“A Paula Rego é, para mim, a artista plástica mais importante da arte contemporânea portuguesa. A Casa das Histórias Paula Rego é um museu idealizado pela própria, onde é possível mergulhar no seu universo intenso e provocador através das suas obras. A Paula Rego é uma artista sublime que ofereceu à pintura um olhar único, um ponto de vista feminino e um retrato cru e real da figura da mulher, do seu corpo, da sua experiência, sem romantismos. As exposições mudam com frequência, por isso há sempre algo novo para descobrir e o museu tem também uma cafetaria simpática e um jardim óptimo para relaxar e ler um livro depois da visita.”

 + Bairro dos Museus: roteiro pelos melhores museus em Cascais

Publicidade
  • Petiscos

“É um cantinho muito simpático, perto da praia de São Pedro do Estoril, que serve petiscos tipicamente portugueses. É uma óptima opção para jantares de grupo porque podem experimentar e partilhar vários pratos, e os vegetarianos não se preocupem porque também têm opções. O espaço é muito confortável e a decoração faz lembrar a ‘casa da avó’, com todos os pratos e cadeiras diferentes. Nas noites de Verão, podem jantar na esplanada.”

  • Cascais

“Uma vez que ‘o bom filho a casa torna’, não podia deixar de sugerir o Teatro Experimental de Cascais para passar o serão. O TEC é uma das companhias de teatro portuguesas mais antigas, que ficou conhecida pela ousadia das encenações de Carlos Avilez. O Carlos que levou a cena peças dos dramaturgos mais importantes da história do teatro e dedicou toda a sua vida ao teatro e à escola que fundou. O TEC oferece uma programação muito variada, recebe vários encenadores, além de abrir as portas e apoiar novas companhias e criadores através do Festival MostraT, que acontece desde 2016 no mês de Setembro. No Verão é possível assistir à Prova de Aptidão Profissional dos alunos que terminam o curso na Escola Profissional de Teatro de Cascais. Também podem visitar o Espaço Memória para ficar a conhecer melhor o percurso da companhia e ver figurinos e maquetes de cenários de espectáculos que marcaram a história do TEC. No fim da noite, depois de assistir a um espectáculo, recomendo o Ray’s Bar para tomar um copo!”

Mais Cascais

  • Coisas para fazer

Mais descontraída do que a capital e com um espírito de Verão que dura quase o ano inteiro, Cascais é sempre uma boa ideia quando o tema são mergulhos na praia, restaurantes de peixe, passeios no meio da natureza e desportos ao ar livre. E não importa quando nem por quanto tempo vem – aqui, o que é bom dificilmente muda. Quer isto dizer: a vista deslumbrante de vários restaurantes e bares, um bairro cheio de museus para explorar e uma agenda sempre animada. Mas nem só de clássicos vive Cascais: as novidades multiplicam-se e merecem toda a nossa atenção. Siga as nossas coordenadas e rume à Linha para ver o que há de novo em Cascais.

  • Coisas para fazer

A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de uma belíssima viagem de comboio, primeiro ao longo do rio, depois à beira-mar – não faltam praias para estender a toalha e dar um mergulho em Cascais. Já quase que sentimos aquele cheirinho a protector solar misturado com a brisa do mar que sabe logo a Verão. Se quiser levar a geleira e fazer um piquenique na areia, encontra aqui espaço (em Agosto, talvez não tanto...). Se preferir uma esplanada com uma imperial fresquinha (a condizer com o mar) e vista para o pôr-do-sol, também não falta por onde escolher. De Carcavelos ao Guincho, partilhamos as melhores praias da Linha: só tem de escolher onde ir fazer fotossíntese e molhar o corpinho.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Embora o tempo ainda oscile, entre dias soalheiros e de chuva, a Primavera é, sem sombra de dúvida, uma das melhores épocas do ano para desfrutar dos parques e jardins da vizinhança. Depois de tanto tempo fechados em casa durante o longo Inverno, o que mais apetece é ocupar os espaços verdes ao ar livre para respirar ar puro, passear entre as árvores, fazer um piquenique, meter a conversa em dia, ler um livro em paz e sossego ou brincar com os miúdos. Estes são os melhores parques e jardins de Cascais para a Primavera, claro, mas também para as outras estações do ano. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade